É bastante comum que recém-graduados em Medicina encarem o atendimento aos pacientes como única alternativa na trajetória profissional. No entanto, embora seja um dos caminhos mais comuns — e gratificantes! — da profissão, ele está longe de ser exclusivo. Entre as possibilidades que podem oferecer excelentes oportunidades de carreira está a gestão hospitalar.
Com excelente mercado de trabalho para profissionais capacitados, a função é perfeita para quem quer conciliar os conhecimentos obtidos durante a graduação com atividades inerentes a cargos de gestão e liderança e construir uma carreira sólida e bem remunerada. Saiba mais!
Afinal, o que faz um especialista em gestão hospitalar?
O especialista em gestão hospitalar é o profissional responsável pela administração, organização e gerenciamento de instituições de saúde, como clínicas, consultórios, hospitais e seguradoras.
Entre as muitas funções que podem ser exercidas por esse profissional, notadamente em cargos de liderança, incluem-se:
a análise de custos e negociação com fornecedores;
gestão de talentos — incluindo dimensionamento, admissão e demissão de equipes multidisciplinares — e processos;
organização da infraestrutura dessas instituições;
administração de compras de rotina e do orçamento anual;
planejamento de aquisição e manutenção de equipamento médico;
supervisão de logística e estoque;
análise de contratos, licitações e convênios, incluindo negociação dessas parcerias;
controle de destinação de resíduos hospitalares;
supervisão e resolução de demais questões técnicas e administrativas.
Como é o mercado de trabalho para o especialista em gestão hospitalar?
O profissional da área médica que decide se especializar em gestão hospitalar encontra um mercado de atuação amplo e aquecido, uma vez que é possível aplicar seus conhecimentos em consultórios médicos e clínicas de todas as especialidades, hospitais públicos e privados, centros de saúde, ambulatórios e pronto-socorros.
O especialista em gestão hospitalar pode trabalhar ainda em laboratórios, seguradoras de saúde, casas de repouso e demais empresas prestadoras de serviços de saúde, incluindo spas e clínicas de estética. Portanto, possibilidades de atuação não faltam!
O que é preciso para tornar-se um especialista em gestão hospitalar?
Em geral, para alcançar um cargo de gestão ou liderança na área de saúde é importante estar altamente capacitado.
Além da graduação em medicina, esse profissional em geral cursa um MBA ou pós-graduação em gestão hospitalar, o que possibilita que o médico adquira conhecimentos em administração, finanças, empreendedorismo e inovação tecnológica voltados exclusivamente para a área de saúde.
Quando ministrado por instituições bem conceituadas e com um corpo docente altamente qualificado, esse tipo de curso costuma elevar a carreira do médico a um novo patamar e colocá-lo à frente dos demais profissionais na concorrência pelas vagas mais disputadas — e melhor remuneradas — da área.
Profissionais que buscam essa vertente da carreira médica devem ter ainda um bom relacionamento interpessoal, espírito de liderança e uma ótima capacidade de trabalhar em equipe, uma vez que a função exige a administração constante de demandas de colaboradores com perfis diferentes.
Gostou de entender melhor o que faz um especialista em gestão hospitalar e conhecer as múltiplas possibilidades de atuação desse profissional? Então acesse agora mesmo o site do IBCMED e saiba como capacitar-se para essa função!