Pós Graduação Psicologia em Terapia Intensiva IBCMED

Pós Graduação Psicologia em Terapia Intensiva IBCMED

Pós Graduação Psicologia em Terapia Intensiva IBCMED

Pós-graduação

PSICOLOGIA EM TERAPIA INTENSIVA – AMIB

Ensino Digital

A Pós-Graduação em Psicologia em Terapia Intensiva capacita o profissional para atuar no ambiente de alta complexidade. É um curso multiprofissional que aborda vários temas teóricos e estudos científicos relevantes da área, busca também trazer discussões clínicas de casos e situações práticas da área.

Quero mais informações

PÓS-GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

SOBRE O CURSO

CARGA HORÁRIA

360h

DURAÇÃO

10 meses

MODALIDADE

Ensino Digital

CERTIFICADO

  Reconhecido pelo MEC

PÚBLICO-ALVO

Psicólogos

CONHECIMENTO AMPLIADO

A instituição propõe módulos transversais, a fim de promover uma formação ampliada, que estimule a troca e a combinação de diferentes conhecimentos, contribuindo para uma atuação mais qualificada sobre necessidades complexas.

Flexibilidade ● Autonomia ● Excelência
Metodologias ativas e conteúdos exclusivos, disponíveis aos alunos para acesso em qualquer dia e horário.

ENSINO DIGITAL

Como funciona

Você poderá esclarecer suas dúvidas em tempo real com o professor, discutir casos clínicos, pedir auxílio, assim, buscando o máximo de conhecimento possível.

Ambiente Virtual

As aulas ficarão disponíveis no ambiente virtual do aluno, garantindo uma experiência totalmente digital com a qualidade IBCMED de sempre!

Aulas ao vivo

As aulas da Pós-Graduação ocorrem mensalmente por transmissão ao vivo nas sextas-feiras à noite e nos sábados pela manhã e tarde.. 

O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER

Clique nos títulos para ver o restante do conteúdo.

Ao cursar a disciplina o especializando terá vivências no cuidado centrado no paciente em equipe multiprofissional. Desenvolver capacidades para descrever a organização e funcionamento da UTI baseada numa assistência integral e segura, segurança do paciente por meio do cuidado multiprofissional, entenderá sobre as atribuições de cada profissional no cuidado do paciente gravemente doente.

Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências para ações de humanização em UTI tais como identificação da infraestrutura adequada para humanização, promover a melhor experiência ao paciente utilizando linhas estratégicas e boas práticas, entender e agir em conformidade com a bioética, melhorar as técnicas de comunicação com os membros da equipe e paciente/família, atuar na linha de cuidados paliativos priorizando os tratamentos que ofereçam maior qualidade de vida e dignidade ao paciente.

Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: noções dos aspectos da gestão multiprofissional em UTI com base nas legislações/normativas ANVISA, ONA Brasil e sistemas internacionais de Acreditação Hospitalar; discussão de cases no ponto de vista multiprofissional, assim como entender o papel de diversas áreas profissionais que atuam em UTI.

Através desta disciplina, você verá: Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar. Psicologia aplicada à Medicina Intensiva. Papel e atribuições do Psicólogo Intensivista. O paciente crítico. Especificidades do atendimento psicológico ao paciente crítico. Estressores associados ao ambiente da terapia intensiva. Principais reações psicológicas. A família do paciente crítico. Avaliação e registro em prontuário. Intervenções e protocolos. A equipe multiprofissional: desafios e impacto emocional. Questões éticas. Comunicação

Esta disciplina visa capacitar o especialista para entender e Identificar a importância da conferência familiar na construção de uma boa relação equipe/família. Sugerir formas de conduzir e estruturar a conferência familiar de acordo com as melhores evidências da literatura. Compreender o papel da família na UTI. Identificar reações emocionais; reconhecer o tempo requerido para o ajustamento familiar após a internação na UTI; atuar com famílias difíceis – intervenções sugeridas; Protocolos de comunicação de más notícias.

Controle da dor, privacidade (atenção ao pudor), individualidade; Direito à informação, ser ouvido nas suas queixas e angústias; Ambiente adequado para o sono; Atenção às suas crenças e espiritualidade. Estados confusionais, delírios e as alterações neuropsiquiátricas agudas ou subagudas que afetam a consciência; Desenvolver habilidades para atender esta demanda. Compreender a etiologia da confusão mental.

A disciplina visa capacitar o especialista a trabalhar na UTI Neonatal e UTI Pediátrica, a partir da compreensão de conceitos fundamentais aplicados à hospitalização de bebês, crianças e adolescentes na terapia intensiva considerando o apoio emocional aos familiares. Trabalhar em equipe, grupo e ser hábil em solucionar conflitos. Aprender a comunicar de forma respeitosa com outros profissionais no ambiente de trabalho na terapia intensiva neonatal e pediátrica.Prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas e orientar o paciente e os seus familiares sobre o processo terapêutico. Respeitar os princípios éticos inerentes ao código.

Esta disciplina visa fornecer subsídios teóricos para capacitar o especialista na compreensão do luto, seu enfrentamento e as consequências para as pessoas enlutadas. Além disso, a importância do autocuidado para um melhor cuidar do paciente. Reflexão sobre os possíveis desencadeantes da fadiga por compaixão. Possibilitar o contato com alguns dos procedimentos/protocolos empregados para a prevenção da síndrome. Além disso, irá abordar conceitos de sensemaking e segurança emocional.

Entender a doação de órgãos. Consentimento Familiar. Principais pontos das leis do transplante. Atendimento à família após o primeiro teste clínico, oferecendo apoio e criando vínculos afetivos. Investigação sumária dos familiares, identificando o líder positivo e/ou negativo da doação. Participação na entrevista familiar. Apoio emocional aos familiares durante todo o processo. Apoio emocional dos membros da CIHCOT. Acompanhamento familiar no pós-doação.

O aluno aprenderá a realizar diferentes formas de pesquisa baseado nos conceitos básicos da mesma. Visará ainda, elaborar adequadamente a construção de referencial teórico e pesquisa em bases de dados, conceitos de Ética em pesquisa assim como bases epidemiológica e estatística. Capacitará ainda o aluno a normas de apresentação e elaboração de trabalhos acadêmicos.

NOSSOS PROFESSORES

MsC. Raquel
Pusch

Coordenadora

MsC. Celi Novais
Vieira

Professora

Dra. Cintia
Johnston

Professora

MsC. Maria Carolina Moraes

Professora

Dra. Renata
Pietro

Professora

Dr. Luiz Alberto
Forgiarini

Professor

Dra. Oellen Stuani
Franzosi

Professora

Jaqueline
Maia

Professora

Tárcia
Dutra

Professora

Marcelle
Maia

Professora

Rita
Prieb

Professora

Mariana
Leles

Professora

Rômulo Heitor

Professor

Fernanda Saboya

Professora

DIFERENCIAIS DO IBCMED

+4000

Alunos pós-graduados

+20

Cidades do Brasil

ENSINO PRÁTICO

Treinamentos práticos e atendimentos presenciais

100%

Professores mestres, doutores e especialistas

RECURSOS DIGITAIS

Para ampliar o acesso a fontes confiáveis aos alunos, o IBCMED oferece plataformas com base de informações médicas e bibliotecas digitais como.

O DynaMed combina dados baseados em evidências de alta qualidade, orientação especializada e uma interface amigável e personalizada para fornecer respostas precisas de forma rápida no atendimento ao paciente.

CERTIFICAÇÕES

Após conclusão e aprovação no curso, seu certificado será emitido pela nossa parceira, Universidade São Judas, que está entre as melhores universidades de Medicina do Brasil, tendo conceito máximo institucional EAD (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação.

PARCERIA

A parceria entre o IBCMED e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira oferece programas inovadores que unem tradição e modernidade. Dessa forma, a união busca promover a excelência na formação dos profissionais de terapia intensiva, garantindo que eles estejam preparados para lidar com os desafios do campo e proporcionando-lhes uma base sólida de conhecimento atualizado.

QUERO ME MATRICULAR