Pós-graduação médica: diferenças em relação à residência
Saiba o que é uma pós-graduação médica e como ela se difere em relação à tradicional residência!
Grande parte dos estudantes de Medicina que concluem a faculdade seguem os estudos em busca de uma especialização. Para isso, podem seguir diferentes caminhos, como a residência ou pós-graduação médica.
Embora a residência seja o meio mais tradicional de obter o título de especialista em determinada área da Medicina, a pós-graduação médica também é um caminho interessante.
A seguir, veja quais são as principais diferenças entre a pós-graduação médica e a residência. Assim, você poderá ter mais certeza sobre qual caminho seguir!
Entenda como funciona a residência médica
No Brasil, a residência médica é regulamentada desde 1977. Nessa modalidade de ensino, os médicos devem escolher uma área de atuação, como a Pediatria, a Dermatologia, a Psiquiatria, entre tantas outras, para atuar em uma clínica, hospital ou estabelecimento de saúde.
Na residência, o profissional atua como assistente de médicos especialistas na área escolhida, que supervisionam os trabalhos realizados e dão as devidas instruções.
As residências médicas têm duração que varia entre dois e três anos. Nesse período, os residentes passam por avaliações escritas, orais e práticas.
Ao fazer uma residência em um hospital público, o médico recebe uma bolsa paga pelo Ministério da Saúde. Já no caso dos hospitais e clínicas particulares, o profissional recebe um salário pelos serviços prestados.
Vale lembrar que a instituição escolhida para fazer a residência deve ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
No término do período da residência, se o profissional for aprovado em todos os testes, recebe o diploma com o título de especialista na área escolhida.
Agora saiba mais sobre a pós-graduação médica
A pós-graduação médica é uma opção mais viável para os médicos que querem obter uma especialização, mas não dispõem de tempo para entrar para uma residência.
Nesse caso, o profissional deve se matricular em uma faculdade credenciada pelo MEC e que ofereça o curso de especialização na área em que deseja se especializar.
Na pós-graduação médica, o estudante participa de aulas, atividades e simulações de casos reais, sempre com a supervisão de professores mestres e doutores.
Além disso, há várias opções de cursos de pós-graduação médica que podem ser realizados no formato híbrido ou totalmente a distância. Isso dá muito mais flexibilidade para quem já atua no mercado e tem uma rotina corrida.
Ao terminar a pós-graduação, o profissional recebe o título de especialista, mas ainda não pode atuar em hospitais ou participar de pesquisas. Para isso, é necessário fazer uma prova de título de especialista na área em que estudou.
Vantagens da pós-graduação para médicos
A principal vantagem da pós-graduação para médicos é a flexibilidade. Para quem busca uma segunda especialidade ou já atua em consultório próprio, assim como em clínicas e hospitais, essa é uma opção muito mais viável que a residência.
Os encontros das pós-graduações costumam ocorrer aos finais de semana, além de boa parte das atividades serem realizadas online. Dessa forma, capacitando ainda mais para passar na prova de títulos, sem perder em qualidade de ensino.
O IBCMED oferece várias opções de cursos de pós-graduação médica. Acesse o nosso site e confira agora mesmo!