Geriatria e Gerontologia: como se preparar para a carreira?
Confira as nossas dicas e prepare-se para uma carreira promissora na área de Geriatria e Gerontologia.
De acordo com o IBGE, o número de idosos residentes no Brasil cresceu 39,8% nos últimos nove anos. A tendência é que a quantidade de pessoas com mais de 60 anos cresça ainda mais nos próximos anos, o que abre um grande leque de oportunidades para especialistas em Geriatria e Gerontologia.
O aumento da população idosa, portanto, é um dos fatores que torna interessante a escolha pela especialidade que cuida dessas pessoas. Afinal, não faltarão oportunidades de trabalho para esses profissionais em curto e médio prazo.
4 dicas para seguir carreira em Geriatria e Gerontologia
A seguir, apresentaremos uma série de dicas para os médicos que pensam em se especializar no campo da Geriatria e da Gerontologia. Confira!
1. Saiba o que faz um geriatra
Para começar, é interessante conhecer bem o que faz um médico geriatra. O especialista nessa área é o responsável por promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas idosas.
O profissional deve atuar realizando diagnósticos e propondo tratamento de doenças, bem como dando aconselhamentos preventivos aos seus pacientes.
2. Faça uma pós-graduação em Geriatria e Gerontologia
Para se tornar um geriatra, é de fundamental importância cursar uma pós-graduação em Geriatria e Gerontologia. O recomendado é sempre escolher uma instituição de qualidade e reconhecida na área, como é o caso do IBCMED.
O IBCMED conta com duas modalidades de pós-graduação em Geriatria e Gerontologia: a digital e a híbrida.
Ambas são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), têm duração de 12 meses e proporcionam um ensino de qualidade.
O que as diferencia é que uma das modalidades tem as aulas totalmente online e a outra mescla as atividades digitais com encontros presenciais.
3. Participe de eventos da área
Enquanto estiver cursando a sua especialização, e até mesmo depois de formado, é importante que você participe de eventos da área.
Acompanhe os congressos, as palestras, os simpósios e outros eventos da área de Geriatria e Gerontologia realizados na sua região e acompanhe as mais recentes pesquisas e novidades do segmento.
4. Siga sempre se aperfeiçoando como profissional
Para ser um profissional que se destaca em sua área de atuação, é importante que você sempre siga se aperfeiçoando.
Uma boa ideia de continuar aprendendo é realizar cursos de extensão, com conteúdos rápidos para você se atualizar. Ler livros, revistas científicas e e-books na área também é uma estratégia interessante.
Coloque em prática as nossas dicas e tenha sucesso ao estudar e se preparar para a área de Geriatria e Gerontologia.
Acesse o nosso site e saiba mais sobre esse e outros cursos de pós-graduação que oferecemos!