Médico virtual: o que saber para trabalhar remotamente
Veja quais são as opções para você atuar como médico virtual e os requisitos técnicos necessários para ter sucesso nessa jornada.
A prática da Medicina está evoluindo com a tecnologia, e o conceito de médico virtual, impulsionado pela telessaúde, é uma realidade cada vez mais presente.
Cabe lembrar que, desde abril de 2022, quando o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução CFM nº 2.314, a telemedicina é regulamentada no Brasil.
Isso quer dizer que você, como médico, pode realizar algumas de suas atividades e dos seus atendimentos em formato online. Saiba mais!
Formatos de atuação para um médico virtual
Apesar de muitas pessoas utilizarem o termo telemedicina para se referir a consultas online, os serviços abrangem muito mais do que isso.
Conforme a legislação vigente, há pelo menos sete possibilidades de atuação para um médico virtual. São elas: · Teleconsulta: trata-se da consulta realizada entre médico e paciente que estão em diferentes localidades, utilizando tecnologias como a internet;
- Teleconsultoria: é o ato de fornecer consultoria que pode envolver médicos, profissionais de saúde ou administração, orientando sobre questões administrativas e ações mais abrangentes relacionadas à saúde;
- Teleinterconsulta: refere-se à consulta realizada entre médicos com o objetivo de oferecer suporte diagnóstico, terapêutico, clínico ou cirúrgico;
- Telediagnóstico: consiste na emissão de laudos ou pareceres de exames por meio do envio de gráficos, imagens e dados pela internet;
- Telecirurgia: envolve a realização de operações com o suporte de um robô, controlado à distância pelo cirurgião;
- Televigilância ou telemonitoramento: é o ato de supervisionar, indicar, orientar e monitorar parâmetros de saúde ou doença por meio de avaliação clínica ou aquisição direta de imagens, sinais e dados de equipamentos ou dispositivos agregados ou implantados nos pacientes;
- Teletriagem: é a avaliação remota da condição clínica do paciente, com o objetivo de encaminhá-lo ao serviço de saúde ou especialista adequado.
Vantagens de ser um médico virtual
Atuar como médico virtual é bastante vantajoso. Entre outros benefícios, o profissional usufrui de:
- Acesso ampliado a pacientes: médicos virtuais podem atender pacientes de áreas remotas ou com mobilidade reduzida, ampliando o acesso à saúde;
- Flexibilidade de horário: a Medicina virtual permite maior flexibilidade de horário, beneficiando tanto médicos quanto pacientes;
- Redução de custos operacionais: menor necessidade de espaço físico traduz-se em economia nos custos de manutenção de um consultório.
Requisitos técnicos específicos
No que se refere aos requisitos técnicos, é imprescindível ter um sistema confiável e seguro para a emissão digital de documentos médicos como atestados, laudos e receitas.
O programa deve assegurar a confidencialidade e integridade das informações do paciente. Além disso, os atestados e as receitas emitidos digitalmente devem ter validade legal, o que muitas vezes implica em assinaturas digitais certificadas e conformidade com regulamentos de telemedicina.
Ressaltamos ainda que, para receitas, é ideal que haja integração com sistemas de farmácias para facilitar a dispensação de medicamentos.
Atuar como médico virtual representa ser agente de um avanço significativo na forma como os cuidados de saúde são prestados. Que tal fazer parte desse novo momento da profissão e se destacar ainda mais na Medicina?
Uma boa prática é acompanhar o IBCMED nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube