Você já parou para pensar se o seu consultório é focado na experiência do paciente? Esse é um questionamento que todo médico precisa ter se deseja destacar-se no mercado, que valoriza cada vez mais a formação humanística.
Afinal, se as pessoas se sentirem bem no estabelecimento, elas voltarão em outros momentos em que for necessário. Além disso, também podem divulgar os seus serviços para amigos e familiares.
A seguir, explicaremos mais sobre o tema para que você saiba o que é, de fato, a experiência do paciente. Também falaremos sobre como colocar isso em prática no seu consultório. Acompanhe!
Afinal, o que é a experiência do paciente?
No livro “Comunicação tem remédio: a comunicação nas relações interpessoais em saúde”, a pesquisadora Maria Júlia Paes da Silva a experiência dos pacientes em consultórios médicos e hospitais.
Ela destaca que o paciente precisa ser bem tratado e se sentir satisfeito de forma ampla e não apenas no momento da consulta médica. Se alguém telefona para o consultório para agendar um atendimento, por exemplo, e a secretária que atender a chamada não for simpática, a experiência será negativa.
Se ao chegar no consultório a sala de espera não for adequada, com móveis confortáveis, por exemplo, mais uma vez o usuário não se sentirá bem.
A experiência do paciente, portanto, está relacionada com toda a sua jornada, desde quando ele entra em contato pela primeira vez.
Como proporcionar uma boa experiência para os pacientes?
Algumas boas práticas podem ser executadas para que os pacientes se sintam melhor nos consultórios médicos. Veja, a seguir, alguns exemplos!
Seja atencioso
Dê atenção aos pacientes, demonstre interesse e faça-os se sentir à vontade para que se abram e possam ser francos sobre os sintomas que estão sentindo. Lembre que algumas pessoas têm a síndrome do jaleco branco e ficam intimidadas na frente dos médicos.
Treine todos os seus colaboradores
Recepcionistas, secretárias, enfermeiros e todos os profissionais que fazem parte da sua equipe precisam ser muito bem treinados. Eles precisam compreender como tratar os pacientes, sempre de forma cordial.
Evite jargões técnicos
Na comunicação com os pacientes, evite jargões técnicos. Termos muito específicos da medicina podem não ser do entendimento de pessoas leigas. Por isso, use uma linguagem mais simples e que possa ser compreendida por todos.
Tenha uma infraestrutura adequada
É importante que você tenha uma boa infraestrutura em seu consultório. Invista em uma sala de espera com móveis confortáveis e uma decoração bonita, utilize equipamentos de qualidade e tecnológicos no consultório etc. Tudo isso passa uma imagem mais positiva.
Pratique o marketing de relacionamento
A experiência do paciente não termina quando ele sai da consulta. Se você solicitou exames, ele deverá voltar para mostrar os resultados, por exemplo. Além do mais, deve-se incentivar as pessoas a fazerem consultas de rotina, uma vez que isso ajuda a descobrir doenças e problemas de saúde precocemente.
Para isso, é uma boa ideia investir em marketing de relacionamento. Por meio das redes sociais ou o envio de newsletters, você poderá manter contato com os pacientes. Com isso, vai transmitir a impressão de que se importa com eles, fortalecendo os laços com as pessoas que se consultam com você.
Se o seu consultório ainda não é focado na experiência do paciente, mude isso o quanto antes! Temos certeza que você conseguirá fidelizar os usuários e atrair mais pessoas para o estabelecimento.
E para ficar sempre por dentro de assuntos interessantes para profissionais da Medicina, acompanhe o nosso blog com frequência! Nossa missão é deixar você bem informado.