Segunda especialidade médica: como e por que escolher uma?
Já considerou ter uma segunda especialidade médica? Leia nosso artigo e veja alguns motivos e oportunidades para dar um novo rumo à sua carreira!
Você está se sentindo estagnado na sua carreira na Medicina? Então, talvez, tenha chegado o momento de escolher uma segunda especialidade médica.
Se fizer isso, você voltará a estudar, terá contato com novas pessoas e certamente enfrentará novos desafios que trarão muita motivação.
Quer saber por que e como escolher uma segunda especialidade médica? Então, é só continuar lendo este artigo!
Motivos para escolher uma segunda especialidade médica
São diversos os fatores que podem motivar você a buscar por uma segunda especialidade médica. Veja, a seguir, os principais!
1. Oportunidade de adquirir novos conhecimentos
Ao decidir ter uma segunda especialidade médica, você precisará buscar novos conhecimentos. Será preciso investir em uma pós-graduação para se especializar na nova área, por exemplo.
Conhecer coisas novas é sempre muito bom! Além disso, você se sentirá desafiado a aprender mais e se aperfeiçoar como profissional.
2. Aumento dos ganhos financeiros
O Conselho Federal de Medicina (CFM) permite que os médicos atendam pacientes em até duas especialidades. Logo, vale a pena ter uma segunda especialidade médica para aumentar a sua gama de pacientes e, por consequência disso, ganhar mais.
O aumento de ganhos financeiros fica ainda mais possível quando você começar a atender uma especialidade que tem relação com a que você atua atualmente.
Se você é pediatra, por exemplo, pode fazer uma pós-graduação em Psiquiatria Infantil e também atender pacientes pediátricos com transtornos psiquiátricos.
3. Novas oportunidades
Ter uma nova especialidade pode abrir caminhos para novos desafios e oportunidades. Ao cursar a pós-graduação, você pode ser convidado para participar de projetos de pesquisa, apresentar trabalhos em congressos etc.
Dicas breves para escolher uma segunda especialidade médica
Escolher uma segunda especialidade médica é algo que exige muita reflexão. Afinal, você estará investindo tempo e dinheiro nisso. Veja algumas dicas breves para não errar.
Escolha uma área da Medicina com que mais se identifique
Como você já atua como médico há algum tempo, já deve ter tido contato com casos que envolvem diferentes áreas da Medicina.
Assim sendo, reflita com qual delas você mais se identifica e veja as oportunidades de residência e pós-graduação.
Veja quais as áreas que mais demandam profissionais
Se você busca uma segunda especialidade médica para se recolocar ou buscar novos desafios no mercado de trabalho, pode pesquisar pelas áreas da medicina que mais demandam profissionais.
Atualmente a procura por médicos peritos é bem grande. Logo, fazer uma pós-graduação em Perícia Médica pode ser uma alternativa, por exemplo.
Verifique as possibilidades de conquistar o novo título
Buscar novas oportunidades profissionais requer tempo. Logo, pode ser interessante você fazer um curso EAD, que pode ser realizado quando e onde quiser.
Para quem já trabalha e tem uma rotina corrida, essa é uma excelente forma de conquistar o novo título.
Gostou da ideia de ter uma segunda especialidade médica no currículo? Então, não perca mais tempo e corra atrás dessa oportunidade!
O IBCMED oferece diversos cursos de pós-graduação nas mais diversas áreas da Medicina para que você possa se qualificar sempre. Confira as opções em nosso site!