Medicina Esportiva: conheça a área e como é o mercado
A Medicina Esportiva é a especialidade médica voltada para o preparo de atletas amadores e profissionais. Saiba mais!
A Medicina Esportiva é uma área bastante promissora e que pode ser um excelente caminho para os médicos que ainda não definiram qual especialidade seguir.
Preparamos este artigo para que você conheça mais sobre a área e como funciona o mercado de trabalho para esse segmento.
Pensa em ser um médico do esporte? Então, prossiga com a leitura agora mesmo!
O que é a Medicina Esportiva?
A Medicina Esportiva é a especialidade médica responsável pela atenção em saúde das pessoas que realizam exercícios físicos de forma profissional ou amadora.
O foco dessa especialidade é melhorar a qualidade de vida dos atletas e prepará-los para que tenham um melhor desempenho nas habilidades em que competem.
Dessa forma, o profissional especialista em Medicina Esportiva estuda áreas como cardiologia, ortopedia, imunologia, endocrinologia, nutrologia, entre outras.
Quais são as principais atividades do médico do esporte?
O médico do esporte atua realizando avaliações de saúde nas etapas anteriores e posteriores às práticas esportivas dos pacientes.
O profissional requisita e analisa exames, acompanha o desempenho físico do atleta, propõe programas de exercícios físicos e dietas etc.
Geralmente, o médico do esporte atua em conjunto com outros profissionais, como educadores físicos e nutricionistas.
A equipe multidisciplinar é responsável pelo desenvolvimento dos atletas e contribui para que ele alcance melhores resultados nas competições em que participa.
Como é o mercado de trabalho para o especialista em Medicina Esportiva?
O mercado de trabalho para o especialista em Medicina Esportiva é bastante amplo. O profissional pode atuar de forma particular, em consultório ou em instituições do esporte.
Clubes e associações esportivas, academias e clínicas especializadas na preparação e reabilitação de atletas são exemplos de organizações que demandam esse profissional em seus times.
Como se tornar um médico do esporte?
Para se tornar um médico do esporte, o profissional precisa cursar uma pós-graduação em Medicina do Esporte.
A CMB Educação oferece esse curso, que habilita os profissionais para atuarem, de forma multidisciplinar, na avaliação, acompanhamento e tratamento dos praticantes de exercícios físicos, doentes ou sadios.
Além disso, o curso ensina os médicos a contribuírem com o desempenho dos atletas, aprimorando o desempenho, tratando e prevenindo lesões.
No curso de pós-graduação, os alunos também são capacitados para promover a saúde, prevenir doenças, recuperar e reabilitar pessoas com doenças crônicas.
Se você pensa em trabalhar com Medicina Esportiva, portanto, a pós-graduação do IBCMED pode ser a melhor opção para a sua carreira.
Quer saber mais sobre o curso? Então, acesse nosso site e consulte as disciplinas estudadas, corpo docente, carga horária, entre outras informações.