Emergências pediátricas: 4 dicas para se especializar na área
Saiba como se tornar um especialista em emergências pediátricas e alcançar o sucesso nessa carreira.
O médico especialista em emergências pediátricas é o profissional que atua em hospitais e prontos-socorros atendendo pacientes pediátricos que necessitam de assistência imediata.
A figura do médico emergencista pediátrico é muito importante, tendo em vista que é necessário dominar técnicas específicas para atender crianças em situações de emergência.
Veja 4 dicas para se dar bem na carreira de emergências pediátricas
Se você tem interesse em se especializar na área de emergências pediátricas, preste atenção nas dicas abaixo. Elas serão muito úteis para impulsionar a sua carreira nesse segmento!
1. Realize uma pós-graduação na área
No IBCMED, por exemplo, você pode cursar a pós-graduação em Emergências em Pediatria e Neonatologia. O curso aperfeiçoa os conhecimentos médicos voltados para a interpretação e discussão dos sinais e sintomas das crianças em situação de emergência.
Além disso, também aborda questões como a avaliação e a interpretação de exames de diagnóstico por imagem, assim como os principais procedimentos realizados na emergência, como a reanimação cardiopulmonar, o acesso à via aérea e o estabelecimento de assistência ventilatória pulmonar mecânica.
Outra opção é o curso de pós-graduação em UTI Pediátrica e Neonatal, que prepara os alunos para atender enfermidades graves e complexas sofridas em recém-nascidos, crianças e adolescentes.
2. Prepare-se emocionalmente
O profissional que atua em emergências pediátricas frequentemente tem contato com crianças agudamente enfermas, muitas vezes com risco iminente de morte.
Por isso, é necessário ter preparo emocional para saber lidar com essas situações da melhor forma possível, assim como dar notícias inesperadas ou ruins para os pais dos pacientes.
3. Invista em conhecimento contínuo
Além de fazer a sua pós-graduação, é interessante que você invista continuamente em seus conhecimentos.
Vale a pena participar de eventos e congressos na área, ler livros e e-books sobre o tema, fazer cursos de aperfeiçoamento etc.
De tal forma, você terá mais resultados positivos em sua carreira, tendo em vista que estará sempre bem informado sobre novas abordagens e formas de tratamento.
4. Diversifique as suas experiências
Para se desenvolver como profissional, é interessante que você diversifique as suas experiências. Além de atender em consultório próprio, é uma boa prática trabalhar como plantonista em hospitais e/ou serviços de emergência.
Afinal, é para esses locais que as crianças são levadas quando necessitam de atendimento especializado com urgência.
Coloque em prática as nossas dicas e veja a sua carreira como especialista em emergências médicas melhorar ainda mais os resultados.
Conheça os cursos de pós-graduação do IBCMED e faça a sua matrícula. Temos a certeza de que você não se arrependerá de escolher a nossa instituição.