Health Tech: tudo sobre essa revolução para a medicina
Leia nosso artigo e saiba tudo sobre as empresas de Health Tech, uma grande evolução para a Medicina.
Você já ouviu falar em Health Tech? Tratam-se de empresas que buscam solucionar problemas de saúde da população usando a tecnologia.
Essa é uma tendência global que veio para ficar e, por isso, interessa muito aos médicos e estudantes de Medicina.
Veja as principais informações sobre Health Tech e fique por dentro desse conceito revolucionário!
Afinal, o que é uma Health Tech?
Os termos “Health” e “Tech” (em inglês) significam, respectivamente, saúde e tecnologia. Logo, as empresas que adotam essa nomenclatura são aquelas que desenvolvem recursos tecnológicos para otimizar o sistema de saúde e tudo que é relacionado a ele.
Ou seja, uma startup Health Tech oferta serviços de saúde que sempre utilizam como base a tecnologia para prevenir, diagnosticar e tratar doenças.
Quais são os principais objetivos das Health Techs?
As Health Techs têm como principal objetivo otimizar os serviços de saúde pessoal e prevenção contra doenças.
As startups desse tipo, portanto, desenvolvem tecnologias para procedimentos cirúrgicos, protótipos robóticos, aplicativos de tecnologias vestíveis, como relógios que controlam batimentos cardíacos e outros sinais vitais etc.
Também é comum o uso de soluções de Health Tech para coletar dados e personalizar os tratamentos.
Quando são coletadas informações do dia a dia de um paciente, fica mais fácil para o médico prescrever dietas ou orientá-lo sobre o melhor horário para tomar um medicamento, por exemplo.
Quais são as áreas de desenvolvimento das empresas de Health Tech?
As empresas de Heath Tech estão se desenvolvendo nos mais diversos segmentos. Alguns, no entanto, ganham mais destaque que outros. Veja quais são os principais!
Prevenção e diagnóstico
No que se refere à prevenção e ao diagnóstico, destaca-se o uso dos recursos de mapeamento de dados, IoT e inteligência artificial para identificar tendências e oportunidades.
Tecnologias de mapeamento de dados podem identificar que uma pessoa tem maior probabilidade de desenvolver um câncer, por exemplo.
Nesse caso, podem-se tomar medidas preventivas, como mudar certos hábitos e, dessa forma, evitar que o problema se desenvolva.
Nanotecnologia
As startups do tipo Health Tech também estão pesquisando e desenvolvendo soluções de nanotecnologia que são excelentes para acompanhar o tratamento das doenças.
Há casos, por exemplo, em que as nanopartículas magnéticas conseguem detectar um tumor precocemente. Assim, evita-se a necessidade ou se reduz a quantidade de sessões de quimioterapia a que o paciente precisa se submeter.
Realidade virtual
As tecnologias de realidade virtual também estão sendo muito usadas na Medicina. Exemplo disso é o uso de óculos VR para “distrair” o paciente enquanto ele é submetido a tratamentos dolorosos.
Estudos já comprovaram que as pessoas sentem menos dor quando o cérebro é “imerso” em outra realidade.
A Health Tech é uma verdadeira revolução para a Medicina. Por isso, vale a pena os médicos acompanharem os estudos e novidades dessa área.
Continue navegando pelos conteúdos do blog do IBCMED para sempre estar bem informado sobre as novidades da área médica!