Identidade visual médica: como cuidar da sua marca pessoal
Com uma identidade visual médica bem produzida, você conseguirá impactar positivamente os seus pacientes.
Entender de marketing é algo relevante para os médicos, tendo em vista que é preciso construir uma boa imagem e marca pessoal para ganhar a confiança dos pacientes. Uma identidade visual médica de qualidade ajuda muito nesse sentido.
Quando você tem uma identidade visual bem definida, você pode investir em publicidade médica nas redes sociais, além de desenvolver materiais de qualidade, como cartões de visita e panfletos divulgando seus serviços.
Para saber mais sobre como desenvolver e cuidar da sua marca pessoal, prossiga com a leitura!
3 dicas para desenvolver uma boa identidade visual médica
Veja, a seguir, uma série de dicas para desenvolver uma excelente identidade visual médica.
1. Entenda tudo o que engloba uma identidade visual
Ao contrário do que muitos imaginam, a identidade visual não se limita ao logotipo de uma empresa ou profissional.
Ela engloba tudo o que envolve a comunicação visual, como cores, desenhos, grafismos, tipografia, entre outros itens.
Dessa forma, você poderá padronizar a comunicação visual e gerar mais credibilidade e confiança para o seu público.
2. Contrate um profissional especializado para desenvolver o manual de identidade visual
Embora existam sites que prometem uma identidade visual em poucos minutos e por baixo custo, eles são pouco efetivos. Isso porque eles trabalham com modelos pré-prontos e que já são usados por inúmeros profissionais.
O ideal é que você contrate um designer ou publicitário que faça esse trabalho do zero para você. Assim, será possível desenvolver um logotipo que realmente tem a ver com a sua forma de atender os pacientes.
Além disso, o profissional desenvolverá um manual de identidade visual. Trata-se de uma espécie de livro, que contém todas as orientações sobre como sua marca deve ser aplicada.
Assim, se você mandar fazer cartões de visita e receituários em uma gráfica, por exemplo, poderá ter a certeza de que os padrões serão seguidos. Isso porque os profissionais da empresa contratada terão todas as orientações sobre como proceder com os seus materiais.
3. Colabore com o designer na criação do briefing
O briefing é uma das etapas mais importantes na criação de uma identidade visual médica. Esse é o momento em que o designer fará uma série de perguntas para entender melhor seu público-alvo.
Assim, será possível entender quais são os gostos do seu paciente, bem como o tipo de atendimento que você presta.
A identidade visual de um pediatra, por exemplo, pode trazer elementos mais lúdicos do universo infantil, enquanto a de um cardiologista pode ter algum detalhe com um coração, e por aí vai.
Uma vez que a identidade visual médica esteja criada e definida, não deixe de utilizá-la em todos os materiais de divulgação do seu consultório. Assim, poderá impactar seus pacientes e passar uma imagem muito mais profissional.
Acompanhe as redes sociais do IBCMED para ter acesso a mais informações relevantes. Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!