This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Pós-Graduação Médica em
GERIATRIA E GERONTOLOGIA
O curso de Pós-Graduação em Geriatria e Gerontologia prepara você para identificar alterações fisiológicas do envelhecimento. A partir disso, você poderá prevenir, diagnosticar e tratar as principais doenças que acometem pessoas idosas, tais como demências, depressão e Alzheimer, além de abordar outras causas como tonturas e distúrbio do sono.
Quero mais informações
PRÁTICAS
O Objective Structured Clinical Examination – OSCE, ou Exame Clínico Objetivo Estruturado, é um método de avaliação que busca averiguar competências clínicas a partir da execução de tarefas em um intervalo de tempo pré determinado.
Estações online com pacientes, protagonizados por atores e animações de ambientes simulados, são disponibilizadas para a realização de tarefas. O avaliador verifica se os objetivos propostos são atendidos e registra o feedback em documento no formato de checklist, observando a interação do médico com o paciente.
O OSCE é um dos métodos mais confiáveis para avaliação, tanto para certificação profissional quanto para avaliação de profissionais em atividade, tendo sido inclusive utilizado no exame nacional de revalidação de diplomas médicos (REVALIDA) nos anos de 2015, 2016 e 2017.
A Pós-Graduação em Geriatria e Gerontologia oferece o treinamento online de atendimentos simulados. Nesta disciplina, os alunos terão a oportunidade de assistir uma condução clínica da professora com um ator, em um período de tempo determinado, simulando um Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE), a fim de demonstrar e capacitar a turma para a realização da prática do OSCE. Após a simulação, o caso é debatido entre os participantes, esclarecendo todas as dúvidas, numa abordagem que busca conciliar teoria e prática.
Esta disciplina conta com um turno de Rounds Clínicos, onde a professora realiza a simulação de três casos, com atores. Essa atividade objetiva estimular o raciocínio clínico e analítico sobre os casos, estimulando os estudantes a desenvolverem conduções clínicas mais assertivas na sua prática médica, a partir do debate e do compartilhamento de diferentes experiências, articuladas com os guidelines mais atualizados.
Nesta disciplina realizamos um turno de OSCE – Exame Clínico Objetivo Estruturado, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver competências clínicas para o atendimento de casos acometidos à pessoa idosa, além de aprimorar suas habilidades para teleconsultas, demanda crescente no cenário contemporâneo, principalmente entre idosos.
ENSINO PRESENCIAL
O ensino híbrido considera as diferentes propostas e indicações que relacionadas levam a reflexão e relato de aulas teórico-práticas através da articulação com aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning – PBL), mas que possam ser realizadas utilizando-se de metodologias ativas articuladas com encontros presenciais.
Os encontros são planejados e equipados para a prática profissional, dando a perspectiva de um cenário real de um caso clínico. Além disso, no ensino híbrido é oportunizado recursos exclusivos aos cursos tais como: podcasts, workshops, ebooks e atividades como MedRounds e Medquiz para testar seus conhecimentos, dentre outros.
As aulas presenciais ocorrem bimestralmente geralmente de sexta a domingo (consulte a grade horária da turma vigente). No mês em que não ocorre o encontro presencial, a turma terá uma aula ao vivo com o coordenador do curso ou convidado, onde irão discutir casos clínicos. O encontro ficará disponível no ambiente virtual (IBCMED+).
ESCOLHA ONDE FAZER SUA PÓS MÉDICA
O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER
Clique nos títulos para ver o restante do conteúdo.
A disciplina consiste em uma apresentação completa sobre o envelhecimento, incluindo as características da infecção pelo SARSCoV-2 em idosos. Além disso, serão abordados conceitos importantes no cuidado com a pessoa idosa, como os objetivos da Geriatria e Gerontologia, a interprofissionalidade, o processo de envelhecimento e as teorias biológicas relacionadas a esse processo. Serão discutidos tópicos como a definição de Geriatria e Gerontologia, conceitos fundamentais na Geriatria, dados epidemiológicos sobre o envelhecimento da população, teorias biológicas relacionadas ao envelhecimento e a avaliação geriátrica ampla, incluindo seus objetivos, importância, instrumentos utilizados e aplicação.
Serão discutidos assuntos como as mudanças fisiológicas do envelhecimento, o exame físico de idosos, imunização, farmacologia e rastreamento de doenças. Serão apresentadas em aula as transformações que ocorrem no corpo dos idosos como parte do processo de envelhecimento, as particularidades do exame físico em idosos, o uso de medicamentos em idosos, incluindo farmacocinética e farmacodinâmica, a importância da imunização em idosos e o rastreamento de doenças comuns em pessoas idosas.
Nesta disciplina, serão estudados temas como a Depressão, Delírio, Distúrbios do Sono, Quedas e Tonturas. Serão analisados aspectos como a epidemiologia, fisiopatologia, critérios diagnósticos, instrumentos de avaliação, fatores predisponentes e precipitantes, tratamento farmacológico e não farmacológico e acompanhamento da depressão. Também serão estudados os distúrbios do sono, incluindo as alterações do sono, insônia e tratamento. Também serão discutidas as quedas, sua epidemiologia, causas, consequências, fatores de risco e tratamento. Por fim, abordarão as tonturas, incluindo suas etiologias, características clínicas, investigação e tratamento.
Rounds Clínicos, onde a professora realiza a simulação de três casos, com atores/atrizes. Essa atividade objetiva estimular o raciocínio clínico e analítico sobre os casos, estimulando os estudantes a desenvolverem condições clínicas mais assertivas na sua prática médica, a partir do debate e do compartilhamento de diferentes experiências, articuladas com os guidelines mais atualizados.
Serão abordados temas como Síndromes Demências, Comprometimento Cognitivo e outras condições relacionadas à saúde do idoso, tais como a Incontinência Urinária, Incontinência Fecal e Constipação Intestinal. Serão discutidos aspectos como o conceito, tipos, investigação, tratamento e acompanhamento das Síndromes Demências e Comprometimento Cognitivo. Além disso, serão estudadas as Demências Potencialmente Reversíveis e as condições de saúde mencionadas, incluindo a sua etiologia, fisiopatologia e tratamento.
Serão discutidos assuntos relacionados a Doenças Neurodegenerativas. Isso inclui a Degeneração Lobar Frontotemporal, suas características, incidência, sintomas, diagnóstico, tratamento e acompanhamento, além de seu diagnóstico diferencial; a Demência por Corpos de Lewy, incluindo sua epidemiologia, características clínicas, diagnóstico, tratamento, acompanhamento e diagnóstico diferencial; Demência Associada ao Parkinson, incluindo suas características clínicas, diagnóstico, tratamento e acompanhamento, assim como seu diagnóstico diferencial; e os Sintomas Psicológicos e Comportamentais nas Demências, incluindo suas características e abordagem adequada.
Nesta disciplina ocorre a avaliação OSCE. O OSCE é um método de verificação de competências clínicas com tarefas em um período determinado. As tarefas são feitas em estações online com pacientes ou animações de ambientes simulados. O avaliador observa e registra o desempenho do médico/estudante com base em checklists. O objetivo é aprimorar habilidades clínicas em casos de idosos e em teleconsultas, demanda crescente no cenário atual.
Serão estudados os temas da Demência Vascular e da Doença de Alzheimer, incluindo sua epidemiologia, fatores de risco, fisiopatologia, métodos de investigação, opções de tratamento farmacológico e não farmacológico, e acompanhamento. Além disso, serão discutidos a Síndrome da Imobilidade, incluindo seus critérios diagnósticos, fatores de risco e tratamento, bem como a Úlcera por Pressão, incluindo sua fisiopatologia, fatores de risco, classificação e abordagem.
Será abordada a epidemiologia do envelhecimento, incluindo as técnicas de triagem e avaliação da composição corporal e nutrição. Também serão discutidos o conceito de idoso frágil, polifarmácia e sarcopenia.
Será abordada a epidemiologia do envelhecimento, incluindo as técnicas de triagem e avaliação da composição corporal e nutrição. Também serão discutidos o conceito de idoso frágil, polifarmácia e sarcopenia.
Conheça a coordenadora do curso
NOSSOS PROFESSORES
O QUE FALAM DO CURSO
“Muito proveitoso, com uma troca de experiência muito boa!”
Lynea Glasyele Cardoso Honorato – IBCMED“Didática e material disponível super útil para minha vida profissional. Sou muito grata pela oportunidade de estar me graduando pelo IBCMED.”
Maria Cristina Maggiora Lago – IBCMED“Curso muito bom, sério e de qualidade!!!”
Daisy Kelly Aparecida – IBCMEDDIFERENCIAIS DO IBCMED
RECURSOS DIGITAIS
Para ampliar o acesso a fontes confiáveis aos alunos, o IBCMED oferece plataformas com base de informações médicas e bibliotecas digitais como.
O DynaMed combina dados baseados em evidências de alta qualidade, orientação especializada e uma interface amigável e personalizada para fornecer respostas precisas de forma rápida no atendimento ao paciente.
A Biblioteca A reúne o conteúdo digital do Grupo A Educação e seus selos editoriais: Artmed, Artes Médicas, Bookman, McGraw-Hill e Penso.
O IBCMED Prime é um streaming médico com mais de 950 vídeos, áudios e artigos, produzidos por Doutores, Mestres e Especialistas. Com conteúdos de diversas especialidades médicas, a plataforma auxilia no seu desenvolvimento profissional.
CERTIFICAÇÕES
Após conclusão e aprovação no curso, seu certificado será emitido pela nossa parceira, Universidade São Judas, que está entre as melhores universidades de Medicina do Brasil, tendo conceito máximo institucional EAD (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação.
PARCERIA
Com quase 50 anos de atuação e mais de 37 mil alunos, a Universidade São Judas está entre as melhores universidades de Medicina do Brasil e junto com a Inspirali desenvolvem e habilitam competências para tornar o aluno, o médico do futuro.
A Universidade e a Inspirali permitem que o curso seja criado e liderado por uma equipe multidisciplinar de especialistas renomados para criar uma experiência única de aprendizado.