Inteligência artificial na saúde: quais são as aplicações?
Veja algumas das principais formas de aplicar a inteligência artificial na saúde e modernize os seus atendimentos.
A utilização da inteligência artificial na saúde tem se tornado cada vez mais comum e promissora nos últimos anos.
Essa tecnologia tem se mostrado uma ferramenta valiosa para aprimorar a prática médica, possibilitando diagnósticos mais precisos, tratamentos personalizados e prevenção de doenças.
Então, que tal explorar as diversas aplicações da inteligência artificial na área da saúde? É esse o tema deste artigo, indicado para todos os médicos com pensamento inovador. Vamos lá?
Principais aplicações da inteligência artificial na saúde
As aplicações da inteligência artificial na saúde são diversas e abrangem várias áreas, desde o diagnóstico até o tratamento e a prevenção de doenças.
Algumas das principais maneiras de utilizar a inteligência artificial na saúde são as seguintes:
Diagnóstico por imagem
A inteligência artificial pode auxiliar na interpretação de imagens médicas, como radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas.
Dessa forma, os profissionais conseguem elaborar diagnósticos mais precisos em menos tempo.
Análise de dados
Com a inteligência artificial, é possível analisar grandes conjuntos de dados clínicos, assim como identificar padrões e correlações.
As ferramentas digitais contribuem, inclusive, para identificar dados que possam passar despercebidos pelos profissionais de saúde, auxiliando no desenvolvimento de tratamentos personalizados.
Monitoramento de pacientes
Monitorar pacientes em tempo real, analisando seus sinais vitais, também é uma das aplicações da inteligência artificial.
Dessa forma, os médicos conseguem ser avisados sobre quadros de paradas respiratórias ou alterações no quadro de pacientes internados, permitindo intervenções mais precoces e eficazes.
Assistência cirúrgica
A inteligência artificial ainda pode ser usada para auxiliar cirurgiões em procedimentos complexos.
Já existem softwares que passam informações em tempo real sobre a localização de órgãos, vasos sanguíneos e outras estruturas. Logo, os cirurgiões conseguem realizar intervenções mais precisas e seguras.
Medicina personalizada
Os recursos de inteligência artificial podem ser usados para analisar o perfil genético e clínico dos pacientes.
Isso possibilita a criação de tratamentos personalizados, com maior eficácia e menor chance de efeitos colaterais.
Assistência cirúrgica
Chatbots e assistentes virtuais podem ser implementados para auxiliar os pacientes em diversas tarefas, como marcar consultas, tirar dúvidas sobre medicações, monitorar sintomas etc.
Com essas ferramentas, é possível melhorar a experiência do paciente e reduzir o tempo de espera por atendimento médico.
IBCMED promove bate-papo sobre a inteligência artificial na saúde
Dada a importância do tema, o IBCMED promoveu um bate-papo exclusivo com os Headers da Dasa sobre inteligência artificial na saúde.
Os doutores Victor Gadelha e Paulo Kuriki, com mediação do Dr. Jefferson G. Fernandes, coordenador do MBA em Saúde Digital e Gestão do IBCMED, debateram o tema, a partir de suas experiências e aplicações em casos específicos.
Assista ao bate-papo:
<div><iframe title=”YouTube video player” src=”https://www.youtube.com/embed/idyw5pG5smY” height=”315″ width=”560″></iframe></div>
Fique de olho em nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube!