Destinada, especialmente, a médicos que desejam atuar no atendimento de enfermidades graves e complexas de recém-nascidos, crianças e adolescentes
De acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a taxa de prematuridade no Brasil, que gira em torno de 11,5%, é quase o dobro da que é observada em países europeus. Por isso, é crescente a demanda no país por médicos que possuam uma Pós-Graduação em UTI Pediátrica e Neonatal, para que possam realizar um atendimento de qualidade não só a prematuros, como também a crianças e adolescentes.
Foi pensando, justamente, em contribuir para a formação desses profissionais que o IBCMED criou a sua Pós-Graduação em UTI Pediátrica e Neonatal. Se você quer saber mais sobre a matriz curricular do curso e entender como ele pode contribuir para o seu crescimento profissional, acompanhe a leitura!
Como é a Pós em UTI Pediátrica e Neonatal?
A Pós-Graduação em UTI Pediátrica e Neonatal foi criada pensando em atender às demandas dos médicos que desejam aprofundar os seus conhecimentos no atendimento de enfermidades graves e complexas sofridas por recém-nascidos, crianças e adolescentes.
Trata-se de uma pós-graduação lato sensu, com duração de 18 meses, dividida em dez encontros bimestrais, que incluem treinamentos certificados “hands on”, cujo objetivo é aprimorar técnicas e proporcionar o domínio de procedimentos, de forma prática.
O que você vai estudar durante o curso?
A Pós em UTI Pediátrica e Neonatal conta com uma grade curricular diversificada, que une conteúdo teórico e prático para que o aluno possa ter uma compreensão total do assunto. Durante o curso, você vai estudar:
-
introdução à UTI Pediátrica;
-
curso Pediatric Advanced Life Support – PALS;
-
infecções graves e oncologia em terapia intensiva;
-
curso avançado de emergências pediátricas – CAEP;
-
sistema respiratório;
-
suporte ventilatório pulmonar mecânico;
-
cardiologia e hemodinâmica;
-
curso ultrassonografia na emergência Point of Care – EcoPed;
-
distúrbios eletrolíticos, ácidos básicos e metabólicos;
-
suporte nutricional;
-
distúrbios gastrointestinais e hepáticos;
-
sistema renal, endócrino, neurologia e coagulação.
Conheça as possibilidades de atuação para os pós-graduados
Os médicos que concluírem a Pós-Graduação em UTI Pediátrica e Neonatal têm à sua frente um vasto mercado de trabalho, com múltiplas possibilidades de atuação.
Você poderá, por exemplo, trabalhar com uma equipe multidisciplinar nas Unidades de Terapia Intensiva, em serviços de atendimento emergencial e de alto risco em hospitais e centros clínicos.
Além disso, o profissional estará apto a seguir carreira acadêmica, seja lecionando em universidades públicas ou privadas ou contribuindo para pesquisas na área. Outras possibilidades de atuação são o gerenciamento de unidades de saúde e a contribuição em órgãos do Governo, através de Concurso Público.
Como você pode ver, a Pós-Graduação em UTI Pediátrica e Neonatal é uma excelente opção para médicos que desejam aprofundar seus conhecimentos no tema e buscar novas oportunidades de carreira.
Gostou de saber um pouco mais sobre o curso de UTI Pediátrica e Neonatal e as suas possibilidades de atuação profissional após a conclusão da pós-graduação? Então, não perca mais tempo e inscreva-se agora mesmo no IBCMED!