Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que a população mundial vai saltar de 7,6 bilhões de habitantes para 8,6 bilhões em 2030. Em nível global, a expectativa de vida também tem aumentado para os homens (69 anos) e para as mulheres (73 anos). Seguindo esta predisposição, uma pesquisa do IBGE garantiu que a população brasileira superou a marca dos 30,2 milhões de idosos em 2017, o que representa um crescimento de 18% desse grupo etário. E, definitivamente, o envelhecimento da população é uma tendência mundial, tanto pelo aumento da expectativa de vida, quanto pela melhoria nas condições de Saúde e a diminuição da taxa de fecundidade.
Pensando justamente na ampliação da população mais idosa, a Faculdade IBCMED oferece a seus alunos uma Pós-Graduação lato sensu em Geriatria e Gerontologia planejada para médicos que desejam identificar as alterações fisiológicas do envelhecimento, especializando-se em prevenção, diagnóstico e tratamento das principais doenças que acometem as pessoas com mais idade, como demências, depressão e Alzheimer.
Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), este médico utiliza uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes; por isso a consulta é, em geral, mais demorada. Além de lidar com doenças como as demências, a hipertensão arterial, o diabetes e a osteoporose, o profissional também trata de problemas com múltiplas causas, como tonturas, incontinência urinária e tendência a quedas. Ele também fornece cuidados paliativos aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura. Frequentemente, atua em conjunto com uma equipe multidisciplinar, como na avaliação de tratamentos adequados e daqueles que trazem riscos e/ou interações indesejadas.
E o que é a Gerontologia?
A SBGG explica que a Gerontologia é o estudo do envelhecimento nos aspectos – biológicos, psicológicos, sociais e outros com campo científico e profissional dedicado às questões multidimensionais do envelhecimento e da velhice, tendo por objetivo a descrição e a explicação do processo de envelhecimento nos seus mais variados aspectos. É, por esta natureza, multi e interdisciplinar. Na área profissional, visa à prevenção e à intervenção para garantir a melhor qualidade de vida possível dos idosos até o momento final da sua vida.
Como pode atuar o profissional?
Na prevenção: propõe intervenções que se antecipem aos problemas mais comuns que afetam os idosos e orienta a criação de condições adequadas para um envelhecimento com qualidade.
Na ambientação: orienta a criação de condições ambientais para uma vida com qualidade na velhice, focando os mais variados espaços por onde circulam ou vivem pessoas idosas.
Na reabilitação: propõe intervenções quando ocorrem perdas que são resgatáveis e, quando irreversíveis, orienta a criação de condições individuais e ambientais para uma vida digna.
Nos cuidados paliativos: propõe intervenções quando ocorrem doenças progressivas e irreversíveis, abrangendo aspectos físicos, psíquicos, sociais e espirituais, com atenção estendida aos familiares, visando o maior bem-estar possível e a dignidade do idoso até a sua morte.
Pós-graduação
O médico que cursar a Pós-Graduação lato sensu em Geriatria e Gerontologia da Faculdade IBCMED estará capacitado a atuar no gerenciamento de unidades de saúde, em departamentos de pesquisa de laboratórios e institutos ou na área da educação, para lecionar em universidades. O profissional poderá atuar, também, no setor público (hospitais, órgãos de fiscalização e unidades de saúde) e prestar concursos públicos. O programa do curso tem duração de 12 meses, e sua estrutura curricular está dividida em encontros bimestrais.
Invista agora em sua carreira e tenha um futuro promissor! Aproveite para se inscrever o quanto antes. As turmas já estão abertas! Aulas com início em março!