Quantos médicos atuam no Brasil hoje? Qual é o perfil desses profissionais e de que maneira estão distribuídos? Essas são algumas das perguntas respondidas pelo estudo Demografia Médica 2018.
Com a coordenação de Mário Scheffer, professor da Faculdade de Medicina da USP, e apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), o estudo apontou um crescimento da população médica no Brasil que alcançou a marca dos 452.801 médicos ou 2,18 médicos por mil habitantes.
O número, apesar de expressivo, ainda é pequeno quando comparado aos de países mais desenvolvidos, especialmente na Europa. Na França, por exemplo, o número de médicos por mil habitantes está na ordem de 3,6, enquanto na Áustria o índice chega a 4,8 profissionais a cada mil habitantes.
Demografia Médica: aumento da presença feminina é um dos destaques
O crescimento no número de profissionais levou também a uma mudança de perfil da classe. Segundo o estudo, dos 452.801 médicos atuantes no país há uma parcela mais jovem, e a presença feminina é cada vez mais expressiva no contingente de profissionais.
Ainda que os homens sejam a maioria (54,4%) no número total de médicos, a distância entre os grupos vem caindo a cada pesquisa, e as mulheres já representam a maior parte dos profissionais mais jovens.
No grupo de até 29 anos, as profissionais do sexo feminino já representam 57,4% do total, enquanto na faixa que vai dos 30 aos 34 anos, as mulheres somam 53,7%.
A Demografia Médica também traz um panorama da distribuição desses profissionais pelo território nacional. Região mais populosa do Brasil, o Sudeste possui a maior razão de médicos por mil habitantes (2,81), enquanto a menor fica na região Norte (1,16).
O estado de São Paulo, por exemplo, concentra 21,7% da população e conta com 28% dos profissionais. Na outra ponta está o Maranhão, estado que tem apenas 0,87 médico a cada mil habitantes.
Estudo aponta especialização médica como tendência entre profissionais
A Demografia Médica aponta ainda que os médicos brasileiros estão cada vez mais cientes da importância da atualização e aprofundamento para conquistar boas oportunidades de carreira: 6 em cada 10 profissionais possuem título de especialista.
Atualmente, o Brasil conta com 282.298 especialistas, contra 169.479 generalistas, ou 1,67 especialista para cada generalista, dados que indicam uma curva de crescimento no número de profissionais com esse perfil.
A região com maior número proporcional de médicos especialistas é a Região Sul, com 2,27 para cada generalista – são 47.482 profissionais com o título contra 20.948 generalistas – e a menor, a região Norte, com 1,06 especialista para cada generalista, ou 10.766 profissionais que se especializaram e 10.118 que optaram por não dar continuidade aos estudos.
A Demografia Médica também apontou as especialidades com maior procura pelos profissionais. A lista é encabeçada pela Clínica Médica, que concentra 11,2% dos titulados do país, seguida pela Pediatria, com 10,3%. Ginecologia e Obstetrícia é outra especialidade em alta no Brasil, com 8% dos titulados. Todos esses cursos de especialização médica são oferecidos pelo IBCMED.
Gostou de saber um pouco mais sobre os dados coletados pela Demografia Médica 2018? Aproveite também para seguir o IBCMED no Facebook e LinkedIn para receber em seu feed notícias atualizadas sobre a área médica!