a
Como implantar a telemedicina no consultório ou clínica
Implantar a telemedicina em sua clínica ou consultório é uma boa alternativa para conquistar mais pacientes. Veja dicas!
A pandemia da Covid-19 fez com que as pessoas adquirissem novos hábitos e muitas das atividades que antes eram realizadas fora do lar passaram a ser feitas em casa. Para o dia a dia dos profissionais da saúde também houve mudanças, e implantar a telemedicina é algo que tem ganhado força nas clínicas e consultórios.
A telemedicina, vale lembrar, é uma prática reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde a década de 1990. Porém, a técnica é bem mais antiga, tendo sido muito utilizada, inclusive, durante a Segunda Guerra Mundial, quando os médicos e enfermeiros que atendiam os soldados feridos se conectavam via rádio com colegas dos hospitais de retaguarda.
Atualmente, a telemedicina envolve diversas atividades, principalmente a teleconsulta médica e a elaboração de laudos de exames a distância. A prática traz benefícios para pacientes e profissionais.
Veja como implantar a telemedicina no seu consultório
Se você deseja implantar a telemedicina no seu consultório, existem algumas ações que devem ser tomadas. Veja a seguir!
Faça um levantamento de exames que podem ser laudados a distância
Implantar a telemedicina é possível em diversas especialidades médicas, de modo que os exames podem ser laudados a distância.
Por isso, vale a pena fazer um levantamento de quais deles podem ser usados em sua clínica. Entre os principais exames que podem ter os laudos elaborados a distância, estão os seguintes:
- Eletroencefalograma (EEG);
- Ressonância magnética;
- Eletrocardiograma (ECG);
- cuidade visual;
- Espirometria;
- Mamografia;
- Tomografia;
- Raio-X.
Invista em equipamentos e infraestrutura
Para praticar a telemedicina, é preciso investir em tecnologia, equipamentos e infraestrutura. Se você contratar uma empresa para laudar os exames de raio-X feitos em sua clínica, por exemplo, deve ter uma plataforma para o envio das imagens coletadas no local.
Assim, os radiologistas terceirizados receberão as imagens, elaborarão os laudos e enviarão novamente para a clínica, pela mesma plataforma.
Caso deseje atender pacientes remotamente, também é preciso investir em sistemas de videoconferência para fazer as teleconsultas.
Treine a sua equipe
É muito importante que todos os médicos e enfermeiros sejam treinados para usar as novas tecnologias e, dessa forma, garantir que se tenha sucesso ao implantar a telemedicina e utilizar esse serviço.
Os médicos também devem ser orientados sobre as situações em que os pacientes podem ou não ser atendidos a distância. O ideal é que a consulta online sirva para esclarecer dúvidas e fazer acompanhamentos, bem como ser dada a orientação de uso dos medicamentos.
No entanto, em casos em que o paciente se sente mal e precisa de exame clínico, nada substitui o contato real, em que o médico pode ter mais clareza para fazer diagnósticos.
Implantar a telemedicina na sua clínica ou consultório pode ser uma boa prática, inclusive, para conquistar mais pacientes.