Tornar o seu nome referência no mercado e ser lembrado para eventuais propostas de trabalho: essas são apenas duas das utilidades de manter um LinkedIn para médicos.
A ferramenta, voltada exclusivamente para contatos profissionais, ajuda a potencializar seu networking e o posiciona como um profissional inserido no ambiente digital e aberto a dialogar sobre as novidades na sua área de atuação.
Quer entrar nesse time, mas não sabe por onde começar? Confira nossas dicas!
LinkedIn para médicos: 5 dicas para turbinar o seu
1. Mantenha seu perfil atualizado
Se você quer usar o LinkedIn para médicos para avançar sua carreira, é fundamental manter o perfil sempre atualizado, preferencialmente com cursos, congressos e formações na ordem cronológica.
Não é incomum que o perfil seja preenchido uma vez e “abandonado” na sequência, o que dá a impressão de pouco esmero com a atualização da trajetória profissional e diminui o interesse de eventuais recrutadores.
2. Fique atento à foto utilizada
Por se tratar de uma rede social voltada exclusivamente para contatos profissionais, a foto usada no LinkedIn para médicos precisa ser bastante formal. Fotos com os amigos, a família, na praia ou em eventos de lazer devem ficar reservadas ao seu álbum pessoal de fotos ou a redes sociais como o Facebook.
Na hora de escolher uma foto para usar no LinkedIn, priorize uma em que seu rosto possa ser visto com clareza – sem óculos de sol ou chapéu, por exemplo – e em que você esteja em posição frontal.
Fotos com o rosto virado para a lateral ou tiradas quando você estava em movimento, por exemplo, passam uma mensagem mais informal, que não combina com essa rede social.
3. Não abra mão da interação
Não adianta criar um perfil no LinkedIn para médicos atualizado e com uma foto adequada se você não utilizar efetivamente a rede social.
Por isso, não abra mão de interagir! Crie artigos interessantes sobre sua área de atuação, contribua para o debate deixando sua opinião nas postagens dos colegas e ofereça recomendações para profissionais que você conhece bem.
Essa é uma das melhores maneiras de fortalecer seu networking, fazer seu nome circular e manter-se – ou tornar-se – relevante no seu nicho de mercado. Afinal, é preciso ver e ser visto!
4. Invista em um bom resumo
Uma das melhores maneiras de chamar atenção do mercado utilizando o LinkedIn para médicos é investindo em um bom resumo.
Não abra mão de colocar suas melhores competências em destaque, dar peso a congressos e pós-graduações das quais tenha participado e ressaltar eventuais habilidades menos comuns na sua área de atuação, como cursos ligados à área de tecnologia, por exemplo.
Lembre-se de que, em geral, o resumo é o que recrutadores e o mercado primeiro leem no seu perfil, então é fundamental que ele passe uma excelente primeira impressão!
5. Utilize palavras-chave
Tal como acontece em buscadores como o Google, o uso de palavras-chave no LinkedIn para médicos é uma excelente medida para quem deseja tornar seu trabalho mais popular.
Isso porque não é incomum que recrutadores façam uso desse recurso para buscar profissionais com habilidades e competências específicas. O ideal é que você inclua essas palavras-chave principalmente nos espaços destinados às suas especialidades.
Gostou de entender como você pode usar o LinkedIn para médicos para avançar na carreira? Então siga agora mesmo o IBCMED na rede social e saiba mais sobre as principais novidades nas áreas de Medicina e Saúde!