Ginecologia Regenerativa: o que médicos precisam sabe
Saiba tudo sobre a Ginecologia Regenerativa, uma especialidade que está ganhando cada vez mais destaque no universo da Medicina.
A Ginecologia Regenerativa é uma área da Medicina que vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos. Isso acontece por conta do desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas que permitem a regeneração de tecidos e a melhoria da qualidade de vida das pacientes.
Neste artigo, falaremos sobre a Ginecologia Regenerativa, quais são os principais procedimentos utilizados nessa área e as qualificações necessárias para os médicos que desejam atuar no segmento.
Então, se você é um profissional da saúde interessado em se aprofundar nessa área, continue lendo para saber mais.
O que é ginecologia regenerativa?
Ginecologia regenerativa é um campo emergente da Medicina que se concentra na regeneração de tecidos e órgãos reprodutivos femininos, como o útero, ovários e vagina. A abordagem dessa área envolve o uso de terapias regenerativas, como a terapia celular, a terapia com fatores de crescimento e a terapia com células-tronco, para ajudar a restaurar a função e a saúde desses órgãos.
A Ginecologia Regenerativa tem como objetivo tratar uma variedade de condições que afetam a saúde reprodutiva das mulheres, incluindo a incontinência urinária, a disfunção sexual, a síndrome dos ovários policísticos e a menopausa.
Basicamente, o objetivo da especialidade é fornecer opções de tratamento menos invasivas e mais eficazes que ajudem as mulheres a ter uma melhor qualidade de vida.
Quais são os principais procedimentos dessa área?
A ginecologia regenerativa envolve uma variedade de procedimentos que têm como objetivo restaurar a função e a saúde dos órgãos reprodutivos femininos.
Veja, a seguir, alguns dos principais:
Aumento do ponto G
Realiza-se o aumento do ponto G, uma área na parede vaginal de maior sensibilidade, conhecida como “ponto erótico”.
Laser para incontinência urinária
O tratamento com laser é indicado para pessoas que sofrem de perda involuntária de urina durante atividades cotidianas, como tosse ou espirro.
Microagulhamento e peeling genital
O peeling íntimo é uma técnica que pode clarear e revitalizar a região genital. Já o microagulhamento estimula a produção de colágeno, melhorando a firmeza da pele dos grandes lábios e reduzindo o tamanho dos pequenos lábios.
Preenchimento de Grandes Lábios
O preenchimento é feito com ácido hialurônico de forma não invasiva, promovendo a reconstrução e aumento dos grandes lábios. Ele é usado para tratar a flacidez e deformidades decorrentes do envelhecimento natural ou de emagrecimento.
Laser para flacidez das paredes vaginais
Esse tratamento utiliza um laser fracionado capaz de recuperar a elasticidade, espessura e umidade da vagina, estimulando a produção de colágeno.
Quais qualificações são necessárias para trabalhar com Ginecologia Regenerativa?
Além da formação em Medicina e a especialização em Ginecologia, para trabalhar na área regenerativa é necessário realizar cursos e treinamentos específicos da área. Sendo assim, é recomendável buscar atualizações frequentes em congressos e cursos específicos da área para aprimorar as técnicas e oferecer um tratamento seguro e eficaz às pacientes. O IBCMED oferece uma pós-graduação em Ginecologia Regenerativa. Acesse o nosso site e conheça mais sobre o curso, disciplinas estudadas, professores, metodologia de ensino e muito mais!