Conheça as novas áreas de atuação médica definidas pelo CFM
Novas áreas de atuação médica: saiba quais são as especialidades que foram regulamentadas pelo CFM!
No último mês de março, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução CFM nº 2.330/2023, que regulamenta duas novas áreas de atuação médica.
Além de criar novas especialidades, a resolução também fez algumas revisões nas regras que envolvem o exercício de outros segmentos da Medicina. Saiba mais a seguir!
Veja quais são as novas áreas de atuação médica regulamentadas pelo CFM
As novas áreas de atuação regulamentadas pelo CFM são a Auditoria Médica e a Ultrassonografia Geral.
A Auditoria Médica consiste na análise, avaliação e emissão de pareceres técnicos sobre a adequação e qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de saúde e instituições de saúde.
Trata-se de uma atividade que tem ganhado cada vez mais importância no atual cenário da saúde brasileira. Isso porque a auditoria pode contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento médico e a redução de custos.
A ultrassonografia geral, por sua vez, é uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens dos órgãos e tecidos do corpo humano.
Essa especialidade tem ampliado suas aplicações nos últimos anos e vem sendo cada vez mais utilizada na rotina médica em diversas áreas da Medicina, como obstetrícia, cardiologia, gastroenterologia, entre outras.
É importante ressaltar que, para atuar nessas áreas, os médicos precisam passar por uma formação específica e obter o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) de sua região.
Além disso, devem seguir as normas e regulamentações estabelecidas pelo CFM para a prática das especialidades.
Outros pontos importantes da Resolução CFM nº 2.330/2023
Além de regulamentar novas áreas de atuação médica, a Resolução 2330/2023 do CFM trouxe mudanças na área de atuação em Endoscopia Respiratória.
Agora é permitido que pediatras com certificado de atuação em Pneumologia Pediátrica também possam obter o certificado nessa área.
A Resolução também regulamentou os períodos exigidos para obtenção de certificados em diversas especialidades e áreas de atuação.
São elas: Clínica Médica, Medicina Esportiva, Medicina Intensiva, Radioterapia, Cirurgia do Trauma, Ecocardiografia, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, Medicina Aeroespacial, Medicina Paliativa, Neurofisiologia Clínica e Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia.
Por fim, a Resolução excluiu a especialidade em Diagnóstico por Imagem – atuação exclusiva em Ultrassonografia Geral. Aqueles que ainda estiverem em formação na especialidade anterior poderão receber a titulação até o final de 2025.
Além disso, portadores de registro de qualificação em Ultrassonografia Geral poderão participar da certificação em Mamografia e Ecografia Vascular com Doppler até o final de 2026.
O que você achou dessas novas áreas de atuação médica? Sem dúvida, ter mais especialidades para atuar é sempre positivo para os médicos, além de proporcionar cuidados ainda mais específicos para os pacientes.
Continue em nosso blog e veja outras novidades interessantes para a área da saúde!