Pós Graduação em Ginecologia e Obstetrícia

Pós-Graduação Médica em

Ginecologia e Obstetrícia

Ensino Híbrido

O curso de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia capacita você, médico, para voltar-se à saúde da mulher e ao sistema reprodutivo feminino.

Através de aulas interativas e dinâmicas, você estará apto a prever e a diagnosticar doenças do sistema reprodutor de suas pacientes, realizar exames ginecológicos e orientar a terapêutica adequada.

Quero mais informações

SOBRE O CURSO

CARGA HORÁRIA

1006h

DURAÇÃO

24 meses

AULAS PRÁTICAS

Em todas as disciplinas

MODALIDADE

Ensino Híbrido

PRÉ-REQUISITO

Graduação em Medicina

PRÁTICAS

Abordagem do Manual de Aspiração Intrauterino para Casos de Abortamento e aprendizado de técnicas de aplicação do método. 

Treinamento prático da aplicabilidade de Fórceps e de Vácuo Extrator a partir da simulação com manequim.

Treinamento prático de avaliação de mamografia e ultrassonografia, além de exame clínico de mamas, a partir da simulação com manequins.

Treinamento para uso de balão CRB na indução de parto e para uso do balão de Bakri no sangramento pós-parto em obstetrícia de urgência.

Treinamento prático em coleta de material para realização de autópsia no útero.

Prática de inserção dos endoceptivos hormonais Mirena e Kyleena, além do dispositivo intra-uterino de cobre e de prata.

ENSINO PRESENCIAL

O que é?

O ensino híbrido considera as diferentes propostas e indicações que relacionadas levam a reflexão e relato de aulas teórico-práticas através da articulação com aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning – PBL), mas que possam ser realizadas utilizando-se de metodologias ativas articuladas com encontros presenciais.

Prática profissional

Os encontros são planejados e equipados para a prática profissional, dando a perspectiva de um cenário real de um caso clínico. Além disso, no ensino híbrido é oportunizado recursos exclusivos aos cursos tais como: podcasts, workshops, ebooks e atividades como MedRounds e Medquiz para testar seus conhecimentos, dentre outros.

Horário

 As aulas presenciais ocorrem bimestralmente geralmente de sexta a domingo (consulte a grade horária da turma vigente). No mês em que não ocorre o encontro presencial, a turma terá uma aula ao vivo com o coordenador do curso ou convidado, onde irão discutir casos clínicos. O encontro ficará disponível no ambiente virtual (IBCMED+).

ESCOLHA ONDE FAZER SUA PÓS MÉDICA

São Paulo (SP) 

Início: Imediato

Local: Univ. Anhembi Morumbi – SP

Natal (RN)

Início: Junho de 2024

Local: UnP – Natal/RN

Recife (PE)

Início: Julho de 2024

Local: UNIFG

Estamos comprometidos em fornecer a melhor experiência de aprendizagem. Apresentamos outras opções para que você possa se atualizar na área.

São Paulo (SP) 

Início: Imediato

Local: Univ. Anhembi Morumbi – SP

Natal (RN)

Início:Junho de 2024

Local: UnP – Natal/RN

Recife (PE)

Início:Julho de 2024

Local: UNIFG

OUTRAS OPÇÕES

Estamos comprometidos em fornecer a melhor experiência de aprendizagem. Apresentamos outras opções para que você possa se atualizar na área.

O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER

Clique nos títulos para ver o restante do conteúdo.

Abordagem atual da Obstetrícia com os seguintes aspectos: utilização da Medicina Fetal na prática diária, Prematuridade, Diabetes Gestacional, Hipertensão na gestação, Gemelidade e outros aspectos correlatos.

Serão abordados assuntos como Fisiologia da Produção Hormonal Feminina e Ciclo Menstrual, Aspectos da Amenorréia, Síndrome dos Ovários Policísticos, Sangramento Uterino Anormal, Infertilidade, Climatério e outros assuntos relacionados.

A disciplina aborda a avaliação teórico/prática em temas relacionados à vitalidade fetal, incluindo dopplerfluxometria, perfil biofísico fetal e cardiotocografia, assim como a utilização de partograma e critérios de aplicabilidade de fórceps e vácuo extrator, com atividade prática em manequim. São abordados conhecimentos sobre restrição de crescimento intrauterino, interpretação e leitura da cardiotocografia, dopplerfluxometria, perfil biofísico fetal, fórceps de alívio e rotacional, e vácuo extrator.

Serão abordados assuntos como Autonomia do Médico e aspectos legais da medicina atual.

A disciplina aborda temas relacionados a uroginecologia, como incontinência urinária, prolapsos genitais, infecções urinárias de repetição, ninfoplastia, fístula genito-urinária, entre outros. Também são tratados assuntos como diagnóstico e tratamento de incontinência urinária, estudo urodinâmico, bexiga hiperativa, neuromodulação sacral, leiomiomatose uterina e histeroscopia diagnóstica e moderna.

A disciplina aborda as principais doenças da mama, desde a investigação diagnóstica ao tratamento específico de cada patologia. São abordados assuntos como mamografia, controle de qualidade, rastreamento, doenças benignas, câncer em jovens, tratamentos adjuvantes e neoadjuvantes, câncer avançado Her2 Positivo e câncer avançado RH Positivo.

A disciplina aborda temas de urgência obstétrica, tais como atonia uterina, infecção puerperal, sangramento pós-parto, entre outros. São discutidos conhecimentos relacionados à indução e inibição do trabalho de parto.

A disciplina aborda as especificidades da prematuridade tardia e os impactos das drogas durante o período gestacional.

A disciplina aborda a indução e inibição do trabalho de parto, além do parto pélvico com prática teórica. Também é abordado o calendário vacinal em ginecologia e obstetrícia.

A disciplina aborda a relação entre doenças infecciosas e a especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, com foco em HIV e Sífilis. Também são abordadas informações sobre a epidemia atual de tais doenças.

A disciplina aborda assuntos relacionados à anatomia e fisiologia do trato genital inferior, tratamento de lesões pré-invasivas, infecção pelo HPV, alterações citológicas, técnicas de conização, entre outros temas. São abordados também os corrimentos, prevenção primária, uso crítico da citologia oncótica, exames de DNA e colposcopia, tratamento do condiloma intraepitelial de baixo grau, tratamento das lesões precursoras de câncer de colo, infecções sexualmente transmissíveis e doenças benignas da vulva.

A disciplina aborda assuntos como o câncer de ovário inicial, manejo do câncer do colo uterino, lesões pré-invasivas do trato genital inferior, carcinogênese, rastreamento do câncer ginecológico, estadiamento do câncer ginecológico e diagnóstico e tratamento de massas ovarianas. Serão abordadas também a interpretação das alterações citológicas e técnicas de tratamento das lesões pré-invasivas do TGI.

A disciplina abordará temas como dor pélvica crônica, síndrome do cólon irritável, adenomiose, patologia anexial, varizes pélvicas, endometriose, entre outros. Os estudantes aprenderão sobre o diagnóstico e exames subsidiários para dor pélvica crônica, bem como o diagnóstico de causas ginecológicas, como endometriose, adenomiose e mioma uterino. Além disso, serão abordados o diagnóstico precoce, marcadores endometriais, quando suspeitar de doença profunda e as opções de tratamento clínico e cirúrgico da endometriose. A disciplina também inclui casos clínicos e outros assuntos relacionados.

A disciplina abordará temas como infertilidade, tratamento de reprodução assistida de baixa e alta complexidade, investigação do casal infértil, marcadores de reserva ovariana, preservação da fertilidade, riscos e complicações, além de casos clínicos em obstetrícia. Os alunos estudarão a fisiologia da reprodução humana e do ciclo menstrual, epidemiologia e fatores causais da infertilidade, entre outros tópicos.

Serão abordados assuntos como Sexualidade, Transtornos da Sexualidade, Psicossomática Feminina, Climatério e demais assuntos relacionados

Serão abordados assuntos como Climatério, Menopausa, Anticoncepção e outros assuntos relacionados.

NOSSOS PROFESSORES

Dr. Paulo
Chinen

Coordenador

CRM: 82568-SP
RQE Nº: 43419

Ana
Canosa

Professora

Ana Carolina
Anacleto Falcão

CRM: 165123-SP
RQE Nº: 113854

Ma. Ana
Carolina Caetano

CRM: 124688-SP
RQE Nº: 73634

Me. Michel
Laks

Professor

Ma. Karine Rhein
Gavioli Micheletti

CRM: 149972-SP
RQE Nº: 58593

Eliezer
Berenstein

CRM: 32414-SP
RQE Nº: 11456

Dr. Fábio
Roberto Cabar

Professor

Dra. Mariana
Costa Rossette

Professora

Dr. Guilherme
Rago Lobo

Professor

Isabela
Maria Alvim

Professora

Dr. João
Cesar Lyra

Professor

Isis Quaresma
Zimberknopf Pires

CRM: 162979-SP
RQE Nº: 70035

Cristiano
Busso

Professor

Rogério
Fenile

Professor

Maria Eugênia De
Cassia Lopes

CRM: 19814-SC
RQE Nº: 23748

O QUE FALAM DO CURSO

“Gosto do curso, os conteúdos satisfazem minhas expectativas e tenho certeza que virão pra somar a minha carreira médica!!”

Ivano Galassi Neto – IBCMED

“Excelente atendimento. Funcionários sempre dispostos a nos atender. Acompanho o curso desde 2016 e tenho notado uma evolução significativa para melhora! Estão de parabéns! Já indiquei para vários colegas!”

Aldir Guimarães Dias – IBCMED

“O professor faz as aulas serem mais didáticas e mais clara. As aulas são super didáticas estou aproveitando muito.!”

Jeannini Rivero Castedo – IBCMED

DIFERENCIAIS DO IBCMED

+4000

Alunos pós-graduados

+20

Cidades do Brasil

ENSINO PRÁTICO

Treinamentos práticos e atendimentos presenciais

100%

Professores mestres, doutores e especialistas

RECURSOS DIGITAIS

Para ampliar o acesso a fontes confiáveis aos alunos, o IBCMED oferece plataformas com base de informações médicas e bibliotecas digitais como.

O DynaMed combina dados baseados em evidências de alta qualidade, orientação especializada e uma interface amigável e personalizada para fornecer respostas precisas de forma rápida no atendimento ao paciente.

A Biblioteca A reúne o conteúdo digital do Grupo A Educação e seus selos editoriais: Artmed, Artes Médicas, Bookman, McGraw-Hill e Penso.

O IBCMED Prime é um streaming médico com mais de 950 vídeos, áudios e artigos, produzidos por Doutores, Mestres e Especialistas. Com conteúdos de diversas especialidades médicas, a plataforma auxilia no seu desenvolvimento profissional.

CERTIFICAÇÕES

Após conclusão e aprovação no curso, seu certificado será emitido pela nossa parceira, Universidade São Judas, que está entre as melhores universidades de Medicina do Brasil, tendo conceito máximo institucional EAD (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação.

PARCERIA

Com quase 50 anos de atuação e mais de 37 mil alunos, a Universidade São Judas está entre as melhores universidades de Medicina do Brasil e junto com a Inspirali desenvolvem e habilitam competências para tornar o aluno, o médico do futuro.

A Universidade e a Inspirali permitem que o curso seja criado e liderado por uma equipe multidisciplinar de especialistas renomados para criar uma experiência única de aprendizado.

CONHEÇA TAMBÉM OS CURSOS

QUERO ME MATRICULAR