Pós em Endocrinologia e Metabologia IBCMED 

Pós-graduação médica em

ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA

Ensino Digital

A Pós-Graduação em Endocrinologia e Metabologia o prepara para aperfeiçoar conhecimentos sobre Epidemiologia e Fisiopatologia, por meio da interpretação de exames e a discussão de casos clínicos, para diagnosticar e tratar as principais doenças endócrinas e metabólicas.

Quero mais informações

SOBRE O CURSO

CARGA HORÁRIA

770h

AULAS
AO VIVO

DURAÇÃO

18 meses

MODALIDADE

 Ensino digital

PRÉ-REQUISITO

Graduação em Medicina

PRÁTICA ONLINE

A Pós-Graduação em Endocrinologia e Metabologia, oferece o treinamento online de atendimentos simulados. Para exercitar a habilidade de escuta terapêutica e metodologia diagnóstica são convidados atores, que protagonizam o papel de pacientes de diferentes casos clínicos como Doença de Tireoide, Diabete Tipo 1 e 2 e outros.

ENSINO DIGITAL

Como funciona

Você poderá esclarecer suas dúvidas em tempo real com o professor, discutir casos clínicos, pedir auxílio, assim, buscando o máximo de conhecimento possível.

Ambiente Virtual

As aulas ficarão disponíveis no ambiente virtual do aluno, garantindo uma experiência totalmente digital com a qualidade IBCMED de sempre!

Aulas ao vivo

As aulas da Pós-Graduação ocorrem mensalmente por transmissão ao vivo nas sextas-feiras à noite e nos sábados pela manhã.

O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER

Clique nos títulos para ver o restante do conteúdo.

Serão abordadas doenças da tireoide, incluindo hipotireoidismo, hipertireoidismo, Doença de Graves, tireoidites, nódulos tireoideanos e neoplasias de tireoide. Os tópicos incluem a regulação do eixo hipotálamo-hipófise-tireoide, hipotireoidismo na gestação, tireotoxicose da gestação, manejo do hipertireoidismo na gestante, indicações para punção aspirativa por agulha fina, achados na citologia de acordo com a classificação de Bethesda, indicações cirúrgicas na doença nodular da tireoide, neoplasias da tireoide, carcinomas diferenciados, carcinoma medular de tireoide e síndromes neoplásicas associadas. Serão discutidos epidemiologia, etiologia, quadro clínico, diagnósticos e tratamentos para cada uma dessas condições.

Esta disciplina aborda a fisiologia do sistema neuroendócrino, massas selares na região hipotálamo-hipófise, diagnóstico e tratamento de tumores hipofisários, disfunções neuroendócrinas e sua relação com a gravidez, bem como casos clínicos e armadilhas no diagnóstico. Os tópicos incluem adenomas hipofisários, síndrome de hipersecreção hormonal, hipopituitarismo, deficiência do hormônio do crescimento, transtornos de hipófise e gravidez, e disfunções da neurohipófise.

Nesta disciplina serão abordados temas relacionados ao diabetes mellitus tipo 2, incluindo definição, classificação, epidemiologia, patogenia, manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento, incluindo mudanças no estilo de vida, medicações e insulinoterapia. Também será discutido o diabetes na gestação e a hiperglicemia hospitalar, com destaque para fisiopatologia, monitorização e tratamento. Por fim, haverá considerações especiais sobre o tratamento do diabetes em idosos. 

Nesta disciplina serão apresentados conhecimentos sobre Diabetes Mellitus (DM), incluindo sua epidemiologia, classificação e critérios diagnósticos atuais, bem como a homeostasia glicêmica. Será abordado o DM1, incluindo sua etiopatogenia, quadro clínico e tratamento, que envolve terapia dietética, atividade física, princípios da insulinização no DM1, tipos de insulina, cálculo de dose de insulina, princípios da terapia com bomba infusora e monitorização glicêmica.

Nesta disciplina serão abordados temas relacionados a distúrbios ósseos, como osteoporose, hiperparatireoidismo, hipoparatireoidismo e transtornos da vitamina D. Serão revisados conceitos de fisiologia e histologia, além de discutir condições como hipocalcemia, raquitismo, osteomalácia, hipercalcemia, doença de Paget e sarcopenia.

A disciplina aborda o reconhecimento da importância do diabetes mellitus, além da fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e prevenção de complicações agudas e crônicas. Também inclui temas como hipopituitarismo, crescimento, puberdade, tireoide, reposição de vitamina D, doenças metabólicas, interpretação de curvas de crescimento, tabelas pediátricas e casos clínicos.

Nesta disciplina serão abordados assuntos relacionados à obesidade, síndrome metabólica, dislipidemias e seu impacto no risco cardiovascular. Serão discutidos temas como epidemiologia, fisiologia da regulação energética e controle de apetite, adiposidade abdominal, resistência insulínica, desenvolvimento da síndrome metabólica, tratamento medicamentoso e cirúrgico da obesidade, diretrizes e técnicas para cirurgia bariátrica, metabolismo das lipoproteínas, classificação, manifestações clínicas e tratamentos medicamentosos das dislipidemias.

A disciplina aborda transtornos do sistema reprodutivo, como hipogonadismo, hiperandrogenismo e transtornos de puberdade. Serão abordados temas como a fisiologia do sistema reprodutivo, hipogonadismo masculino, andropausa, menopausa, síndrome dos ovários policísticos, disfunção erétil, ginecomastia e infertilidade, incluindo epidemiologia, etiologia, quadro clínico, diagnóstico diferencial e tratamento. Serão também abordados assuntos como avaliação endócrina e propedêutica do casal infértil pelo endocrinologista.

A disciplina se concentra em reconhecer a importância, entender a fisiopatologia, diagnosticar, tratar e prevenir as complicações agudas e crônicas do paciente com diabetes mellitus. Os tópicos abordados incluem complicações crônicas do diabetes, como as micro e macrovasculares, neuropatias, doença renal, complicações oculares, pé diabético, além de complicações agudas, como a cetoacidose diabética e hipoglicemia. Serão discutidas as estratégias de prevenção de eventos cardiovasculares em pacientes com diabetes e outras complicações dermatológicas, infecciosas, neurológicas e odontológicas.

Essa disciplina aborda assuntos relacionados ao sistema adrenal, incluindo transtornos como hiperaldoesteronismo primário e secundário, feocromocitoma, hiperplasia adrenal congênita, síndrome de Cushing, insuficiência adrenal e incidentaloma de adrenal. Serão discutidos a fisiologia das supra-renais, regulação do sistema renina-angiotensina-aldosterona, epidemiologia, etiopatogenia, quadro clínico, diagnóstico e tratamento desses transtornos. Também serão abordados os temas de massas adrenais e incidentalomas de adrenal, feocromocitoma e gangliocitomas, síndrome de Cushing e hiperplasia adrenal e suas variantes.

Conheça as coordenadoras do curso

Conheça as coordenadoras do curso

Dra. Rosane Resende Brasil

Doutorado em Endocrinologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-Graduação em Endocrinologia e Metabologia pela PUCRJ

Graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense

Mestrado em Medicina (Endocrinologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Dra. Mônica Dias Cabral

Dra. Mônica Dias Cabral

Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado em Endocrinologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Endocrinologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

NOSSOS PROFESSORES

Ma. Marise Tinoco
de Souza

Professora

Dra. Mônica Dias
Cabral

Coordenadora

Ma. Carla Tavares
Gallicchio

Professora

Me. Leonardo
Eksterman

Professor

Me. Rogério
Cipriani

Professor

Dra. Solange
Travassos

Professora

Ma. Cláudia Cravo
Moreira Barroso

Professor

O QUE FALAM DO CURSO

“Eu estou amando o curso, pois tudo o que está sendo passado é atualizado e os professores têm total domínio.”

Priscila Maria Nascimento do Santos

“Muito grato pela pós de endocrinologia, é muito gratificante poder fazer a aplicação dos meus conhecimentos aqui, tanto a nível ambulatorial como de pesquisa. Muito obrigado IBCMED e agora estou indo para a pós de medicina do esporte também do IBCMED.”

Dr. Pedro Paiva

“Curso maravilhoso! Adoro, cada aula supera a anterior. Muito bom mesmo! Me ajuda demais no meu dia a dia, pois consigo por em prática tudo que vejo nas aulas.”

Marianela Hernandez Mota

DIFERENCIAIS DO IBCMED

+4000

Alunos pós-graduados

+20

Cidades do Brasil

ENSINO PRÁTICO

Treinamentos práticos e atendimentos presenciais

100%

Professores mestres, doutores e especialistas

RECURSOS DIGITAIS

Para ampliar o acesso a fontes confiáveis aos alunos, o IBCMED oferece plataformas com base de informações médicas e bibliotecas digitais como.

Com o UpToDate, o profissional poderá buscar, através de palavras-chaves, novidades, atualizações de práticas clínicas, calcular medidas médicas, e, principalmente, tirar dúvidas clínicas, com análise de resultados e gráficos.

O DynaMed combina dados baseados em evidências de alta qualidade, orientação especializada e uma interface amigável e personalizada para fornecer respostas precisas de forma rápida no atendimento ao paciente.

A Biblioteca A reúne o conteúdo digital do Grupo A Educação e seus selos editoriais: Artmed, Artes Médicas, Bookman, McGraw-Hill e Penso.

CERTIFICAÇÕES

A parceria da Universidade São Judas, a Inspirali e o IBCMED permite uma experiência única de aprendizado, com mais qualidade, inovação e atualização. A Universidade São Judas tem conceito máximo institucional EAD (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação.

PARCERIA

Com quase 50 anos de atuação e mais de 37 mil alunos, a Universidade São Judas está entre as melhores universidades de Medicina do Brasil e junto com a Inspirali desenvolvem e habilitam competências para tornar o aluno, o médico do futuro.

A Universidade e a Inspirali permitem que o curso seja criado e liderado por uma equipe multidisciplinar de especialistas renomados para criar uma experiência única de aprendizado.

CONHEÇA TAMBÉM OS CURSOS: