Pós em Geriatria e Gerontologia

Pós híbrida em
GERIATRIA E GERONTOLOGIA

Pós em Geriatria e Gerontologia

Pós híbrida em
GERIATRIA E
GERONTOLOGIA

QUERO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

NOSSOS PROFESSORES

Ma. Flávia
Gomes Lopes

Coordenadora

Flávia
Navi

Professora

Ma. Lívia
Coelho

Professora

Dra. Luciana
Branco

Professora

Renato
Fabbri
Professor

PARCERIA IBCMED + INSPIRALI + SÃO JUDAS

Com quase 50 anos de atuação e mais de 37 mil alunos, a Universidade São Judas está entre as melhores universidades de Medicina do Brasil e junto com a Inspirali desenvolvem e habilitam competências para tornar o aluno, o médico do futuro. A  Universidade e a Inspirali permitem que o curso seja criado e liderado por uma equipe multidisciplinar de especialistas renomados para criar uma experiência única de aprendizado.

OBJETIVOS DO CURSO

Estima-se que, em 2025, sejamos o sexto país em população idosa. Por isso, Geriatria e Gerontologia é considerada uma área bastante promissora no Brasil. O curso de Pós-Graduação em Geriatria e Gerontologia prepara você para identificar alterações fisiológicas do envelhecimento. A partir disso, você poderá prevenir, diagnosticar e tratar as principais doenças que acometem pessoas idosas, tais como demências, depressão e Alzheimer, além de abordar outras causas como tonturas e distúrbio do sono.

Imprima aqui o conteúdo
da página

SOBRE O CURSO:

MODALIDADE:
Ensino híbrido

PRÉ-REQUISITO:
Graduação em Medicina

CARGA HORÁRIA: 596h

DURAÇÃO: 12 meses

PRÁTICA  AVALIATIVA

O Objective Structured Clinical Examination – OSCE, ou Exame Clínico Objetivo Estruturado, é um método de avaliação que busca averiguar competências clínicas a partir da execução de tarefas em um intervalo de tempo pré determinado.
Estações online com pacientes, protagonizados por atores e animações de ambientes simulados, são disponibilizadas para a realização de tarefas. O avaliador verifica se os objetivos propostos são atendidos e registra o feedback em documento no formato de checklist, observando a interação do médico com o paciente.
O OSCE é um dos métodos mais confiáveis para avaliação, tanto para certificação profissional quanto para avaliação de profissionais em atividade, tendo sido inclusive utilizado no exame nacional de revalidação de diplomas médicos (REVALIDA) nos anos de 2015, 2016 e 2017.

PRÁTICAS 

Introdução à Geriatria e Gerontologia
A Pós-Graduação em Geriatria e Gerontologia oferece o treinamento online de atendimentos simulados. Nesta disciplina, os alunos terão a oportunidade de assistir uma condução clínica da professora com um ator, em um período de tempo determinado, simulando um Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE), a fim de demonstrar e capacitar a turma para a realização da prática do OSCE. Após a simulação, o caso é debatido entre os participantes, esclarecendo todas as dúvidas, numa abordagem que busca conciliar teoria e prática.

Depressão, Delirium, Distúrbios do Sono, Quedas e Tonturas
Esta disciplina conta com um turno de Rounds Clínicos, onde a professora realiza a simulação de três casos, com atores. Essa atividade objetiva estimular o raciocínio clínico e analítico sobre os casos, estimulando os estudantes a desenvolverem conduções clínicas mais assertivas na sua prática médica, a partir do debate e do compartilhamento de diferentes experiências, articuladas com os guidelines mais atualizados.

SPCD e outras demências neurodegenerativas
Nesta disciplina realizamos um turno de OSCE – Exame Clínico Objetivo Estruturado, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver competências clínicas para o atendimento de casos acometidos à pessoa idosa, além de aprimorar suas habilidades para teleconsultas, demanda crescente no cenário contemporâneo, principalmente entre idosos.

ENSINO HÍBRIDO

O que é?
O ensino híbrido considera as diferentes propostas e indicações que relacionadas levam a reflexão e relato de aulas teórico-práticas através da articulação com aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning – PBL), mas que possam ser realizadas utilizando-se de metodologias ativas articuladas com encontros presenciais.

Horário:
As aulas presenciais ocorrem bimestralmente geralmente de sexta a domingo (consulte a grade horária da turma vigente). No mês em que não ocorre o encontro presencial, a turma terá uma aula ao vivo com o coordenador do curso ou convidado, onde irão discutir casos clínicos. O encontro ficará disponível no ambiente virtual (IBCMED+).

Prática profissional:
Os encontros são planejados e equipados para a prática profissional, dando a perspectiva de um cenário real de um caso clínico. Além disso, no ensino híbrido é oportunizado recursos exclusivos aos cursos tais como: podcasts, workshops, ebooks e atividades como MedRounds e Medquiz para testar seus conhecimentos, dentre outros.

CONHECIMENTO AMPLIADO

A instituição propõe módulos transversais, a fim de promover uma formação ampliada, que estimule a troca e a combinação de diferentes conhecimentos, contribuindo para uma atuação mais qualificada sobre necessidades complexas.

Flexibilidade ● Autonomia ● Excelência
Metodologias ativas e conteúdos exclusivos, disponíveis aos alunos para acesso em qualquer dia e horário.

O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER

Clique nos títulos para ver o restante do conteúdo.

CERTIFICAÇÃO

Após conclusão e aprovação no curso, seu certificado será emitido pela nossa parceira, Universidade São Judas, que está entre as melhores universidades de Medicina do Brasil, tendo conceito máximo institucional EAD (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação.

CONHEÇA TAMBÉM OS CURSOS:

QUERO ME MATRICULAR

Menu