Você tem interesse em atuar na atenção à saúde com um viés mais humanizado, focado não na doença, mas no paciente e na comunidade em que ele está inserido? Então a especialização em Medicina de Família foi feita para você.
O curso, que tem duração de 18 meses, tem como objetivo formar profissionais cujo objetivo seja atender pacientes de maneira contínua, atuando na promoção e recuperação da sua saúde por meio de ações que considerem também fatores sociais ou ambientais, como a incidência de doenças naquela região.
Ficou interessado? Pois saiba que investir em uma pós-graduação nessa área, além de gratificante, traz uma série de benefícios para a sua carreira. Entenda melhor!
Especialização em Medicina de Família: por que apostar?
Excelentes oportunidades de mercado
Por atuar na atenção integral à saúde do paciente, o médico especialista em Medicina de Família encontra um campo vasto de trabalho: esse profissional pode atuar, por exemplo, em grandes centros urbanos, atendendo em comunidades, postos de saúde, unidades hospitalares, consultórios ou mesmo em planos de saúde privados.
Aqueles que desejam uma vida mais tranquila, afastada das grandes cidades, também encontram ótimas oportunidades de trabalho em áreas rurais, comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas ou unidades de atenção básica de municípios de pequeno ou médio porte.
Profissionais especializados em Medicina de Família com perfil acadêmico também encontram um ótimo terreno para concretizar suas aspirações, já que é possível dedicar-se ao desenvolvimento de pesquisas nacionais ou em colaboração com profissionais internacionais ou à prática docente em universidades públicas ou privadas.
Atuação com foco mais humanizado
Cursar uma especialização em Medicina de Família também oferece ao profissional a oportunidade de exercer a profissão com um foco mais humanizado, voltado não apenas para o tratamento da doença, mas para a promoção da saúde do paciente em um contexto global.
Para realizar o diagnóstico e tratamento, ou mesmo o encaminhamento a outros profissionais, esse especialista considera fatores biológicos, ambientais, psicológicos e sociais, bem como suas interações, o que torna a prática profissional mais rica e menos mecanizada.
Além disso, o especialista em Medicina de Família tem a chance de acompanhar o paciente mesmo após o fim do tratamento, o que possibilita uma visão mais clara do seu histórico de saúde e permite a prevenção de doenças, a obtenção de diagnósticos mais precisos e, potencialmente, de melhores resultados em futuros tratamentos.
Prática diversificada
O especialista em Medicina de Família tem uma prática diária muito diversificada, o que enriquece o seu currículo e o torna um profissional mais completo, já que lida diariamente com casos bastante diferentes uns dos outros.
No dia a dia da profissão, é comum que o Médico de Família realize atendimentos em consultórios, procedimentos ambulatoriais, visitas domiciliares e participe ou promova atividades comunitárias, o que proporciona uma visão ampla da profissão.
Especialização em Medicina de Família: o que vou aprender?
Completa e diversificada, a grade curricular do curso de especialização em Medicina de Família do IBCMED é composta dos seguintes temas, abordados em aulas teórico-práticas em hospitais parceiros:
- abordagem centrada na pessoa
- abordagem familiar
- abordagem comunitária
- saúde mental na atenção primária
- saúde da criança e do adolescente
- saúde do adulto I
- saúde do adulto II
- saúde do adulto III
- saúde do idoso
Como você pode ver, cursar uma especialização em Medicina de Família é uma aposta bastante enriquecedora para a sua carreira! Se você quiser saber mais detalhes sobre a pós-graduação, acesse a página do curso oferecido pelo IBCMED!