A primeira edição do evento aconteceu na última sexta-feira (21), reunindo uma plateia seleta e muito interativa
Quem conseguiu participar da primeira edição do IBCMED Experience Day, sobre as “Dificuldades do Diagnóstico em Oncopediatria”, que ocorreu durante o feriadão de Corpus Christi, na última sexta-feira (21), pode perceber o elevado nível do painel apresentado. A avaliação é da Diretora Acadêmica Administrativa da Faculdade IBCMED, Dagma Appel Rosa, que participou da autoria e organização do evento.
“O propósito era a troca com a plateia e isso aconteceu, porque os professores são excelentes e falar sobre a Oncopediatria é a rotina deles. São profissionais de alto gabarito e multidisciplinares, que participaram de uma conversa leve, de médico para médico, e contribuíram para a análise de várias situações vivenciadas em consultório”, pondera. “Estou muito feliz, pois o propósito do IBCMED Experience Day aconteceu, que era de ter painelistas de renome e trazer temas nos quais o público se sentisse engajado a ponto de pedir mais informações. O público entendeu que ali recebeu as respostas que veio buscar”, garante a Diretora.
Oncopediatria
Esta primeira edição contou com quatro membros do Corpo Docente do curso de Pós-Graduação em Oncopediatria do IBCMED, que inicia agora em julho. Entre eles, o coordenador Dr. Roberto Plaza, que também foi o mediador do evento com muita desenvoltura. Outros três professores do curso, Karina Canton Viani, Dr. Ricardo Ghelman e Dr. Vicente Odone Filho, completaram o grupo de painelistas.
Na opinião do Dr. Roberto Plaza, o IBCMED Experience Day foi um sucesso, uma vez que foram abordadas todas as situações possíveis em relação ao diagnóstico do câncer infantojuvenil. “Também falamos sobre as dificuldades que os pediatras passam para pensar no câncer infantil e o prognóstico excelente que essas doenças têm, desmistificando aquela visão fatalista”, salienta.
Dados da doença
Para se ter uma ideia, a Leucemia Linfoide Aguda (LLA) é o câncer mais comum entre as crianças. No geral, as LLA classificadas como de baixo risco têm índices de cura superiores a 80%, quando chegam diretamente a um hospital de referência e recebem o tratamento correto. Isso é exatamente o que ocorre no ITACI (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil – HC – FMUSP), em São Paulo, onde o Dr. Vicente Odone Filho e o Dr. Plaza atuam. Enquanto que, em alguns hospitais menores ou com menos condições da Rede Pública, pela falta de um diagnóstico preciso e de um encaminhamento ágil para o início do tratamento, a chance de cura diminui para índices inferiores a 50%.
Caso de Sucesso
Na plateia, acompanhada dos pais, estava a jovem Julia Paneque da Costa, de 15 anos. Ela acaba de enfrentar uma LLA e recebeu alta da terapia em novembro do ano passado. Atualmente, está curada. Julia estava ali para prestigiar o Dr. Plaza e acabou demonstrando que a cura é possível e deu vários depoimentos aos presentes. “Foi muito importante para mim, porque, além de falar do que passei, quero ser cirurgiã. Ao ficar perto de médicos experientes e ouvir a história dos casos que eles pegam, isso me incentiva, ainda mais, a entrar nessa profissão maravilhosa”, projeta.
Crescimento Profissional
Em meio ao público, uma das pessoas mais participativas foi a Dra. Karolina Achar de Panderi (CRM-MS: 9517), de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Ela é aluna do curso de Pós-Graduação em Pediatria (SP8), do IBCMED, e considerou que “poder ter tido o privilégio de participar da primeira edição do evento IBCMED Experience Day, cujo tema foi a ‘Dificuldade do Diagnóstico em Oncopediatria’, serviu para poder ouvir o relato das experiências vividas pelos profissionais presentes”.
Além disso, a Dra. Karolina pôde contar as suas experiências com pacientes que também foram diagnosticados com alguma patologia oncológica, esclarecer dúvidas, relatar quais são as dificuldades enfrentadas e dar ênfase na importância do diagnóstico precoce, para, assim, aumentar a sobrevida desses pacientes acometidos. “Me senti maravilhada em poder ter participado dessa primeira edição. Foi de grande valor e crescimento profissional”, avalia.
Juntamente com alunos, ex-alunos e demais interessados, estavam no encontro alguns coordenadores da Faculdade IBCMED. Entre eles, o Dr. Jacques Vissoky, coordenador da Pós-Graduação de Medicina do Trabalho da Faculdade IBCMED. Ele ressaltou que, mesmo não atuando diretamente nesta área, a Medicina como um todo sempre aproveita muito neste tipo de evento, porque sempre tende a aprender.
“Recomendo a todos que, quando houver um próximo evento desta natureza, participe e aproveite”, sugere. Ao final do IBCMED Experience Day, os participantes puderam conversar diretamente com os painelistas durante o Happy Hour e aproveitar um agradável momento de descontração na Unidade São Paulo, da Faculdade.