Outubro Rosa: conheça a história e origem da campanha
Conheça um pouco mais sobre a história do Outubro Rosa, principais objetivos e também ações já realizadas!
Com toda a certeza você já deve ter ouvido falar muito sobre o Outubro Rosa, não é mesmo? Junto com o 10º mês do ano, chega também esta importante campanha que tem como objetivo conscientizar e alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Ao longo deste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre a história da campanha, principais objetivos e também ações já realizadas. Boa leitura!
Outubro Rosa: campanha internacional surgiu na década de 1990
O Outubro Rosa é uma campanha internacional que surgiu nos Estados Unidos na década de 1990.
Tudo começou na cidade de Nova York, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor-de-rosa durante a primeira Corrida pela Cura.
Essa simples ação de distribuir os laços na cor rosa teve um impacto significativo e despertou a consciência das pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A cor rosa, que até então já era associada à feminilidade, passou a representar a luta contra essa doença que afeta cerca de 2,09 milhões de mulheres em todo o mundo, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde.
No Brasil, campanha chegou por meio do Inca e Femama, em 2002
Já no Brasil, o Outubro Rosa chegou em 2002 por meio de uma iniciativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) em parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).
Há mais de 20 anos, o país aderiu à campanha, promovendo anualmente diversas ações de conscientização a cada novo mês de Outubro, incluindo palestras, exames gratuitos e iluminação de monumentos com luzes cor-de-rosa.
Principais objetivos da campanha Outubro Rosa
A conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, buscando reduzir a incidência e a mortalidade pela doença, é o principal objetivo do Outubro Rosa.
Entretanto, a campanha não se resume a apenas isso. O Outubro Rosa tem uma série de outras metas que incluem:
● Disseminar informações verídicas sobre o câncer de mama;
● Incentivar as mulheres a realizarem o autoexame das mamas regularmente;
● Proporcionar maior acesso aos serviços gratuitos de diagnóstico e tratamento do câncer de mama;
● Oferecer suporte emocional às mulheres que sofrem com a doença; e
● Engajar a sociedade como um todo na luta contra o câncer de mama.
Ações já realizadas em todo o mundo em prol do Outubro Rosa
Diferentes ações são realizadas em todo o mundo durante o mês de outubro para lembrar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Vamos recordar, a seguir, algumas das principais:
Distribuição de laços cor-de-rosa
A entrega de laços cor-de-rosa em lojas, empresas e locais públicos é uma ação marcante do Outubro Rosa. Esse símbolo representa a solidariedade e o apoio às mulheres que enfrentam o câncer de mama.
Iluminação de monumentos e prédios públicos
Muitas cidades ao redor do mundo iluminam seus monumentos e prédios públicos com luzes cor-de-rosa durante o mês de outubro como forma de chamar a atenção para a importância da campanha.
Realização de exames gratuitos
Em muitas cidades brasileiras são oferecidos exames gratuitos de mamografia e papanicolau durante o mês de outubro como forma de facilitar o acesso de todas as mulheres a esses serviços.
Para você, médico, se qualificar e conquistar bons resultados na sua conduta, o IBCMED oferece o curso de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia. Assim, você poderá dar atenção à saúde da mulher e ao sistema reprodutivo feminino, fazendo a sua parte no Outubro Rosa e em todos os meses do ano!
Continue acompanhando os nossos conteúdos nas redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin e YouTube.