Humanidades médicas: você conhece essa área da saúde?
Leia nosso artigo sobre humanidades médicas e entenda como as Ciências Humanas contribuem para a prática da Medicina.
Você já parou para pensar sobre o que a Medicina tem a ver com as artes, como a Literatura, a Música, o Cinema, entre outras? Esse questionamento é fundamental para quem deseja entender mais sobre as humanidades médicas.
Ao combinar as ciências da saúde com as ciências humanas, os médicos conseguem prestar um atendimento mais humanizado aos pacientes. Isso melhora a prática da Medicina e contribui, inclusive, para a melhor adesão do paciente aos tratamentos.
A seguir, vamos falar mais sobre o campo das humanidades médicas, como ele surgiu e pode ser aplicado na Medicina.
Humanidades médicas: entenda o que é e como surgiu
As humanidades médicas são uma área da Medicina que busca combinar as ciências da saúde com as ciências humanas e sociais.
Assim sendo, busca absorver alguns elementos da Antropologia, por meio de estudos literários, elementos históricos, pesquisas da Filosofia etc.
O campo das humanidades médicas surgiu na segunda metade do século XX e tem como finalidade combater a industrialização e desumanização dos sistemas de saúde.
Entende-se que o médico que possui mais conhecimento nas ciências humanas tem uma melhor capacidade intelectual para desenvolver uma prática da Medicina mais empática, holística e humanizada.
Por isso, é importante que o profissional acesse obras literárias, filmes, séries, entre outras produções artísticas que retratam o cotidiano médico. Isso pode trazer muitas contribuições para o dia a dia profissional.
As aplicações das humanidades médicas na prática da Medicina
As humanidades médicas contribuem muito para que o profissional da Medicina realize o seu trabalho de forma mais humanizada.
As estratégias para isso são diversas. Veja alguns exemplos:
- Podem-se estudar fatos históricos que mostram como os conceitos de saúde e doença se estabeleceram e evoluíram na sociedade;
- Ao estudar Literatura, é possível analisar como a Medicina se apresenta nas obras, trazendo o imaginário popular representado pelo autor na época da publicação;
- As produções cinematográficas, como filmes e séries, que trazem narrativas da interação entre médico e paciente, podem trazer bons insights para melhorar a prática no dia a dia profissional.
Humanidades médicas na prática: veja como exercitar
Vamos para um exemplo prático sobre como funcionam as humanidades médicas? Atualmente, o que não faltam são filmes e seriados que narram o dia a dia médico. Nas plataformas de streaming, as opções são muitas.
Um dos exemplos mais recentes é o filme Lulli, da Netflix, em que a atriz Larissa Manoela dá vida à personagem-título. O longa-metragem conta a história de uma estudante de Medicina ambiciosa e arrogante que tem dificuldade em ouvir as pessoas ao seu redor.
No decorrer da comédia romântica, Lulli é acidentalmente eletrocutada por um aparelho de ressonância magnética. Ao despertar do choque, ela percebe ter adquirido a capacidade de ouvir os pensamentos das pessoas.
Com isso, a estudante de Medicina começa a ouvir os pensamentos dos pacientes. Isso faz com que ela se torne a primeira da turma, tendo em vista que consegue fazer diagnósticos muito melhor do que seus colegas.
A reflexão que fica para os médicos e estudantes de Medicina é a importância de ouvir os pacientes. Somente assim será possível desenvolver um atendimento mais humanizado, eficiente e de qualidade.
É esse exercício de interpretação que as humanidades médicas propõem. Ou seja, você analisa elementos das ciências humanas e tira conclusões que possam ajudá-lo no dia a dia médico.
O IBCMED está nas redes sociais com mais conteúdos interessantes como este. Acompanhe nossos posts no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn.