7 abordagens de Pediatria Integrativa para um médico conhecer
Conheça algumas das abordagens que são estudadas na pós-graduação em Pediatria Integrativa do IBCMED!
A Pediatria Integrativa é uma prática médica que combina a Medicina convencional com práticas complementares e alternativas para promover a saúde e o bem-estar infantil.
Esse tipo de Pediatria leva em consideração o corpo, a mente e o espírito da criança, bem como seu ambiente, estilo de vida e história médica.
Quer saber mais sobre a prática integrativa na Pediatria? Então, fique conosco e leia os tópicos abaixo!
Pediatria Integrativa: 7 abordagens para você conhecer
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a Medicina Paliativa como: “uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e familiares que estejam lidando com uma doença ameaçadora da vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, ao identificar e tratar precocemente a dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais”.
Em outras palavras, podemos dizer que a Medicina Paliativa é a especialidade que foca no bem-estar dos indivíduos acometidos por doenças terminais ou que causem algum risco à vida.
A Pediatria Integrativa pode ajudar no tratamento de uma variedade de condições pediátricas, como asma, ansiedade, insônia, autismo e outros problemas de saúde comuns na infância.
Isso acontece por meio de uma série de abordagens que os especialistas no segmento podem desenvolver com os pacientes. Veja a seguir!
1. Abordagem Pikler
A abordagem Pikler é baseada na ideia de que bebês e crianças pequenas devem ser tratados com respeito e dignidade.
Essa técnica enfatiza a importância de fornecer um ambiente seguro e acolhedor, bem como permitir que as crianças desenvolvam habilidades motoras e de independência de forma autônoma.
2. Terapia de apreciação da natureza
A terapia de apreciação da natureza envolve a conexão com os recursos naturais para promover o bem-estar físico e emocional.
Isso pode incluir atividades como caminhadas em parques, jardinagem, observação de pássaros, entre outras.
3. Aromaterapia
A aromaterapia envolve o uso de óleos essenciais aromáticos para promover a saúde e o bem-estar.
Os óleos podem ser inalados ou aplicados topicamente e são conhecidos por ter propriedades terapêuticas, como relaxamento, alívio da dor e redução do estresse.
4. Ioga
Ioga é uma prática antiga que combina exercícios físicos, respiração controlada e meditação para promover o bem-estar físico e emocional.
Os exercícios de ioga são frequentemente usados na pediatria integrativa como uma forma de ajudar as crianças a se concentrarem, relaxarem e lidarem com o estresse.
5. Intervenções assistidas por animais
As intervenções assistidas por animais envolvem a interação entre humanos e animais para promover a saúde e o bem-estar de ambos.
Isso pode incluir a visita de animais de estimação a hospitais e escolas. Outro exemplo são programas que usam cavalos ou cães para ajudar no tratamento de crianças com deficiência.
6. Musicoterapia
A musicoterapia é uma abordagem terapêutica que envolve o uso da música para melhorar a saúde e garantir o bem-estar dos pacientes pediátricos.
As atividades envolvem escutar melodias, tocar instrumentos ou cantar. Essas práticas são frequentemente usadas na Pediatria Integrativa como uma forma de ajudar as crianças a relaxarem e lidarem com o estresse.
7. Mindfulness
O mindfulness é uma prática que envolve a consciência plena do momento presente, sem julgamento.
A isso são incluídas técnicas de meditação, respiração controlada e outras práticas que ajudam as pessoas a se concentrarem e a lidarem com o estresse.
Gostou de conhecer essas abordagens? Os médicos especialistas em Pediatria Integrativa desenvolvem uma abordagem centrada na pessoa, desde sua fase neonatal até a adolescência, incluindo todos os elementos do estilo de vida.
Que tal se aprimorar nesse segmento fazendo o curso pioneiro sobre essa abordagem no Brasil? Acesse o nosso site e conheça a pós-graduação em Pediatria Integrativa do IBCMED!
As redes sociais do IBCMED estão sempre trazendo conteúdos de interesse da classe médica. Siga-nos: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.