Plano de negócios para clínica ou consultório: como e por que fazer?
Confira um passo a passo para fazer um plano de negócios bem estruturado para a sua clínica ou consultório médico.
A pesquisa Demografia Médica apontou que 59,9% dos médicos brasileiros trabalham em clínicas ou consultórios privados. Desses, 68,6% são donos do próprio estabelecimento, o que demonstra a importância de saber como fazer um bom plano de negócios.
Podemos definir o plano de negócios como um documento que descreve todos os objetivos de um negócio e quais os passos para que eles sejam alcançados.
Continue a leitura para saber mais sobre como fazer e a importância de estruturar um plano desse tipo para a sua clínica ou consultório.
Por que fazer um plano de negócios para um consultório médico?
O plano de negócios reúne informações importantes sobre o empreendimento, bem como o cenário em que ele está inserido.
Tal documento é muito importante para as empresas, tendo em vista que faz com que elas tenham um norte, ou seja, um caminho para seguir e alcançar seus objetivos.
Na prática, funciona como quando você analisa os exames de um paciente e define um plano para que ele se cure de uma doença e tenha mais qualidade de vida.
Ou seja, com base nos dados e nas informações do plano de negócios, você direcionará da melhor maneira possível as ações do consultório para que ele cresça e se desenvolva de forma saudável.
Passo a passo: veja como fazer um plano de negócios para sua clínica ou consultório
Pronto para fazer um plano de negócios para a sua clínica ou consultório? Então, confira o passo a passo!
1º passo: faça uma análise de mercado
Inicialmente, você precisa fazer uma análise de mercado. A ideia é que você faça um mapeamento de quem são os seus clientes, concorrentes e parceiros, como laboratórios, colegas de outras especialidades etc.
Feito isso, liste todos os serviços do seu consultório, estabeleça uma tabela de preços para consultas particulares, os convênios de saúde com que fará parceria etc.
2º passo: crie um plano de marketing
Para que a sua clínica ou seu consultório se torne conhecido e procurado pelos pacientes, deve-se investir em marketing.
Você pode fazer anúncios em mídias locais, criar conteúdo para as redes sociais, investir no desenvolvimento de uma identidade visual impactante etc.
Vale a pena contratar um consultor ou agência de comunicação para dar um suporte nesse momento.
3º passo: faça o plano operacional
O plano operacional descreve tudo o que você precisa para que o seu negócio funcione.
Você precisa listar todos os recursos necessários, como móveis para a sala de espera e recepção, equipamentos médicos, medicamentos, entre outros.
4º passo: estruture o plano financeiro
Na fase do planejamento financeiro, deve-se decidir quais investimentos serão priorizados, bem como as fontes de renda do negócio.
Questões como o fluxo de caixa e capital de giro também são definidas aqui. É sempre bom contar com o suporte de um profissional da contabilidade para ajudar nesse momento.
Esses são os pilares básicos de um plano de negócios. Busque mais informações e elabore o documento, que é muito importante para garantir o sucesso do seu consultório.
Veja mais dicas e conteúdos interessantes para médicos em nosso blog! Ele é constantemente atualizado com informações de qualidade para profissionais da Medicina.