Saiba como ter um consultório humanizado
Existem alguns pontos a considerar para ter um consultório humanizado. Leia o nosso artigo e confira!
Nos últimos anos, um assunto recorrente na área médica é o consultório humanizado. Cada vez mais, profissionais da saúde estão atentando para a necessidade de acolher bem os pacientes, já que são inúmeras as vantagens dessa prática.
Sabemos que, por conta da rotina corrida e até mesmo da formação mais técnica que os médicos recebem, muitas vezes a humanização é deixada um pouco de lado. Por isso, é importante seguir alguns preceitos para que o atendimento se torne mais agradável.
Veja 4 dicas para ter um consultório humanizado
Para que você possa ter um consultório humanizado, preparamos algumas dicas. Confira!
1. Treine a sua equipe
O atendimento em um consultório humanizado não se limita ao que acontece quando o paciente está conversando com você. Todas as formas de contato que ele tem com o estabelecimento estão envolvidas na percepção que o indivíduo tem.
Por isso, secretárias, recepcionistas, enfermeiros e outros profissionais devem ser treinados para que executem bem suas funções, sempre acolhendo o paciente da melhor maneira possível.
As pessoas devem ser bem tratadas em conversas pelo telefone, ao chegarem na clínica, em contatos por e-mail etc.
2. Invista em sua infraestrutura
Também é importante que você invista em infraestrutura! A recepção deve ser agradável e acolhedora para que os pacientes se sintam bem ao chegar ao consultório. Invista em jornais e revistas atuais para leitura, ofereça chá, água e café e tenha poltronas confortáveis.
Dentro do consultório, invista em um mobiliário confortável e agradável, além de ter todos os equipamentos necessários para fazer exames ou outros procedimentos de rotina.
3. Saiba se colocar no lugar do outro
Para ter um consultório humanizado, ter empatia é fundamental. Lembre-se que nem sempre os pacientes se sentem à vontade quando vão ao médico. Além disso, existem pessoas que sofrem com a conhecida síndrome do jaleco branco.
Por isso, sempre busque ter uma visão ampla, compreenda o paciente e mostre a ele que você está ali para ajudá-lo.
4. Invista em tecnologia
Você também pode investir em tecnologia para ter um atendimento mais humanizado. Com softwares de gestão, prontuário eletrônico e outros recursos, por exemplo, você conseguirá ter mais agilidade nas tarefas, e isso impacta positivamente na forma como os pacientes percebem a forma como são atendidos.
Por isso, sempre busque investir nesses recursos e tenha mais resultados positivos ao prestar o atendimento humanizado no seu consultório.
O consultório humanizado é muito vantajoso para paciente e profissional! Quando se sentem bem e confiantes, as pessoas tendem a responder melhor aos tratamentos e se fidelizam ao profissional.
Vai colocar essas dicas em prática no seu consultório e torná-lo mais humanizado? Aproveite e veja mais orientações e conteúdos interessantes que temos em outras publicações do nosso blog!