No Brasil, menos de 60 locais são habilitados pela AHA para
promover os treinamentos de suporte básico e avançado de vida
A Faculdade IBCMED acaba de ingressar no seleto time de instituições brasileiras que têm a chancela internacional de ser um Centro de Treinamento da American Heart Association (AHA), maior entidade médica americana da área de cardiologia. Atualmente, apenas cerca de 570 centros de treinamentos são certificados em 80 países além dos Estados Unidos.
Profissionais da área da Saúde podem participar das capacitações, inicialmente promovidas no Centro de Treinamento da sede do IBCMED, em São Paulo (SP). Os cursos conferem certificados com reconhecimento internacional, válidos por dois anos, emitidos pela AHA. Vale lembrar que obter e/ou atualizar este tipo de conhecimento é imprescindível para estudantes e profissionais deste segmento, uma vez que, hoje em dia, as doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo. No Brasil, conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças do coração e da circulação causam 1 morte a cada 90 segundos.
Soluções
Os fundadores da Faculdade IBCMED, Fabiano Karolyi e Israel Dutra, são unânimes em dizer que estar credenciado junto à AHA é um projeto antigo do IBCMED e tem afinidade com o próprio DNA da instituição de ensino. “Temos como premissa oferecer soluções para os médicos em todas as esferas de sua vida, sejam eles nossos alunos ou egressos. Então, nada melhor do que poder aliar à tecnologia que já adquirimos para que os profissionais da Saúde, incluindo os da área da enfermagem, possam receber constantes treinamentos e atualizações tendo o respaldo, a expertise e todo o conhecimento mais inovador no mundo, transmitido com o consentimento da equipe da AHA”, avalia Israel Dutra. Recentemente, a Faculdade investiu na aquisição de modernos simuladores interativos, como o “menino” SimJunior e as “bebês” Newborn Anne, da Laerdal, entre outros equipamentos. No total, foi investido R$ 1 milhão em equipamentos para o novo laboratório do Polo de São Paulo, para ampliar o ensino prático e de qualidade já oferecido nas especialidades médicas.
Qualidade
Para Fabiano Karolyi, esta parceria internacional junto à AHA condiz com a busca incessante do IBCMED pela qualidade, demonstrada tanto pelo ensino oferecido, quanto pelo grupo de professores com mestrado e doutorado que participam da equipe da Faculdade, em percentuais muito acima dos exigidos pelo MEC (com média de 85% de Mestres e Doutores em seu Corpo Docente, enquanto que o MEC exige 30%). “Além disso, essa qualificação será repassada aos nossos alunos, pois todos os nossos cursos serão incrementados com os treinamentos da AHA. Todas as nossas pós-graduações vão ter um módulo prático relacionado, seja ele BLS, ACLS ou PALS”, adianta, fazendo referência às turmas novas já a partir de 2020.
Sobre a AHA
A American Heart Association (AHA) é uma Organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos e é responsável pela publicação científica das Diretrizes para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE), que é a base dos protocolos de salvamento utilizados por profissionais de saúde, empresas e hospitais nos Estados Unidos e em todo o mundo.
- A missão da AHA é construir vidas mais saudáveis, livres de doenças cardiovasculares e derrames.
- No ano passado, a rede da AHA forneceu treinamentos em ressuscitação no mundo todo, com 400 mil instrutores.
- Os treinamentos da AHA são fornecidos por meio de 5 mil Centros de Treinamento no mundo todo.
Treinamentos
“Basic Life Support” (BLS)
O treinamento de Suporte Básico de Vida (SBV) reforça a compreensão dos profissionais da Saúde sobre a importância da RCP precoce e da desfibrilação, da realização da RCP, da desobstrução do engasgo, do uso do DEA/DAE e do papel de cada elo da cadeia de sobrevivência.
“Advanced Cardiovascular Life Support” (ACLS)
Para profissionais da Saúde experientes que supervisionam ou desempenham habilidades de SBV e SAVC, analisam e interpretam ECGs, entendem a farmacologia de SAVC e que conduzem ou participam regularmente nas avaliações de emergência e tratamento de pacientes em pré-parada, parada ou cuidados imediatos pós-ressuscitação.
“Pediatric Advanced Life Support” (PALS)
Uma série de emergências pediátricas simuladas para ensinar uma abordagem sistemática para avaliação pediátrica, suporte básico de vida, algoritmos para tratamentos, ressuscitação eficaz e dinâmicas de equipes.
Venha nos visitar
O nosso Centro de Treinamento está aberto à visitação. Venha conhecer a nossa estrutura física e os equipamentos de última geração que usamos em nosso laboratório. O Polo São Paulo, onde funciona o Centro, fica localizado na Rua Gomes de Carvalho, 1510, no bairro Vila Olímpia (SP).