Pós em Medicina de Emergência
Pós híbrida em
MEDICINA DE EMERGÊNCIA

Pós híbrida em
MEDICINA DE EMERGÊNCIA

QUERO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Ao enviar este formulário, você concorda que podemos usar as informações fornecidas para entrar em contato com você sobre seu pedido, envio de informações e promoções relacionados aos produtos do IBCMED e parceiros. Você pode conferir nossa política de privacidade clicando aqui.
NOSSOS PROFESSORES
PARCERIA IBCMED + INSPIRALI + SÃO JUDAS

Com quase 50 anos de atuação e mais de 37 mil alunos, a Universidade São Judas está entre as melhores universidades de Medicina do Brasil e junto com a Inspirali desenvolvem e habilitam competências para tornar o aluno, o médico do futuro. A Universidade e a Inspirali permitem que o curso seja criado e liderado por uma equipe multidisciplinar de especialistas renomados para criar uma experiência única de aprendizado.
OBJETIVOS DO CURSO
A área da medicina de emergência passou a ser reconhecida como especialidade médica no Brasil há poucos anos, fazendo com que seja uma das principais áreas de atuação do médico recém-formado, possibilitando o trabalho na abordagem e manejo de situações que representem risco imediato à vida.
Ao concluir a Pós-Graduação de Medicina de Emergência, você estará apto(a) a atuar em diversas áreas e diversos contextos, desde hospitais, até Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e também de forma autônoma, como por exemplo: Instalações de cuidados urgentes, unidades de observação médica, serviços de resposta rápida de emergência e até locais de telemedicina.

PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL




CONHECIMENTO AMPLIADO
A instituição propõe módulos transversais, a fim de promover uma formação ampliada, que estimule a troca e a combinação de diferentes conhecimentos, contribuindo para uma atuação mais qualificada sobre necessidades complexas.
Flexibilidade ● Autonomia ● Excelência
Metodologias ativas e conteúdos exclusivos, disponíveis aos alunos para acesso em qualquer dia e horário.
PRÁTICA
A Pós em Medicina de Emergência foi desenvolvida com oito disciplinas teórico-práticas e uma disciplina Hands On. Em todos os encontros da turma, o aluno será apresentado a casos clínicos para solidificar os conhecimentos e habilidades.
- Caso clínico de atendimento de PCR e EOT com manejo e cuidados durante e pós parada;
- Caso clínico de atendimento de bradi e taquiarritmia – uso de MCP ( indicações de quando coloca, como colocar e settings) e desfibrilação nas taquiarritmias estáveis;
- Caso clínico de atendimento de Insuficiência respiratória – uso de cateter oxigênio, máscara, alto fluxo, ventilação não invasiva e invasiva, indicações e como prescrever;
- Caso clínico de atendimento de AVC e crise epiléptica;
- Caso clínico de atendimento de politraumatizado;
- Caso clínico de atendimento de hipoglicemia e cetoacidose diabética;
- Caso clínico de atendimento de encefalopatia hepática e hemorragia digestiva
- Caso clínico de atendimento de sepse foco urinário
ENSINO HÍBRIDO
O que é?
O ensino híbrido considera as diferentes propostas e indicações que relacionadas levam a reflexão e relato de aulas teórico-práticas através da articulação com aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning – PBL), mas que possam ser realizadas utilizando-se de metodologias ativas articuladas com encontros presenciais.
Horário:
As aulas presenciais ocorrem bimestralmente geralmente de sexta a domingo (consulte a grade horária da turma vigente). No mês em que não ocorre o encontro presencial, a turma terá uma aula ao vivo com o coordenador do curso ou convidado, onde irão discutir casos clínicos. O encontro ficará disponível no ambiente virtual (IBCMED+).
Prática profissional:
Os encontros são planejados e equipados para a prática profissional, dando a perspectiva de um cenário real de um caso clínico. Além disso, no ensino híbrido é oportunizado recursos exclusivos aos cursos tais como: podcasts, workshops, ebooks e atividades como MedRounds e Medquiz para testar seus conhecimentos, dentre outros.
O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER
Clique nos títulos para ver o restante do conteúdo.
Neste módulo inicial, será trabalhado a definição e conceitos da PCR, diversos tipos de choque, insuficiência respiratória para ser capaz de conhecer e reconhecer um paciente grave e suas diversas apresentações clínicas. Revisar os principais aspectos epidemiológicos, etiológicos da PCR, choques, insuficiência respiratória também estão presentes neste módulo.
Será trabalhado a definição e conceitos das síndromes coronárias com e sem elevação ST, bem como as bradi e taquiarritmias, pericardite, tamponamento cardíaco e encefalopatia hipertensiva ser capaz de conhecer e reconhecer suas diversas apresentações clínicas, laboratoriais, funcionais e de imagem.
Neste módulo será trabalhado a definição e conceitos da insuficiência respiratória, asma, DPOC, pneumonia, tromboembolismo pulmonar e ser capaz de conhecer e reconhecer suas diversas apresentações clínicas, laboratoriais, gasométricas, funcionais e de imagem.
O módulo abordará assuntos como a definição e conceitos do AVC, crises epilépticas, infecções do SNC, cefaleias, delirium, agitações e paralisias flácida para conhecer e reconhecer estes pacientes graves e suas diversas apresentações clínicas, laboratoriais, funcionais e de imagem.
Neste módulo serão apresentados conhecimentos e conceitos da febre, hipertermia, infecções do trato urinário, gastroenterites, tétano, dengue e leptospirose para serem capaz de conhecer e reconhecer estes pacientes graves e suas diversas apresentações clínicas, laboratoriais, funcionais e de imagem.
Neste módulo será trabalhado a definição e conceitos do paciente politraumatizado e com sangramento ativo para ser capaz de conhecer e reconhecer estes pacientes graves e suas diversas apresentações clínicas, laboratoriais, funcionais e de imagem.
Neste módulo será trabalhado a definição e conceitos de hiper e hipoglicemias, distúrbios hidroeletrolíticos do sódio/potássio/cálcio, distúrbios da tireoide e insuficiência adrenal.
Será trabalhado a definição e conceitos de Encefalopatia hepática, síndrome hepatorrenal, peritonite bacteriana, hemorragia digestiva baixa e alta e dores abdominais para ser capaz de conhecer e reconhecer estes pacientes graves e suas diversas apresentações clínicas, laboratoriais, funcionais e de imagem.
Neste módulo haverá a abordagem prática sobre: Parada cardiorrespiratória; Atendimento ao politrauma; Entubação e Uso do ventilador mecânico.
CONHEÇA TAMBÉM OS CURSOS:
QUERO ME MATRICULAR
Ao enviar este formulário, você concorda que podemos usar as informações fornecidas para entrar em contato com você
sobre seu pedido, envio de informações e promoções relacionados aos produtos do IBCMED e parceiros. Você pode conferir nossa política de privacidade clicando aqui.