Na semana em que ainda repercutimos todas as novidades debatidas durante a Global Summit Telemedicine – evento internacional inédito no país, que contou com a participação da Faculdade IBCMED –, nada melhor do que falarmos sobre o tema central do congresso ocorrido em São Paulo: a telemedicina. Vale a reflexão. Se os avanços tecnológicos dos últimos anos têm transformado as relações sociais e profissionais em diversos setores, na área médica não é diferente. No mundo, é cada vez mais comum o uso da telemedicina como tecnologia de aprimoramento da atenção à Saúde. No Brasil, a telemedicina vem progressivamente buscando seu espaço, mas ainda limitada por questões regulatórias.
Mas, afinal, o quanto você conhece sobre esse conceito? Quais são as vantagens e possibilidades do uso da telemedicina no cotidiano do profissional de Saúde? É o que você vai descobrir agora. Acompanhe a leitura!
O que é telemedicina?
A telemedicina nada mais é do que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com o objetivo de ampliar a assistência à Saúde, podendo ser utilizada também para a educação, pesquisa e gestão.
O avanço na aplicação das TICs, aliado à evolução do conhecimento científico, deu um enorme impulso à área nos últimos anos. Com isso, a telemedicina aprimorou a disponibilização de serviços de Saúde à distância, seja para pacientes, hospitais, clínicas ou profissionais da Saúde.
Como a telemedicina é aplicada no dia a dia?
A telemedicina possui vasta aplicabilidade no cotidiano da área da Saúde. Conheça algumas das mais comuns:
Teleconsulta
A modalidade permite que um paciente seja atendido diretamente por um médico ou profissional da Saúde. Seu problema de saúde pode ser diagnosticado e tratado à distância, transferindo para o ambiente digital serviços que normalmente são realizados de maneira presencial.
Para tanto, o profissional se vale de recursos que permitem a troca de informações online, como a transmissão de imagens radiológicas, laboratoriais e o registro no prontuário clínico do paciente.
Teleconsultoria ou Teleinterconsulta
Esta é outra possibilidade interessante, com a utilização dessas plataformas tecnológicas com o intuito de fomentar a troca de informações entre médicos, o que possibilita uma discussão mais profunda do caso e a obtenção de uma segunda opinião em diagnósticos.
Telemonitoramento
Nessa modalidade da telemedicina, é possível realizar, no ambiente digital, o acompanhamento de pacientes, notadamente aqueles com enfermidades crônicas.
A utilização desses recursos possibilita que o doente e seus familiares tenham um papel mais ativo nos seus cuidados, reduzindo assim os riscos de pioras ou recidivas.
Uma de suas aplicações mais comuns é a criação de centrais coordenadas por médicos, em que enfermeiros entram em contato com o paciente crônico, com periodicidade definida pela condição médica, para acompanhamento e orientações. Estes profissionais também podem fazer um monitoramento bastante efetivo através de biosensores que captam e transmitem sinais vitais via softwares desenvolvidos com essa finalidade.
Telecirurgia
Uma das vertentes mais inovadoras da telemedicina, a utilização de recursos como robôs e a realidade virtual, tem provocado uma revolução na maneira como são realizadas cirurgias e outros procedimentos.
Com esse tipo de ferramenta, o cirurgião pode controlar uma cirurgia à distância sem que isso implique a diminuição das informações sobre o estado do paciente. Versátil, a telecirurgia tem aplicabilidade em diversas especialidades da Medicina, contribuindo para o aumento da precisão e segurança em procedimentos cirúrgicos.
Quais são as principais vantagens da telemedicina?
A utilização da telemedicina traz uma série de vantagens a pacientes, médicos e profissionais da Saúde, especialmente no que diz respeito ao atendimento daqueles que residem em localidades onde a falta de clínicos gerais e especialistas é uma questão constante.
Além de garantir um melhor acesso aos serviços de Saúde, também amplia o trabalho colaborativo entre profissionais do mundo inteiro, colocando à disposição do paciente diagnósticos e tratamento onde a distância poderia ser um limitador.
A telemedicina também figura como tecnologia importante de continuidade do atendimento presencial e de aperfeiçoamento dos cuidados à Saúde, contribuindo, assim, para uma melhora global na eficiência dos serviços de Saúde.
Pronto! Agora você já sabe um pouco mais sobre as aplicações práticas e benefícios da telemedicina. E, se você se interessa por assuntos mais tecnológicos e transformadores, que tal conhecer um pouco mais sobre o nosso MBA de Gestão e Inovação em Medicina? As turmas já estão abertas e as aulas iniciam em setembro.