Uso racional de medicamentos e o papel dos médicos
Em 5 de maio, é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Saiba mais sobre a data e seus objetivos!
Em 5 de maio, é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, uma data que destaca a importância da conscientização sobre o uso adequado e seguro dos remédios.
Embora os medicamentos possam salvar vidas e melhorar a saúde das pessoas, seu uso incorreto pode causar danos significativos à saúde e até mesmo levar à morte.
É nesse contexto que entra o papel crucial dos médicos na prescrição, monitoramento e orientação aos pacientes. Veja mais informações na sequência!
5 de maio: Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos
Em 1998, o Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Farmácia estabeleceu o Dia Nacional pelo Uso Correto de Medicamentos
Com o tempo, essa data ganhou grande relevância e agora é comemorada como Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.
Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da data é conscientizar a população sobre os perigos da automedicação e do uso indiscriminado de medicamentos, os quais são responsáveis pelos altos índices de intoxicação no País.
Conforme a Organização Mundial da Saúde, o uso racional de medicamentos é caracterizado pelo fornecimento de fármacos apropriados para a condição clínica do paciente, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período apropriado e ao menor custo possível para o indivíduo e para a comunidade.
Dicas para os médicos conscientizarem os pacientes sobre o uso racional de medicamentos
Os médicos têm um papel importante na conscientização dos pacientes sobre o uso racional de medicamentos. Veja algumas dicas que podem ajudar você a orientar seus pacientes sobre essa questão.
Informe sobre a dosagem correta
Os pacientes precisam entender os perigos da automedicação e do uso indiscriminado de medicamentos, incluindo os riscos de intoxicação e interações medicamentosas.
Por isso, sempre explique de forma clara o que pode acontecer caso eles não tomem os remédios conforme a indicação.
Incentive a comunicação
Para se desenvolver como profissional, é interessante que você diversifique as suas experiências. Além de atender em consultório próprio, é uma boa prática trabalhar como plantonista em hospitais e/ou serviços de emergência.
Afinal, é para esses locais que as crianças são levadas quando necessitam de atendimento especializado com urgência.
Coloque em prática as nossas dicas e veja a sua carreira como especialista em emergências médicas melhorar ainda mais os resultados.
Conheça os cursos de pós-graduação do IBCMED e faça a sua matrícula. Temos a certeza de que você não se arrependerá de escolher a nossa instituição.
Ensine a armazenar e descartar os medicamentos corretamente
Ensine os pacientes a armazenar os medicamentos corretamente, evitando exposição à luz solar direta e temperaturas extremas.
Além disso, oriente-os sobre como descartar os remédios que não são mais necessários ou que estão vencidos de forma responsável e segura.
Ao seguir essas dicas, os médicos podem ajudar a promover o uso racional de medicamentos e contribuir para a saúde e o bem-estar de seus pacientes.
Nas redes sociais do IBCMED, você encontra mais conteúdos exclusivos e interessantes para a classe médica. Acompanhe-nos: YouTube, Facebook, LinkedIn e Instagram.