+SAÚDE E COMUNIDADE DO IBCMED

 

Ancorado em pilares éticos na qualificação e atualização dos profissionais da área médica, o IBCMED propõe a difusão do saber e do conhecimento construído como exercício de cidadania, responsabilidade social e humanitária.
Difundir o conhecimento científico atualizado, muito além dos muros físicos e virtuais da comunidade acadêmica, visando aplicar na prática do cotidiano da saúde pública e privada, respeitando todas as particularidades e contextos do nosso país, de forma inclusiva e humanista.

 

O CONCURSO ACADÊMICO

 

As Ligas Acadêmicas (LAs) são entidades essencialmente estudantis, coordenadas por grupos de estudantes dedicados a se aprofundarem em alguma área de conhecimento, com o intuito de sanar demandas da comunidade que estejam ao seu alcance. Esse laço entre o conhecimento construído no espaço universitário e a prática no cotidiano da atuação, representa mais do que exercício de cidadania – são ações transformadoras e humanistas.

 

MAS, AFINAL, O QUE SÃO AS LIGAS ACADÊMICAS DE MEDICINA?

 

O Concurso Acadêmico é uma proposta destinada às Ligas Acadêmicas de Medicina, buscando a integração entre estudantes e professores de graduação e pós-graduação lato-sensu. Visa estimular a aprendizagem participativa, o desenvolvimento e difusão de conhecimentos, bem como fortalecer as competências técnicas e habilidades sociais na formação médica continuada.
E um dos pontos norteadores é aproximar a produção acadêmica da comunidade, estimulando o trabalho em equipe; o compartilhamento de conhecimentos; a promoção da assistência médica qualificada na saúde pública e privada, aberta e inclusiva às diversidades da população brasileira.

O QUE QUEREMOS

  • Objetivo 1

    Incentivar a participação voluntária da comunidade acadêmica de Medicina no envolvimento de ações socioeducativas.

  • Objetivo 2

    Garantir mobilização no período do evento, de modo a estimular humanização, solidariedade e interação entre alunos e professores, para a promoção da Saúde Integral e Inclusiva.

  • Objetivo 3

    Disponibilizar ajuda com alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza geral às entidades que atendam indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade social.

  • Objetivo 4

    Desenvolver conteúdos e atividades que promovam a importância do exercício da formação continuada especializada, para a qualidade da assistência médica às redes públicas e privadas de saúde.

  • Objetivo 5

    Fortalecer o compromisso coletivo, de entidades públicas e privadas, sobre a Saúde Integral e Inclusiva da população.

QUEM PODE PARTICIPAR

 

O Concurso é destinado, exclusivamente, aos estudantes integrantes das Ligas Acadêmicas de Medicina, devidamente registradas e reconhecidas pelas Instituições de Ensino Superior: UniBH, Faseh e UNP. Ou seja, os processos de inscrições, seleções e premiações serão realizados de forma autônoma, um para cada instituição de ensino.

COMO PARTICIPAR

 

As inscrições deverão ser realizadas neste site e podem ser efetuadas de forma contínua até o final do Concurso. E após a conferência da regularidade na atuação da Liga Acadêmica as inscrições serão validadas pela Comissão Organizadora do Concurso.

DESENVOLVENDO AS AÇÕES

 

Quem participar do concurso, terá o benefício de participar do Programa de Especialidades IBCMED. É uma oportunidade de conhecer temas de diferentes especialidades médicas, desenvolvidos nos cursos de pós-graduação do IBCMED, bem como compartilhar experiências e conhecimentos.

A cada atividade serão atribuídas pontuações específicas. Veja tabela descrita na aba Avaliação.

ATIVIDADES PROPOSTAS

 

A partir da inscrição no Concurso, as Ligas irão realizar as atividades, produzindo conteúdos e materiais em diferentes formatos, que deverão estar relacionados a pelo menos um dos eixos: Ensino e/ou Pesquisa e/ou Extensão.
As atividades deverão ser postadas, de forma contínua, neste site na guia Envio. A Liga Acadêmica deverá indicar a qual eixo do tripé acadêmico se enquadra a atividade. Basta incluir uma breve justificativa para o enquadramento em Ensino e/ou Pesquisa e/ou Extensão. Os materiais produzidos deverão estar nos seguintes formatos que são bem simples de elaborar e produzir.

Organização e realização de Podcast
Organização e realização de Vídeo
Criação e desenvolvimento de Infográfico
Criação e desenvolvimento de Card
Criação e desenvolvimento de Guia
Criação de flyer, folheto, panfleto ou folder
Organização e realização de Entrevista
Apresentação Textual de Caso Clínico
Apresentação de um Estudo de Caso
Organização e aplicação de Questionário.
Realização de Pesquisa Bibliográfica
Organização e realização de Palestra

QUEM ORGANIZA O CONCURSO ACADÊMICO

 

A comissão organizadora é formada por integrantes do IBCMED, da Inspirali e da IES. O IBCMED ficará responsável por fornecer capacitação às Ligas sobre produção de material para a conclusão das atividades acima descritas.

 

SEMPRE É BOM LEMBRAR QUE:

 

Quando se participa de uma Liga Acadêmica, é fundamental atuar com honestidade e respeito com as outras Ligas e as pessoas envolvidas nas atividades. Por exemplo:

  1. Seguir estritamente as indicações propostas nas atividades.
  2. Não vaiar as apresentações das Ligas.
  3. As Ligas sofrerão punição ou desclassificação, conforme julgamento da Comissão Organizadora, caso for comprovado atos que venham a prejudicar e desrespeitar o objetivo do Concurso, como também aqueles que venham a prejudicar ou destruir a apresentação de trabalhos das outras Ligas.

Confira aqui as normas e orientações disciplinares.

Além de atuar nas atividades voltadas à comunidade, as 3 primeiras ligas de cada IES com maior pontuação serão premiadas! Veja aqui a premiação.

Confira o edital completo do concurso clicando aqui.

Menu