Medicina Paliativa: conheça mais sobre essa área de atuação
Conheça a Medicina Paliativa, especialidade médica que foca na qualidade de vida e no bem-estar dos pacientes com doenças terminais.
Apesar de ainda ser pouco divulgada, a Medicina Paliativa é uma área que está em expansão e tem atraído cada vez mais profissionais.
O objetivo dessa especialidade é dar mais qualidade de vida aos pacientes diagnosticados com doenças sem perspectiva de cura, como o câncer, a AIDS, o Alzheimer, entre outras.
Como ainda há dúvidas sobre a Medicina Paliativa, preparamos este post. Acompanhe e saiba mais sobre essa possibilidade de atuação para médicos.
O que é a Medicina Paliativa?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a Medicina Paliativa como: “uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e familiares que estejam lidando com uma doença ameaçadora da vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, ao identificar e tratar precocemente a dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais”.
Em outras palavras, podemos dizer que a Medicina Paliativa é a especialidade que foca no bem-estar dos indivíduos acometidos por doenças terminais ou que causem algum risco à vida.
Quais são as modalidades de cuidados paliativos que podem ser realizados?
Existem três principais modalidades de cuidados paliativos. A primeira ocorre quando o paciente está hospitalizado e recebe ali os tratamentos que necessita para ter uma vida mais digna.
Outra possibilidade são os cuidados em home care. Nesse caso, os pacientes ficam em casa e, com a ajuda de familiares ou cuidadores, realizam os tratamentos propostos pela equipe médica.
Quando o paciente está em home care, os médicos fazem visitas periódicas, assim como podem realizar teleconsultas, para esclarecer dúvidas mais pontuais ou fazer acompanhamentos.
Finalmente, temos a prática e cuidados paliativos em hospices, que são clínicas especializadas em cuidados de pacientes acometidos por doenças crônicas ou em fase terminal.
Os hospices contam com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais, que atuam em conjunto para atender os pacientes.
Em todas as situações, o foco é sempre no atendimento humanizado e no acolhimento afetivo dos pacientes e seus familiares. Isso ocorre desde o diagnóstico da doença até o suporte à família após a morte do ente querido.
Como se aplica a Medicina Paliativa?
A Medicina Paliativa dá mais autonomia ao paciente, fazendo com que a sua vontade prevaleça em relação à opinião médica.
Ou seja, um paciente diagnosticado com um câncer em estado avançado, por exemplo, pode optar por não fazer uma cirurgia altamente invasiva para a retirada do tumor.
Em vez disso, ele pode optar por tratamentos paliativos, para aliviar os sintomas e ter qualidade de vida até o seu falecimento.
Os tratamentos paliativos são realizados nas esferas físicas e emocionais. Daí a importância de ter uma equipe multidisciplinar, com psicólogos e psiquiatras atuando em conjunto com os clínicos gerais e médicos de outras especialidades.
Para que você saiba mais sobre a Medicina Paliativa, recomendamos a leitura do livro “Cuidados paliativos em geriatria e gerontologia”, escrito por Arnaldo Prata Barbosa, Werther Brunow de Carvalho e Cíntia Johnston.
A obra está disponível para venda em formato de e-book no IBCMED Marketplace. Adquira já o seu exemplar!
As redes sociais do IBCMED estão sempre trazendo conteúdos de interesse da classe médica. Siga-nos: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.