RQE médico: o que você precisa saber
Tire agora mesmo as suas dúvidas sobre o RQE médico e veja como conseguir esse documento que atesta as especialidades.
Para comprovar que é especialista em determinada área da Medicina, como psiquiatria, dermatologia, gerontologia, pediatria, entre tantas outras, você precisa ter um RQE médico.
Somente com essa validação você poderá anunciar em suas redes sociais, materiais publicitários, bem como colocar no carimbo que é especialista em tal área.
Ela também é obrigatória para quem vai concorrer a vagas de trabalho específicas, bem como participar de concursos públicos.
Dê continuidade à leitura e veja tudo o que você precisa saber sobre o RQE médico.
Afinal, o que é RQE médico?
RQE é uma sigla para “Registro de Qualificação de Especialista”. Trata-se de um documento que mostra que, além de ser graduado em Medicina, você também é especialista em uma subárea.
De acordo com o código de ética do Conselho Federal de Medicina (CFM), um médico não pode divulgar que é especialista caso não possua um RQE.
Como obter um RQE médico?
Para obter o RQE médico, é necessário terminar a residência médica em determinada especialidade ou ser aprovado na prova de especialista da Associação Médica Brasileira (AMB).
Ou seja, se você fizer uma pós-graduação em Endocrinologia e Metabologia, por exemplo, após concluir o curso, deve prestar e ser aprovado na prova da AMB. Somente assim poderá dizer que é especialista na área.
Por que é importante ter um RQE médico?
No Brasil, qualquer profissional registrado no CRM pode realizar qualquer ato médico. Ou seja, um profissional generalista pode tratar de uma doença de pele, mesmo sem ter o título de dermatologista.
Porém, por uma questão de ética e prudência, os médicos só devem executar ações para as quais sejam devidamente habilitados, para que a segurança do paciente não seja colocada em risco.
O RQE médico é uma comprovação de que o profissional estudou determinada especialidade e está apto para desempenhar as atividades a ela relacionadas.
Isso traz muito mais segurança para os pacientes, bem como garante mais oportunidades profissionais aos médicos.
Afinal, é obrigatório ter o RQE para concorrer a determinadas vagas em clínicas e hospitais, assim como participar de concursos para seguir carreira em instituições públicas.
Como solicitar o RQE?
As normas para solicitar o RQE médico variam de acordo com cada especialidade. A solicitação deve ser feita no Conselho Regional de Medicina (CRM) de sua região de atuação.
Geralmente são solicitados documentos como certificados de pós-graduação, atestados de residência, comprovantes de trabalho etc.
Se você ainda não tem um RQE médico, pode começar a se preparar para conquistar esse título. Uma boa maneira de se preparar para as provas de especialidades é cursando pós-graduação em uma instituição de qualidade, como o IBCMED.
Acompanhe as nossas redes sociais e fique de olho em nossas novidades! Estamos no Instagram, no Facebook, no YouTube e no LinkedIn!