Pós-graduação em UTI Pediátrica e Neonatal digital

Pós-graduação em UTI Pediátrica e Neonatal digital

Pós-graduação em UTI Pediátrica e Neonatal digital

Pós-Graduação Médica em

UTI PEDIÁTRICA E NEONATAL

Ensino Digital

A Pós-Graduação em UTI Pediátrica e Neonatal fornece as bases necessárias para renovar, ampliar e aprofundar novos conhecimentos e habilidades técnicas voltadas ao atendimento de crianças vítimas de doenças ameaçadoras da vida.

Quero mais informações

SOBRE O CURSO

CARGA HORÁRIA

770h

AULAS
AO VIVO

DURAÇÃO

18 meses

MODALIDADE

 Ensino digital

PRÉ-REQUISITO

Graduação em Medicina

CONHECIMENTO AMPLIADO

A instituição propõe módulos transversais, a fim de promover uma formação ampliada, que estimule a troca e a combinação de diferentes conhecimentos, contribuindo para uma atuação mais qualificada sobre necessidades complexas.

Flexibilidade ● Autonomia ● Excelência
Metodologias ativas e conteúdos exclusivos, disponíveis aos alunos para acesso em qualquer dia e horário.

ENSINO DIGITAL

Como funciona

Você poderá esclarecer suas dúvidas em tempo real com o professor, discutir casos clínicos, pedir auxílio, assim, buscando o máximo de conhecimento possível.

Ambiente Virtual

As aulas ficarão disponíveis no ambiente virtual do aluno, garantindo uma experiência totalmente digital com a qualidade IBCMED de sempre!

Aulas ao vivo

As aulas da Pós-Graduação ocorrem mensalmente por transmissão ao vivo nas sextas-feiras à noite e nos sábados pela manhã.

O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER

Clique nos títulos para ver o restante do conteúdo.

Esta é uma disciplina introdutória sobre a fisiologia dos sistemas orgânicos com foco no sistema cardiorrespiratório, incluindo a transição da circulação fetal para a vida do recém-nascido. O curso também abrange técnicas de reanimação cardiopulmonar em pediatria e neonatologia, bem como os principais sinais e sintomas de crianças gravemente doentes, como choque, insuficiência respiratória aguda e oxigenoterapia em lactentes e recém-nascidos, incluindo pressão contínua positiva nas vias aéreas, síndrome do desconforto respiratório e terapia de reposição de surfactante.

Estudo das formas de administração de oxigênio para os casos de insuficiência respiratória. Aprofundamento sobre a fisiopatologia dos quadros de insuficiência respiratória aguda e crônica. Abordagem e discussão sobre asma aguda grave e quase fatal, infecções respiratórias virais, bacterianas e fúngicas, aprofundamento e discussão dos principais quadros de insuficiência respiratória no período neonatal.

Aprofundar os conhecimentos em sepse e choque séptico, choque tóxico, choque meningocócico na criança e no recém-nascido no que se refere a terapia fluídica, utilização de aminas inotrópicas e vasoativas e corticoterapia. Estudo sobre o uso racional de antibióticos e antibioticoterapia na sepse. Discussão das principais infecções no período neonatal. Aprofundamento das principais condições clínicas em pacientes oncológicos internados em unidade de terapia intensiva.

Abordagem e aprofundamento sobre as principais condições renais. Análise das doenças gastrenterológicas potencialmente graves e do suporte nutricional no paciente gravemente enfermo.

A aula prática aborda a mecânica respiratória, os modos mais usados, as principais doenças que levam ao uso do suporte ventilatório com ventilador mecânico e/ou simulador realístico online (XLung). Há também discussão de casos clínicos para doença restritiva, obstrutiva e neonatologia.

Em Distúrbios Eletrolíticos, Acidobásicos e Metabólicos e Neurointensivismo; Distúrbios Endocrinológicos é feita uma abordagem teórica e prática (casos clínicos) a respeito dos distúrbios eletrolíticos e acidobásicos ameaçadores da vida (sódio, potássio, cálcio, magnésio e fósforo). Também, estudo os casos de acidose e alcalose metabólicas. Aprofundamento das principais doenças endocrinológicas.

Aprofundamento sobre os principais tópicos da avaliação e monitorização hemodinâmica invasiva e não invasiva. Aprofundamento fisiopatológico a respeito do transporte de oxigênio e da disfunção da microcirculação intensiva. Avaliação da microcirculação. Abordagem das principais cardiopatias adquiridas e congênitas quanto ao seu quadro clínico, diagnóstico e tratamento. Estudo das bases do eletrocardiograma para o intensivista e sua aplicação em casos clínicos. Aprofundamento sobre os principais procedimentos em terapia intensiva.

Abordagem teórica e prática (casos clínicos) e aprofundamento das principais doenças do sistema nervoso central como fisiopatologia do sistema nervoso central, neuromonitorização, hipertensão intracraniana, trauma de crânio – atendimento inicial, trauma de crânio – atendimento na UTIP, mal convulsivo; avaliação da criança comatosa; trauma raquimedular e acidente vascular encefálico.

Abordagem e aprofundamento sobre as principais doenças que acometem recém-nascidos como Prematuridade, Asfixia perinatal e reanimação na sala de parto, Distúrbios respiratórios, Infecções graves, Distúrbios hidroeletrolíticos, acidobásicos e metabólicos e distúrbios endocrinológicos.

Aprofundamento e imersão em emergências pediátricas com teoria e vídeos de práticas em reconhecimento do choque e da insuficiência respiratória, arritmias cardíacas e politraumatismo, acesso intraósseo, arritmias ameaçadoras da vida, queimados, acidentes por animais peçonhentos, intoxicações exógenas agudas; insuficiência adrenal aguda, urticária, angioedema e anafilaxia, assistência à criança vítima de violência.

Conheça o coordenador do curso

Conheça o coordenador do curso

Dr. José Roberto Fioretto

Doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela UNESP

Mestrado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela UNESP

Residência Médica em Terapia Intensiva Pediátrica pela UNESP

Residência Médica em Pediatria pela UNESP

Graduação em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

NOSSOS PROFESSORES

Dr. Mário Ferreira Carpi

Professor

Dr. Fábio Joly
Campos

Professor

Dr. Rossano Cesar
Bonatto

Professor

Dra. Joelma Gonçalves Martin

Professora

Dr. Haroldo Teófilode
Carvalho

Professor

Dr. Marcos Aurélio de Moraes

Professora

O QUE FALAM DO CURSO

Sensacional o curso. Tivemos aulas em dois dias com teoria e prática nota 10 com o professor Mário, sendo a aula muito bem explicada e didática e aconselho a todos que decidirem seguir na carreira de pediatria, escolher o IBCMED.

Bruno Guedes

O professor faz as aulas serem mais didáticas e mais clara. As aulas são super didáticas estou aproveitando muito.

Jeannini Rivero Castedo

Na busca de sempre estar atualizado na minha profissão, encontrei no curso de pediatria no IBCMED uma referência importante nos cursos de aperfeiçoamento. Em 2017 iniciei minha pós graduação o que me ajudou ainda mais em meus atendimentos.

José Luiz Pereira

DIFERENCIAIS DO IBCMED

+4000

Alunos pós-graduados

+20

Cidades do Brasil

ENSINO PRÁTICO

Treinamentos práticos e atendimentos presenciais

100%

Professores mestres, doutores e especialistas

RECURSOS DIGITAIS

Para ampliar o acesso a fontes confiáveis aos alunos, o IBCMED oferece plataformas com base de informações médicas e bibliotecas digitais como.

Com o UpToDate, o profissional poderá buscar, através de palavras-chaves, novidades, atualizações de práticas clínicas, calcular medidas médicas, e, principalmente, tirar dúvidas clínicas, com análise de resultados e gráficos.

O DynaMed combina dados baseados em evidências de alta qualidade, orientação especializada e uma interface amigável e personalizada para fornecer respostas precisas de forma rápida no atendimento ao paciente.

A Biblioteca A reúne o conteúdo digital do Grupo A Educação e seus selos editoriais: Artmed, Artes Médicas, Bookman, McGraw-Hill e Penso.

CERTIFICAÇÕES

A parceria da Universidade São Judas, a Inspirali e o IBCMED permite uma experiência única de aprendizado, com mais qualidade, inovação e atualização. A Universidade São Judas tem conceito máximo institucional EAD (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação.

PARCERIA

Com quase 50 anos de atuação e mais de 37 mil alunos, a Universidade São Judas está entre as melhores universidades de Medicina do Brasil e junto com a Inspirali desenvolvem e habilitam competências para tornar o aluno, o médico do futuro.

A Universidade e a Inspirali permitem que o curso seja criado e liderado por uma equipe multidisciplinar de especialistas renomados para criar uma experiência única de aprendizado.

CONHEÇA TAMBÉM OS CURSOS:

Curso Pós-graduação Urgência e Emergência em Pediatria e Neonatologia EAD Certificação MEC

QUERO MAIS INFORMAÇÕES