Atuar fora do consultório e construir uma trajetória que não priorize o ambiente clínico-hospitalar é um desejo comum entre médicos com perfil mais arrojado. Engana-se, porém, quem acredita que as possibilidades de atuação para esse tipo de profissional sejam escassas.
Algumas áreas estão sempre em busca de médicos altamente capacitados e que tenham afinidade com projetos que não estão ligados à rotina de um consultório. Quer saber quais são elas? Acompanhe a leitura e explore novas possibilidades!
3 pós-graduações para quem quer atuar fora do consultório
1. Perícia Médica Judicial
Versátil, a Pós-Graduação em Perícia Médica Judicial é uma ótima opção para médicos que desejam atuar fora do consultório, mas querem manter as suas atividades em clínicas e hospitais.
Uma vez concluída esta Pós-Graduação, é possível prosseguir com o seu trabalho atual e abrir um espaço em sua agenda para atuar como assistente técnico, produzindo argumentos técnico-científicos e apresentando laudos sobre questões ligadas a acontecimentos ou pessoas em um processo judicial.
O profissional pós-graduado em Perícia Médica pode atuar junto às Justiças Estadual, Federal e do Trabalho, bem como investir na carreira acadêmica, lecionando em universidades ou exercendo a função de pesquisador.
2. Medicina do Esporte
Outra opção interessante para quem quer explorar novas possibilidades e atuar fora do consultório é a Pós-Graduação em Medicina do Esporte.
Os profissionais dessa área têm como objetivo principal analisar e orientar praticantes de atividades físicas, sejam eles atletas profissionais ou não. Para tanto, podem trabalhar em locais como academias, centros desportivos, clubes, agremiações, universidades e centros de controle antidoping.
A área de atuação da carreira é bastante ampla. Os médicos com Pós-Graduação em Medicina do Esporte podem trabalhar, por exemplo, na avaliação de risco, prevenção e tratamento de lesões de atletas de alta performance, na recomendação de hábitos e treinamentos adaptados para pacientes de todos os níveis de condicionamento e, também, na reabilitação de portadores de doenças crônicas.
3. Medicina do Trabalho
Quer atuar fora do consultório, mas não tem afinidade com as áreas Jurídica e Esportiva? Uma outra possibilidade a ser explorada é a Pós-Graduação em Medicina do Trabalho.
Profissionais pós-graduados nessa área podem prestar seus serviços em empresas públicas ou privadas, em organizações sindicais, no sistema judiciário, como capacitador profissional ou atuar como consultor privado.
A Pós em Medicina do Trabalho tem como objetivo formar profissionais que estejam aptos a desenvolver ações de Saúde para colaboradores de instituições, elaborar exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, mudança de função e demissional dentro do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), bem como prestar assessoria para a normatização da Saúde e Segurança do Trabalho.
Como você pode ver, o médico que deseja atuar fora do consultório encontra nos cursos de Pós-Graduação uma série de opções que podem ampliar seus horizontes profissionais e tornar sua rotina mais dinâmica e estimulante.
Gostou dessas dicas para a sua carreira? Se esse é um dos seus objetivos profissionais, conheça agora mesmo os cursos de Pós-Graduação oferecidos pelo IBCMED e dê o primeiro passo para transformar o seu projeto em realidade!