Imagine os cuidados que um recém-nascido exige na sala de parto. Se um pequeno bebê saudável já é frágil, que dirá um que nasça com algum problema grave de saúde. Pensando nisso e visando ampliar a qualificação dos profissionais que optam pela Pós-Graduação em Neonatologia da Faculdade IBCMED, a instituição de ensino acaba de adquirir três manequins de simulação, chamados de “Newborn Anne”, desenhados pela Laerdal para treinamento em Ressuscitação Neonatal.
De acordo com o fabricante, a “Newborn Anne” possui características realísticas de um recém-nascido nos primeiros dez minutos de vida e avaliação clínica natural, sendo ideal para treinar as necessidades específicas de neonatos e para satisfazer os requisitos do curso em treinamento no Programa de Ressuscitação Neonatal (NRP). Segundo o coordenador do curso de Neonatologia da Faculdade IBCMED, Dr. João Cesar Lyra, os simuladores representam recém-nascidos que necessitam receber os principais procedimentos, ainda na sala de parto. “Podemos fazer várias simulações, desde os que nascem bem e ficam direto com a mãe, até os que nascem em situações bastante graves e precisam ser entubados ou encaminhados para a UTI”, adianta Dr. Lyra.
Estímulo aos Alunos
Ao investir nesta qualificação, a Faculdade IBCMED se equipara a grandes centros de treinamento. O coordenador ressalta que ter simuladores assim é um diferencial muito interessante para a instituição, pois capacita os alunos. “Estes módulos práticos contribuem bastante para que o profissional adquira mais segurança nos procedimentos”, avalia Dr. Lyra. O professor observa que os manequins de simulação podem representar situações de estresse, nas quais o tempo para a resolução dos casos é imprescindível. “O treinamento com simulador oferece uma importante oportunidade aos participantes para que eles possam simular situações onde o médico deve tomar decisões rápidas e decidir pelas melhores condutas em pouco tempo”, acrescenta. Entre as atribuições possíveis, a “Newborn Anne” permite que se treine os procedimentos mais importantes de reanimação, como a ventilação pulmonar e o acesso venoso umbilical.