Transição de carreira dentro da Medicina: como mudar de especialidade médica?
Para fazer uma transição de carreira e mudar de área na Medicina, você deve seguir um passo a passo. Confira!
Sentir vontade de fazer uma transição de carreira é algo que acontece com profissionais de praticamente todas as áreas. Não é diferente na Medicina!
É bem comum que os médicos, conforme evoluem na carreira, comecem a se sentir pouco desafiados ou pensem que já atingiram o topo na área em que atuam.
A boa notícia é que, como a Medicina é muito ampla e conta com diversas subáreas, não é preciso deixar de trabalhar como médico para fazer uma transição de carreira. Você pode mudar de área apenas escolhendo uma nova especialidade médica para atuar!
Passo a passo: veja como fazer uma transição de carreira na Medicina
Se você está pensando em iniciar uma transição de carreira na Medicina, temos um passo a passo que pode ser seguido. Acompanhe!
1º passo: busque o autoconhecimento
O primeiro passo para iniciar uma transição de carreira é ter autoconhecimento. Afinal, você não pode desperdiçar tempo e dinheiro em uma área com a qual não se identifica, concorda?
Por isso, entre o leque de opções que a Medicina oferece, veja com qual das subáreas você mais se identifica. Assim, poderá definir seus objetivos com mais clareza.
2º passo: defina seus objetivos
Como você já está no mercado de trabalho, é bem provável que não possa largar tudo para ficar um tempo só estudando e se preparando para a nova área. Por isso, é preciso definir objetivos e fazer um planejamento estratégico muito bem estruturado.
Você pode definir metas e prazos, como conciliar o trabalho atual com os estudos por X meses ou anos, até que possa fazer a transição de forma completa.
3º passo: faça uma pós-graduação
Após definir a nova área da Medicina em que pretende atuar, você deve começar a estudar! Para isso, escolher uma boa instituição de ensino para fazer uma nova pós-graduação é essencial.
Atualmente existem diversos cursos de pós-graduação em Medicina que podem ser feitos de forma totalmente online. A metodologia EAD permite que se estude quando e onde quiser, o que é ótimo para quem, como você, pretende conciliar o trabalho com os estudos.
4º passo: registre a nova especialidade no CRM
Após concluir seu curso de pós-graduação e estar com o diploma em mãos, você deve registrar a nova especialidade no Conselho Regional de Medicina (CRM) da sua região.
Somente assim você poderá atuar na nova área em que se formou, sem ter problemas com seu registro.
5º passo: divulgue a sua nova especialidade aos pacientes
Para começar a atender na nova especialidade, é fundamental investir em estratégias de marketing para atrair pacientes. Investir em anúncios nas redes sociais e nas mídias tradicionais locais é uma boa maneira de fazer isso.
Deve-se, no entanto, sempre ficar atento às regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) para a publicidade médica. Sempre tome todos os cuidados para não infringir nenhuma orientação e acabar sendo penalizado.
Fazer uma transição de carreira é uma ótima alternativa para quem busca superar novos desafios na Medicina. Se você tem essa vontade, comece agora mesmo o seu planejamento!
Gostou deste conteúdo? Veja mais em nossas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.