Pós-Graduação híbrida em Endodontia IBCMED

Pós-Graduação híbrida em Endodontia IBCMED

Pós-Graduação híbrida em Endodontia IBCMED

Pós-Graduação híbrida em Endodontia IBCMED

Pós híbrida em
ENDODONTIA
 

Pós híbrida em
ENDODONTIA
 

QUERO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

NOSSOS PROFESSORES

Ms Lucia Cappellette Carezzato
Coordenadora

Ma. Natalia Carrasqueiras De Bellis
Professora

Dra Ronilza
Matos

Professora

Dra. Elaine
Escobar
Professora

Me. Leandro Botelho Hanna
Professor

Dr. José Augusto Rodrigues
Professor

Dra. Isabela Lima de Mendonça
Professora

Sylvio Prado Noronha Filho
Professor

Rosa Ines Barbosa
Professora

PARCERIA IBCMED + INSPIRALI + SÃO JUDAS

Com quase 50 anos de atuação e mais de 37 mil alunos, a Universidade São Judas está entre as melhores universidades de Medicina do Brasil e junto com a Inspirali desenvolvem e habilitam competências para tornar o aluno, o médico do futuro. A  Universidade e a Inspirali permitem que o curso seja criado e liderado por uma equipe multidisciplinar de especialistas renomados para criar uma experiência única de aprendizado.

OBJETIVOS DO CURSO

A Especialização em Endodontia o capacita para adquirir conhecimento e segurança na realização do tratamento endodôntico, para isso, deverão saber instituir o diagnóstico das alterações relacionadas aos tecidos pulpares e periapicais e elaborar o plano de tratamento ideal com o conhecimento das várias técnicas e materiais para a execução. O curso tem o intuito de levar ao aluno as mais modernas e avançadas evidências científicas disponíveis, oferecendo conhecimento do que existe de mais atual na Endodontia. Desta forma, pretende-se formar um profissional especializado e diferenciado para atuar no mercado de trabalho contemporâneo.

Imprima aqui o conteúdo
da página

SOBRE O CURSO:

MODALIDADE:
Ensino híbrido

PRÉ-REQUISITO:
Graduação em Medicina

CARGA HORÁRIA: 1280h

DURAÇÃO: 24 meses

CONHECIMENTO AMPLIADO

A instituição propõe módulos transversais, a fim de promover uma formação ampliada, que estimule a troca e a combinação de diferentes conhecimentos, contribuindo para uma atuação mais qualificada sobre necessidades complexas.

Flexibilidade ● Autonomia ● Excelência
Metodologias ativas e conteúdos exclusivos, disponíveis aos alunos para acesso em qualquer dia e horário.

ENSINO HÍBRIDO

O que é?
O ensino híbrido considera as diferentes propostas e indicações que relacionadas levam a reflexão e relato de aulas teórico-práticas através da articulação com aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning – PBL), mas que possam ser realizadas utilizando-se de metodologias ativas articuladas com encontros presenciais.

Horário:
As aulas presenciais ocorrem mensalmente às quintas-feiras, das 13 até 21 horas e 30 minutos. No mês em que não ocorre o encontro presencial, a turma terá uma aula ao vivo com o coordenador do curso ou convidado, onde irão discutir casos clínicos. O encontro ficará disponível no ambiente virtual (IBCMED+).

Prática profissional:
Os encontros são planejados e equipados para a prática profissional, dando a perspectiva de um cenário real de um caso clínico. Além disso, no ensino híbrido é oportunizado recursos exclusivos aos cursos tais como: podcasts, workshops, ebooks e atividades como MedRounds e Medquiz para testar seus conhecimentos, dentre outros.

O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER

Clique nos títulos para ver o restante do conteúdo.

Atividade profissional é norteada pela conduta ética e moral no que diz respeito ao relacionamento profissional – paciente e entre profissional da mesma área e áreas afins.

Será aborda toda a anatomia dental interna e suas variações para o aluno ter conhecimento como deve ser a cirurgia de acesso em cada grupo dental e as possíveis variações que possam ocorrer e dificultar o tratamento endodôntico.

Uma abordagem dos diversos tipos de instrumentos endodônticos e suas características associando a indicação correta e as várias técnicas de preparo químico cirúrgico dos canais radiculares. Ressaltar a cinemática correta para permitir a limpeza e desinfecção adequada das paredes dos canais e também evitar os possíveis acidentes.

O conhecimento das diversas técnicas odontométricas e os vários Localizadores Apicais visam à realização de uma odontometria com maior precisão sem lesar as estruturas anatômicas da região de periápice.

O conhecimento das técnicas de obturação dos canais radiculares, bem como os materiais empregados como, é de fundamental importância para selecionar a ideal para cada patologia e promover o vedamento hermético e promover a chance de sucesso no tratamento endodôntico.

Será abordado toda a anatomia e fisiologia da face e suas variações para que o aluno tenha conhecimento em promover adequadamente a analgesia em cada grupo dental e saber utilizar o anestésico ideal para cada patologia bem como a técnica indicada, sempre associando às condições de saúde do paciente.

O conhecimento da Histopatologia e Histofisiologia é fundamental para a formação do endodontista, permite conhecer as etiopatogenia das estruturas periapicais e pulpares e diferenciar.

O diagnóstico adequado é imprescindível para instituir o tratamento endodôntico e a utilização com segurança os recursos semiotécnicos permitem que seja identificada a patologia presente. O diagnóstico preciso para identificar os tecidos envolvidos em cada patologia da polpa e do periápice são necessárias para planejar e realizar o tratamento endodôntico adequado.

O conhecimento de Clareamento de Dentes Tratados Endodonticamente é importância em solucionar a estética ao paciente que teve um elemento dental com alteração cromática devido a traumatismos ou iatrogenia devido a tratamento endodôntico anterior.

O atendimento de urgência é muito comum ao endodontista e o conhecimento no diagnóstico e tratamento associado à habilidade permite que o paciente tenha uma funcionalidade na estrutura dental até que seja realizado o tratamento endodôntico completo.

O profissional da área de endodontia tem que saber resolver os diversos tipos de acidentes provocados por outros profissionais ou por ele mesmo, desde desvios de condutos, perfurações, fratura de instrumentos e existe muita técnica e equipamentos que podem colaborar com o tratamento permitindo que o elemento dental entre em funcionalidade e possivelmente ocorre uma reparação. Nesta situação é imprescindível conhecer e empregar os diversos tipos de materiais reparadores, além de saber indicar procedimentos cirúrgicos.

O conhecimento do tratamento endodôntico de dentes permanentes jovens é de fundamental importância para promover a formação do elemento dentário que apresenta patologia como cáries profundas ou traumatismos que levam o contato da polpa com o meio bucal e ainda não houve a formação de todos os estágios de Nolla e assim, o tratamento adequado associado aos materiais biocompatíveis permitem a formação dos tecidos apicais.

Para o endodontista é de fundamental importância saber reconhecer o insucesso dos tratamentos e para isso precisa de um diagnóstico correto e reconhecimento os riscos e benefícios para adequar o melhor tratamento e o planejamento é imprescindível associado as técnicas.

O Ultrassom em endodontia tem utilização em várias fases, e a capacitação do profissional permite que solucione diversos situações clínicas complexas ou não. Sua indicação este desde a Fase da Cirurgia de Acesso até a fase de obturação, mas sua utilização para realização do PUI tem sido um fator a ser sempre considerado na limpeza final dos canais radiculares.

A terapia com laser é indicada para várias situações no tratamento endodôntico, diante das patologias inflamatórias que provocam dor, eliminando a sintomatologia e das patologias infecciosas tem papel imprescindível na descontaminação dos canais radiculares. Tornou-se um coadjuvante no sucesso.

A odontologia exige do profissional boas práticas relacionadas à biossegurança, evitando a infecção cruzada que pode contaminar o profissional, pacientes e funcionários dos consultórios.

A prática de cirurgia paraendodôntica é de fundamental importância para casos que o retratamento não foi o suficiente para solucionar, e adequar a técnica para cada patologia e materiais necessários biocompatíveis com os tecidos, estimuladores de reparação e enxertos ósseos.

A placa dental esta presente na estrutura dental para destruir os tecidos dentários e de suporte, e o endodontista deve conhecer as características microbiológicas para saber planejar o tratamento.

A Substância Química Auxiliar tem fundamental importância na limpeza e desinfecção dos Sistemas de canais radiculares e associada as medicações intra-canais, colabora com a eliminação das patologias endodônticas, pois vai agir nas patologias inflamatórias e nos processos de infecções causada pelos microorganismos presentes no canal radicular.

Será aborda toda a utilização de pinos e núcleos intra-radiculares para reforço da estrutura dental e radicular, bem como a blindagem dos tratamentos endodônticos. Evitar a contaminação e insucesso do tratamento.

O traumatismo é comum como situação de urgência, mas o diagnóstico dos diversos tipos que pode ocorrer deve ser bem conduzido para um tratamento adequado e manutenção do elemento dentário e uma proservação correta. Muitas vezes se torna um tratamento multidisciplinar.

A intimidade dos tecidos endodônticos e periodontais é muito importante e conhecer as patologias periodontais colabora com o diagnóstico e tratamento de diversas lesões

O cirurgião-dentista se depara com alterações sistêmicas apresentadas pelos pacientes e nessas situações pedem ocorrer emergências.

Na clínica odontológica o profissional encontra vários fatores que levam a necessidade de realização de um tratamento endodôntico, e o diagnóstico e tratamento devem ser instituído com qualidade para haver um sucesso do tratamento.

CERTIFICAÇÃO

Após conclusão e aprovação no curso, seu certificado será emitido pela nossa parceira, Universidade São Judas, que está entre as melhores universidades de Medicina do Brasil, tendo conceito máximo institucional EAD (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação.

QUERO ME MATRICULAR