No último domingo (1º/09) comemoramos o Dia do Endocrinologista. O Endocrinologista é o especialista em Endocrinologia e Metabologia. O que representa a Endocrinologia e Metabologia para esse especialista?
A Endocrinologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo e à análise das glândulas endócrinas, suas doenças e suas funções. O nome “Endocrinologia” é derivado do grego, endo = interno, e krino = separar, secretar, ou seja, “secreção interna”, referindo-se aos hormônios.
A metabologia é o estudo do metabolismo humano, ou seja, o estudo do conjunto de mecanismos químicos que o organismo necessita para a formação, desenvolvimento e renovação de estruturas celulares, bem como para a produção da energia requisitada às manifestações interiores e exteriores da vida, tendo como fonte elementar de energia os alimentos que consome. A palavra metabologia é derivada do grego, sendo que metábole = transformação, mudanças e logos = palavra escrita ou discurso.
A Endocrinologia caminha lado a lado com a metabologia e essas, por sua vez, interagem com diversas outras especialidades, principalmente a nutrologia, cardiologia, dermatologia, ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, neurologia e reumatologia.
Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, as principais áreas de atuação do Endocrinologista são as seguintes:
- Andropausa
- Colesterol e Triglicerídeos
- Crescimento
- Diabetes
- Distúrbios da Menstruação
- Distúrbios da Puberdade
- Doenças da Glândula Suprarrenal
- Doenças da Hipófise
- Excesso de Pelos
- Obesidade
- Osteoporose
- Reposição Hormonal da Menopausa
- Tireoide
Minha dica para o médico que quer seguir essa especialidade é sempre a mesma: “Estejam preparados para estudar bastante fisiologia para construir uma base sólida, atualizem-se sempre e sejam éticos, seguindo as recomendações das sociedades que regulam a nossa área”.
E o que representa a Endocrinologia e Metabologia para mim?
A Endocrinologia é uma área fascinante e complexa da Medicina e, cada dia que passa, me deixa mais apaixonada. Mas, acima de tudo, me faz lembrar diariamente o motivo pelo qual escolhi ser médica: de cuidar sempre, fazer o mal, jamais!
Parabéns para todos os Endocrinologistas!
Autora: Monica Dias Cabral, coordenadora e professora da Pós-Graduação em Endocrinologia da Faculdade IBCMED. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1993, Residência Médica em Clínica Médica e em Endocrinologia pelo Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE/PUC- RJ), em 1998. Possui Mestrado e Doutorado em Endocrinologia pela UFRJ e Doutorado em Endocrinologia pela UFRJ.