O ano de 2018 foi bastante promissor no que diz respeito aos avanços da Medicina. Cientistas do Brasil e do exterior trabalharam em experimentos que prometem revolucionar os cuidados com a Saúde em um futuro próximo. Vamos relembrar alguns deles?
5 avanços da Medicina em 2018 que você precisa relembrar
1. Testes de vacina contra o câncer
A cura do câncer é um dos avanços da Medicina mais aguardados por pacientes em todo o mundo. Em 2018, a Ciência parece ter dado mais um passo nessa direção.
Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia (CNPEM), em Campinas (SP), conseguiram resultados animadores no tratamento de tumores em camundongos ao combinar diferentes linhagens de células tumorais geneticamente modificadas.
O experimento é um passo importante em direção ao desenvolvimento de uma vacina que estimule o sistema imunológico ao combater a doença.
2. Enzima antitabagismo
Em um experimento realizado com camundongos, o Instituto de Pesquisa Scripps, na Califórnia (EUA), encontrou uma enzima que barra a chegada no cérebro da nicotina, princípio ativo do tabaco.
Caso o experimento funcione com o mesmo sucesso ao ser realizado em seres humanos, a enzima pode servir como base para um tratamento realmente eficaz contra o tabagismo, já que as terapias atualmente disponíveis apresentam altas taxas de recaída.
3. Reprodução entre seres do mesmo sexo
De acordo com um artigo publicado na revista Cell Stem Cell, publicação científica voltada para pesquisas com células-tronco, pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências conseguiram que camundongos do mesmo sexo se reproduzissem.
O experimento, que recorreu às células-tronco embrionárias e à manipulação genética, foi bem-sucedido com relação aos descendentes de ratos fêmeas: toda a prole nasceu em perfeitas condições de saúde, com parâmetros bastante similares aos obtidos na reprodução de maneira natural.
Já no que diz respeito aos ratos machos, a pesquisa não teve o mesmo sucesso: os filhotes nasceram debilitados e toda a prole morreu em dois dias.
4. Diagnóstico precoce do câncer de pâncreas
Outro experimento que figura entre os grandes avanços da Medicina de 2018 diz respeito ao diagnóstico precoce do câncer de pâncreas, um dos tumores mais raros no Brasil, mas altamente letal. Isso porque o diagnóstico é difícil, os sintomas demoram a aparecer e, quando surgem, indicam que a doença está em estágio avançado e é mais resistente ao tratamento.
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos e a Universidade do Minho, em Portugal, conseguiram desenvolver um biossensor que diagnostica precocemente o câncer de pâncreas.
O dispositivo é relativamente barato e pode detectar o biomarcador da doença com excelente sensibilidade e seletividade.
5. Combate mais efetivo ao resfriado
Pesquisadores do Imperial College em Londres, no Reino Unido, desenvolveram um novo tratamento contra o resfriado que não busca atacar o vírus — já que esse está em constante mutação e apresenta diversas variações —, mas o hospedeiro infectado.
O tratamento pode ser capaz de imobilizar qualquer vírus caso seja iniciado no começo da infecção, bem como diminuir os sintomas quando a enfermidade já está em curso. Os testes laboratoriais em seres humanos deverão começar em cerca de dois anos.
Gostou de conhecer ou relembrar os avanços da Medicina em 2018 que podem trazer mudanças significativa na área de Saúde? Então, aproveite para seguir agora mesmo o IBCMED no Instagram, Facebook e LinkedIn e receba sempre em seu feed notícias atualizadas sobre o tema!