Soft skills na Medicina: o que são e por que você deve desenvolvê-las?
Entenda o que são soft skills e quais são as habilidades mais importantes para profissionais da Medicina.
Soft skills são habilidades comportamentais que os profissionais devem desenvolver para lidar melhor com eles mesmos e com os outros. Tratam-se de questões mais voltadas para a personalidade profissional e que geralmente não são aprendidas nos bancos escolares.
Assim como acontece nas outras áreas, os profissionais de Medicina também devem desenvolver algumas soft skills para conquistarem melhores resultados em sua carreira. É esse o tema deste artigo!
4 soft skills importantes para os profissionais da Medicina
Veja, logo abaixo, algumas soft skills importantes para os profissionais da Medicina e que você precisa desenvolver para atender melhor os pacientes.
1. Boa comunicação
Saber se comunicar bem é muito relevante para os médicos. É preciso saber instigar os pacientes a falar, ouvir as suas queixas com atenção e dar os feedbacks com eficiência.
Lembre que os pacientes não são formados em Medicina. Logo, eles não têm a obrigação de entender termos técnicos da área, por exemplo. Use uma linguagem mais simples ao explicar sobre diagnósticos e tratamentos, até mesmo para não assustar as pessoas.
A boa comunicação também é importante para se relacionar com colegas, como os enfermeiros e médicos de outras especialidades. Assim, fica mais fácil trabalhar em equipe e garantir um atendimento de qualidade aos pacientes.
2. Empatia
Para os médicos, ter empatia é fundamental! Deve-se ter em mente que você está lidando com seres humanos, pessoas com sentimentos, necessidades e trajetórias que, muitas vezes, são diferentes da suas.
Ao comunicar um diagnóstico de doença para um paciente, deve-se ter compreensão sobre a forma como a pessoa vai reagir à notícia. Sempre aponte os caminhos para a cura e coloque-se à disposição para ajudar.
Isso, inclusive, ajuda a fazer com que o paciente tenha mais adesão ao tratamento, melhorando as chances dos resultados serem positivos.
3. Liderança
Muitas vezes o médico assume o papel de líder, tendo que assumir a gestão das equipes ou até mesmo de hospitais inteiros.
Até mesmo em um atendimento de emergência, é o médico quem assume a liderança e coordena as atividades dos paramédicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Por isso, desenvolver essa soft skill é tão relevante para os profissionais da Medicina, que certamente terão que atuar como líderes em algumas situações.
4. Planejamento
Os médicos também precisam ser bons estrategistas, sabendo como planejar diferentes situações e lidar com adversidades.
Ao estudar os exames de um paciente, por exemplo, é necessário verificar quais são os melhores tratamentos e planejar uma estratégia para tratar as doenças e proporcionar mais saúde e qualidade de vida a essa pessoa.
Buscar meios para desenvolver essas soft skills é bem relevante. Por isso, busque sempre melhorar como profissional em sua totalidade e conquiste a confiança dos seus pacientes.
Nas nossas redes sociais, você encontra mais conteúdos muito úteis para profissionais da Medicina. Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!
a