O que saber sobre o TEP, Título de Especialista em Pediatria
Para obter o TEP, você precisa fazer uma prova, que deve ser realizada em maio. Leia o nosso artigo e confira! Editoria: Carreira Tags: Atualização
Para que possa atuar como pediatra, o médico dessa área, além de cursar uma pós-graduação, precisa ter um Título de Especialista em Pediatria (TEP). Trata-se de um documento emitido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Associação Médica Brasileira. Para obtê-lo, é preciso ser aprovado em uma prova, que certifica os conhecimentos do profissional para atuar na área.Para que você saiba mais sobre o tema, desenvolvemos este artigo, que esclarecerá os principais questionamentos sobre o TEP. Acompanhe!
Como deve ser feita a inscrição para a prova do TEP? E onde a prova é realizada?
A inscrição para a prova do TEP deve ser feita no site da SBP, até o dia 7 de abril de 2020.A lista de locais em que a prova é realizada será divulgada no dia 23 de abril de 2020.
Como funciona a prova do TEP?
A prova é composta de duas partes: uma teórica e outra teórico-prática. Ambas são de caráter obrigatório.A realização deverá ser realizada no dia 31 de maio de 2020.
Quais são os documentos necessários para fazer a prova do TEP?
Para realizar a prova do TEP, os candidatos deverão comprovar ser portadores de alguns documentos, enviando cópias para a filiada regional da TEP. Tratam-se dos seguintes:
- CRM definitivo;
- Certidão de Regularidade para o Exercício Profissional;
- Comprovação do treinamento em Pediatria.Para comprovar o treinamento em Pediatria, é necessário um dos documentos a seguir:
- Cópia autenticada do certificado de programa de Residência Médica em Pediatria, reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica, com período mínimo de dois anos;
- Cópia autenticada de Declaração do Coordenador do Programa de Residência Médica;
- Cópia autenticada de certificado de Pós-Graduação em Pediatria, realizada no Brasil e com reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC);
- Comprovação de exercício de atividade profissional e pediatria por, no mínimo, seis anos ininterruptos.
O que é necessário para ser aprovado no exame do TEP?
A prova teórica do TEP é composta de 50 questões de múltipla escolha, valendo dois pontos cada uma. Para ser aprovado, é necessário acertar pelo menos 50% delas.Já a prova teórico-prática é baseada em casos clínicos simulados. Ela é constituída de cinco questões discursivas, com peso 6. Da mesma forma, será eliminado o candidato que obtiver menos de 50% de aprovação.A definição da nota final é feita por meio do seguinte cálculo:
(nota da prova teórica x 4) + (nota da prova teórico-prática x 6) / 10
Serão considerados aprovados todos os candidatos que tiverem nota maior ou igual a 60.Agora que você já sabe mais sobre o TEP, é só fazer a inscrição e estudar para garantir a sua aprovação.Siga acompanhando o nosso blog para ler mais artigos relevantes para a sua carreira!