Conheça um pouco mais sobre o nosso coordenador do curso de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho, Dr. Jacques Vissoky, que possui um currículo digno de um personagem de ação e uma vivência tão incrível que só poderia ser contada em uma série de TV ou trilogia de cinema. Um filme só, seria muito pouco para tanta coisa para contar. E Dr. Jacques é realmente um ótimo contador de histórias! Seus olhos brilham ao relembrar tantas situações e inúmeras viagens por todos os cantos do Brasil e em vários países do mundo.
Mas, afinal, como será que começou tudo isso?
Dr. Jacques Vissoky nos conta que, desde pequeno, a Medicina o fascinava. “Obviamente, com um ‘empurrãozinho’ dado pelo pai, também médico…”, recorda. “Ainda na época da Faculdade, passei a me interessar pelas patologias musculoesqueléticas; assim, a minha primeira especialidade foi a Ortopedia e Traumatologia. Alguns anos depois, tomando contato com a atividade pericial, passei a juntar o conhecimento especializado com a parte normativa da Medicina, que faz a ponte com o Direito. E isto foi o ponto de partida para as minhas outras duas especialidades: Medicina do Trabalho e Medicina Legal e Perícia Médica”, explica. |
E a Medicina do Trabalho?
Na opinião do especialista, o mercado para a Medicina do Trabalho é muito promissor. “Tudo indica que estamos saindo de um período de contração da atividade econômica para uma fase de expansão e isto, com certeza, vai alavancar a necessidade e a demanda por médicos do trabalho”, projeta. E a carreira deste tipo de profissional também não é nada monótona. Conforme o Dr. Jacques, o médico do trabalho tem uma ampla gama de atividades, podendo atuar em empresas (como coordenador de PCMSO ou médico examinador); na área pública; na área pericial; e fazendo consultorias. “A Medicina do Trabalho, para uns, é a primeira especialidade. Mas, para outros, ela pode ser uma especialidade complementar, em que o conhecimento e a expertise dados por outra área de atuação médica não competem, mas se somam”, pondera.
IBCMED
Entre as suas várias atividades profissionais, o Dr. Jacques, como dissemos no início, também é o coordenador da nossa Pós-Graduação em Medicina do Trabalho. E ele, que está com a gente desde o início, tem como avaliar as nossas competências. “Os cursos do IBCMED são direcionados para a atualização técnica e o crescimento profissional. Os módulos e unidades são elaborados tendo em mente a necessidade cada vez maior de conhecimento e a exiguidade de tempo, características comuns de praticamente todas as atividades profissionais”, analisa.
Multiplicidade
E disso, o Dr. Jacques entende muito bem. Ele já circulou em diferentes meios e carimbou o passaporte em terras distantes ao longo de mais de três décadas de Medicina, tendo atuado em espectros tão distintos quanto saúde pública na África (como consultor da Organização Mundial da Saúde), passando por uma longa carreira como servidor público em unidade de pronto-atendimento, até a atuação em um hospital especializado e de referência no Reino Unido. E também sem deixar de lado outra faceta profissional: a de tradutor de livros médicos tendo, inclusive, sido agraciado com um Prêmio Jabuti (em 2003), na categoria “Tradução Científica e Técnica”.
Sendo assim, o personagem com o qual mais se identifica só poderia ser um: Indiana Jones. “Pelo menos, era assim que os meus filhos, quando pequenos, me chamavam…”, relata animado.
O Dr. Jacques Vissoky tem 58 anos e é natural de Porto Alegre (RS). É casado com Lisiane, pai de Alexandre e Leonardo e “paidrasto” de Júlia e Carlos Eduardo. Atualmente, mora em Porto Alegre (RS).