Você até anda cogitando cursar uma pós para médicos, mas na hora de colocar o plano em prática, sempre bate aquela dúvida? Afinal, é melhor escolher um curso lato ou stricto sensu? É preciso arranjar tempo para ir às aulas de segunda à sexta? E mais importante: vale mesmo a pena investir dinheiro nisso?
Para descobrir a resposta para todas essas perguntas, prossiga a leitura!
Pós para médicos: 3 dúvidas respondidas
1. Qual é a diferença entre uma pós-graduação lato sensu e uma stricto sensu?
A pós-graduação lato sensu é mais voltada para o aperfeiçoamento profissional. Os conhecimentos obtidos nesse tipo de especialização são direcionados para a atualização e aprofundamento de técnicas, procedimentos, ferramentas e estratégias que você poderá aplicar imediatamente no seu cotidiano.
Justamente por isso, a pós lato sensu é muito valorizada pelo mercado de trabalho. Em geral, quem cursa esse tipo de especialização é visto por recrutadores como um profissional como mais “bagagem”, que está interessado no seu aprimoramento e busca atualização constante.
É a pós ideal para médicos que desejam estar um passo à frente da concorrência, conquistar os melhores postos de trabalho em mercados competitivos e dar um upgrade na carreira.
Já a pós-graduação stricto sensu abriga as formações de mestrado e doutorado. São cursos mais voltados para a área acadêmica, em que o objetivo final é dedicar-se à pesquisa e produzir conhecimento.
2. Se eu me matricular em uma pós para médicos, vou precisar ir às aulas todos os dias?
Não. Para ser considerada válida, uma especialização lato sensu precisa ter carga horária mínima de 360 horas, distribuídas em no máximo dois anos.
Em geral, os encontros presenciais das pós-graduações da área médica acontecem mensalmente ou bimestralmente, o que permite que você ajuste o cronograma de estudo às suas necessidades sem abrir mão das aulas práticas ou do contato direto com alunos e professores.
3. Vale a pena gastar meu dinheiro em uma pós para médicos?
Uma pós para médicos não é um gasto, mas um investimento no seu futuro. Além de ser um diferencial importante no seu curriculum — de acordo com uma pesquisa realizada pela Catho Educação, profissionais com pós-graduação podem ganhar até 53,7% mais que seus colegas sem a mesma titulação —, os conhecimentos obtidos durante o curso contribuem substancialmente para o seu aprimoramento como profissional.
Em outras palavras, você fica mais seguro para lidar com uma série de situações do dia a dia da profissão, o que melhora seu relacionamento com os pacientes e colegas e o deixa mais apto a ocupar cargos de liderança e gestão.
Uma pós para médicos também é um campo fértil para a troca de experiências com colegas que têm objetivos em comum, o que facilita a formação de parcerias profissionais, e com professores com larga experiência prática e teórica, o que amplia sua visão da profissão.
Para que tudo isso aconteça, no entanto, é essencial buscar uma instituição reconhecida pelo mercado, com infraestrutura completa, grade curricular atualizada e docentes altamente capacitados, como o IBCMED!
E então, gostou de saber mais sobre a importância que uma pós para médicos pode ter no seu futuro profissional? Então não perca mais tempo! Escolha a especialização do IBCMED que mais se adapta ao seu perfil e faça sua inscrição agora mesmo!