Se você é médico, certamente estudou durante a graduação matérias como Anatomia, Fisiologia e Histologia. Mas o que dizer de plano de negócios, marketing e contabilidade? Provavelmente esses temas ficaram de fora da matriz curricular, não é mesmo? Pois é para suprir essas lacunas que os cursos de MBA na Medicina foram desenvolvidos.
O objetivo desse tipo de pós-graduação é fornecer a profissionais de saúde as competências necessárias para assumir cargos de gestão, em que é preciso realizar com desenvoltura tarefas como liderança de equipes, controle de custos e negociação com fornecedores.
Ficou interessado em agregar esse diferencial ao seu currículo e alçar novos voos na sua carreira? Então acompanhe a leitura!
Afinal, o que é um MBA na Medicina?
Os cursos de MBA na Medicina foram desenvolvidos com o objetivo de capacitar profissionais de saúde nas mais modernas técnicas de gestão, inovação e empreendedorismo da área.
Com isso, além de agregar valor à sua trajetória profissional, a pós-graduação também forma médicos com visão estratégica, capazes de contribuir para a transformação dos sistemas de saúde e assumir cargos de liderança em hospitais, clínicas e consultórios públicos e particulares, ou mesmo de empreender com sucesso e eficiência na área.
Quando desenvolvido por uma entidade antenada com as principais tendências do setor de saúde, o MBA na Medicina também pode capacitar profissionais para fazerem uso de ferramentas tecnológicas capazes de gerar impactos positivos, o que transmite ao mercado — e, consequentemente, aos recrutadores e profissionais em cargos estratégicos — a imagem de um profissional moderno e preocupado em manter-se em constante atualização.
O que vou aprender em um MBA na Medicina?
Embora esse tipo de pós-graduação seja tradicionalmente conhecido por formar líderes para o mundo corporativo, no MBA na Medicina a grade curricular é toda pensada em situações voltadas para a gestão em empreendimentos de saúde.
Com isso, o médico adquire habilidades em áreas como contabilidade, finanças e liderança de equipes com enfoque na área médica, o que o coloca muitos passos à frente na disputa por cargos de coordenação, gerência e diretoria em relação aos profissionais que têm somente a formação em Medicina.
Em geral, um bom curso de MBA na Medicina conta em sua grade curricular, entre outros temas, com disciplinas sobre aspectos regulatórios e jurídicos de instituições de saúde, marketing, economia, informática e inovação na área médica.
Como escolher a instituição ideal para um MBA na Medicina?
Para evitar correr o risco de fazer um curso genérico, que pouco agrega ao seu dia a dia na profissão, é fundamental escolher um MBA na Medicina desenvolvido por uma instituição com expertise no ramo, ou seja, especialista em pós-graduações na área médica.
Busque sempre uma faculdade com sólida tradição no mercado, que além de uma grade curricular atualizada, também conte com infraestrutura completa e um corpo docente altamente qualificado, com larga experiência prática e teórica.
Gostou de saber um pouco mais sobre as vantagens que cursar um MBA na Medicina pode trazer para a sua carreira? Então aproveite para conhecer os cursos de pós-graduação oferecidos pelo IBCMED e escolha aquele que mais se adapta às suas necessidades!