Adiantamos alguns tópicos que serão abordados durante o painel sobre as “Dificuldades do Diagnóstico em Oncopediatria”, no IBCMED Experience Day
Você, médico, já parou para pensar em quais são os principais sintomas do câncer infantojuvenil? O tema será pauta do painel “Dificuldades do Diagnóstico em Oncopediatria”, durante o primeiro “IBCMED Experience Day”, produzido e organizado pela Faculdade IBCMED. O evento será realizado no próximo dia 21 de junho (sexta-feira), a partir das 19h30min, na Unidade de São Paulo (Rua Gomes de Carvalho, 1510, 16º andar, no bairro Vila Olímpia). As vagas são limitadas.
O mediador do encontro será o coordenador da Pós-Graduação em Oncopediatria do IBCMED, Dr. Roberto Plaza, hematologista e oncologista pediátrico. Aqui, ele nos adianta alguns tópicos que serão abordados durante o “IBCMED Experience Day”, que contará, ainda, com outros grandes especialistas e pesquisadores da área, que integram a equipe da Pós.
Pergunta: O senhor poderia nos adiantar alguns dos principais sintomas do câncer infantojuvenil?
Dr. Roberto Plaza: Claro. Abaixo, listo algumas especificações, que podem ser consideradas:
- Hematomas e equimoses de aparecimento rápido associadas à palidez cutânea e febre por mais de uma semana (que não melhora com as medicações prescritas) podem sugerir Leucemia Aguda, que é o câncer da medula óssea.
- Cefaleia (dor de cabeça) que dura mais de uma semana e só vai piorando e não melhora com analgésicos, associada a vômitos e, em algumas vezes, à alteração da marcha ou do comportamento (que, inclusive, faz a criança deixar de brincar), pode-se pensar em tumores do Sistema Nervoso Central.
- Aumento progressivo de gânglios linfáticos (as chamadas ínguas) que não estão associados a processos infecciosos e possuem características de serem indolores, endurecidos e aderidos, distribuídos em diferentes localizações do corpo e que perduram por mais de duas semanas, dá para pensar em linfomas.
- Aumento do volume abdominal e observação de uma massa (tumor) na barriguinha da criança, pode-se pensar em tumores abdominais malignos (neuroblastoma e nefroblastoma).
- Já o aparecimento de uma mancha esbranquiçada na pupila, quando exposta à luz, conhecida como reflexo do olho do gato (leucocoria), pensar em retinoblastoma.
Pergunta: Na sua opinião, qual é a maior diferença entre o câncer que surge em crianças e adolescentes para o câncer em adultos?
Dr. Roberto Plaza: Além da raridade, acomete tecidos diferentes do adulto, que são, na maioria, carcinomas (camada epitelial). Nas crianças predominam as leucemias, os tumores do sistema nervoso central, os linfomas e os tumores embrionários. É importante lembrar que, para o câncer na infância, não existe a prevenção primária como no adulto, onde as mudanças para hábitos saudáveis, como não fumar, alimentar-se bem, praticar esportes e proteger a pele podem evitar o aparecimento de diferentes tipos de câncer. Por isso o diagnóstico precoce se faz tão necessário.
Pergunta: Como é mais difícil de prevenir, o que pode ser determinante para salvar a vida de jovens pacientes com câncer?
Dr. Roberto Plaza: Na infância, o principal fator para determinar um bom prognóstico é o diagnóstico precoce e o pronto encaminhamento para hospitais e clínicas especializadas no diagnóstico e tratamento dessas graves doenças da infância.
Pergunta: Por que o senhor defende o diagnóstico precoce?
Dr. Roberto Plaza: Quando se faz o diagnóstico o mais rápido possível, chega-se a níveis maravilhosos de cura, acima de 80%. Além disso, podemos realizar procedimentos cirúrgicos ou complementares menos invasivos, diminuindo a chance de acontecerem sequelas indesejáveis e permanentes no paciente.
Pergunta: Qual é a mensagem que o senhor deixaria para outros médicos?
Dr. Roberto Plaza: Fiquemos atentos à presença ou permanência de possíveis sinais e sintomas em crianças e adolescentes. Na dúvida, encaminhe o seu pequeno paciente a um pediatra ou a um hospital o mais rápido possível. Venha participar do “IBCMED Experience Day” e tire todas as suas dúvidas diretamente com a gente sobre essa doença! Todos juntos no combate ao Câncer Infantojuvenil!
Programação
19h30min: Credenciamento
20h: Início do Painel
21h: Perguntas
21h15min: Happy Hour com chopp e finger food
Inscrições em https://www.sympla.com.br/dificuldades-do-diagnostico-em-oncopediatria–ibcmed-experience-day__540427